Pearl Jam: Rock de... "esquerda"?
Por Gabriel Santini
Fonte: O Globo
Postado em 28 de março de 2018
Na última semana, algo chamou a atenção do público que ia ao show do Pearl Jam, os pôsteres. A performance ocorreu no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro e em sua divulgação, pôsteres, foram usados com a figura de pássaros da fauna nacional em jarros usando armas e como pano de fundo, uma favela. Não é que um dos pássaros - o que maior destaque - era um tucano?
Acho que você já entendeu onde isso foi parar, não sabe? O Reconhecimento Falso de Padrões é algo curioso, não só nos faz enxergar figuras nas nuvens como criar alvos ao primeiro sinal de "esquerdismo".
Uma passada rápida no site do artista, Ravi Zupa e é possível ver que essa é uma de suas características; influenciado pelas criaturas absurdas e antinaturais de Hieronymus Bosch, os pássaros se encontram em jarros, e também usam armas, ou seja, esse já era seu estilo artístico, o que mudou foi os pássaros.
Já os comentadores de plantão não fizeram essa "pesquisa" a ver pelos seus comentários... E a primeira coisa a ser fazer é chamar de canhota.
Então, deveríamos ouvir rock "conservador"? O que isso quer dizer? Conservador em sua fórmula? Ou conservador em seus temas? Vamos ter agora um rock que represente a família tradicional? Aos que reclamam do "rock de esquerda" deveria entender que o Elvis e seus movimentos pélvicos não era lá o que as mães queriam para suas filhas, "I Wanna Hold Your Hand" era o mais controverso na época, tudo por causa de uma mão e ela não fazia nada, nem próximo do que Maynard canta em "Stinkfist"...
A música e toda manifestação artística devem ser usadas para proposta de novas ideias, críticas ou ficções já que essas se limitam ao campo das ideias e da própria obra.
Ora, se você não está satisfeito com essas ideias subversivas por quê está ouvindo algo que sempre foi da contracultura?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Robert Plant confirma show em Porto Alegre para 2026
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026

A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
Por que Eddie Vedder ainda evita ouvir Nirvana; "Eu detesto até falar sobre isso"
O prêmio que Eddie Vedder achou que Pearl Jam não merecia ter recebido
O prêmio que Eddie Vedder acha que o Pearl Jam só merece "pela metade"
Alice In Chains - O disco clássico dos anos 1990 que o baterista gravou com o braço quebrado
Rush: Quando foi que a banda se tornou legal?
Guns N' Roses: 10 músicas que seriam ótimas de se ouvir na reunião


