Pearl Jam: Rock de... "esquerda"?
Por Gabriel Santini
Fonte: O Globo
Postado em 28 de março de 2018
Na última semana, algo chamou a atenção do público que ia ao show do Pearl Jam, os pôsteres. A performance ocorreu no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro e em sua divulgação, pôsteres, foram usados com a figura de pássaros da fauna nacional em jarros usando armas e como pano de fundo, uma favela. Não é que um dos pássaros - o que maior destaque - era um tucano?
Acho que você já entendeu onde isso foi parar, não sabe? O Reconhecimento Falso de Padrões é algo curioso, não só nos faz enxergar figuras nas nuvens como criar alvos ao primeiro sinal de "esquerdismo".
Uma passada rápida no site do artista, Ravi Zupa e é possível ver que essa é uma de suas características; influenciado pelas criaturas absurdas e antinaturais de Hieronymus Bosch, os pássaros se encontram em jarros, e também usam armas, ou seja, esse já era seu estilo artístico, o que mudou foi os pássaros.
Já os comentadores de plantão não fizeram essa "pesquisa" a ver pelos seus comentários... E a primeira coisa a ser fazer é chamar de canhota.
Então, deveríamos ouvir rock "conservador"? O que isso quer dizer? Conservador em sua fórmula? Ou conservador em seus temas? Vamos ter agora um rock que represente a família tradicional? Aos que reclamam do "rock de esquerda" deveria entender que o Elvis e seus movimentos pélvicos não era lá o que as mães queriam para suas filhas, "I Wanna Hold Your Hand" era o mais controverso na época, tudo por causa de uma mão e ela não fazia nada, nem próximo do que Maynard canta em "Stinkfist"...
A música e toda manifestação artística devem ser usadas para proposta de novas ideias, críticas ou ficções já que essas se limitam ao campo das ideias e da própria obra.
Ora, se você não está satisfeito com essas ideias subversivas por quê está ouvindo algo que sempre foi da contracultura?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Andreas Kisser afirma que irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
A banda de quem o Van Halen roubou show como atração de abertura, segundo George Lynch
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar


10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
Dois anos após lançamento, guitarrista reflete sobre álbum mais recente do Pearl Jam
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Angra: Alguns problemas não se resolvem com sonho de doce de leite


