Pearl Jam: Rock de... "esquerda"?
Por Gabriel Santini
Fonte: O Globo
Postado em 28 de março de 2018
Na última semana, algo chamou a atenção do público que ia ao show do Pearl Jam, os pôsteres. A performance ocorreu no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro e em sua divulgação, pôsteres, foram usados com a figura de pássaros da fauna nacional em jarros usando armas e como pano de fundo, uma favela. Não é que um dos pássaros - o que maior destaque - era um tucano?
Acho que você já entendeu onde isso foi parar, não sabe? O Reconhecimento Falso de Padrões é algo curioso, não só nos faz enxergar figuras nas nuvens como criar alvos ao primeiro sinal de "esquerdismo".
Uma passada rápida no site do artista, Ravi Zupa e é possível ver que essa é uma de suas características; influenciado pelas criaturas absurdas e antinaturais de Hieronymus Bosch, os pássaros se encontram em jarros, e também usam armas, ou seja, esse já era seu estilo artístico, o que mudou foi os pássaros.
Já os comentadores de plantão não fizeram essa "pesquisa" a ver pelos seus comentários... E a primeira coisa a ser fazer é chamar de canhota.
Então, deveríamos ouvir rock "conservador"? O que isso quer dizer? Conservador em sua fórmula? Ou conservador em seus temas? Vamos ter agora um rock que represente a família tradicional? Aos que reclamam do "rock de esquerda" deveria entender que o Elvis e seus movimentos pélvicos não era lá o que as mães queriam para suas filhas, "I Wanna Hold Your Hand" era o mais controverso na época, tudo por causa de uma mão e ela não fazia nada, nem próximo do que Maynard canta em "Stinkfist"...
A música e toda manifestação artística devem ser usadas para proposta de novas ideias, críticas ou ficções já que essas se limitam ao campo das ideias e da própria obra.
Ora, se você não está satisfeito com essas ideias subversivas por quê está ouvindo algo que sempre foi da contracultura?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
Judas Priest lança coletânea que abrange várias fases da discografia
A banda southern que Steve Harris considera das melhores que abriu para o Iron Maiden
A banda que Paul Stanley considera a essência do rock and roll
Nita Strauss cresceu acreditando que era descendente de Johann Strauss
Edguy esgota ingressos do primeiro show em mais de uma década
A letra que Ozzy Osbourne chamou de "a pior porcaria" que já ouviu
A canção dos Beatles que pirou a cabeça de Mick Jagger quando ele a ouviu
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
A banda que fez Phil Collins perceber que o tempo do Genesis havia passado
O ex-jogador que ouvia heavy metal antes dos jogos para se motivar
As 15 músicas que o Faith No More mais tocou ao vivo
O álbum gravado sob intensa tristeza que se tornou um dos maiores do Queen, conforme Brian May
Fotos de Infância: Robert Plant, do Led Zeppelin
O que dizia contrato injusto do Secos & Molhados que Ney Matogrosso se recusou a assinar?
Batismo: Os nomes verdadeiros dos artistas do Rock e Metal


Pearl Jam e Live negociaram com o Rock in Rio, revela Ed Kowalczyk
A música que fez Neil Young querer gravar com o Pearl Jam
Como o Pearl Jam transformou uma velha canção trágica dos anos 60 em seu maior hit
Pearl Jam já tem novo baterista, revela Dave Krusen
Eddie Vedder anuncia atrações do Ohana Festival 2026
As três músicas do "Ten" do Pearl Jam que mexem profundamente com Eddie Vedder
Lobão: a defesa do roqueiro solitário
Preconceito: dificuldades de ser roqueiro em cidade do interior



