RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O valor exato do tratamento contra acne a que Hayley Williams do Paramore se submeteu

A ideia de Freddie Mercury para nome de álbum do Queen em resposta a Michael Jackson

O subgênero do rock que nós amamos e que, conforme Slash, está carregando a tocha do rock'n'roll

Fita de demonstração dos Beatles gravada em 1962 é encontrada

Turnê que marca o adeus do Sepultura vai longe, de acordo com Andreas Kisser

Kirk Hammett diz que Jason Momoa manja de guitarras; "Ele as conhece de cabo a rabo"

Como Tom Morello usou o Led Zeppelin para fazer o filho passar menos tempo jogando videogame

Para ex-baterista Herman Rarebell, Scorpions acabou em 1996

O The Who se deu mal ao tentar soar como projeto solo de seu próprio guitarrista

Guns N' Roses - "Estranged" e sua visão realista sobre desilusões

O álbum do Metallica que deve servir de inspiração para o próximo, segundo Kirk Hammett

Kirk Hammett diz que fãs aprenderam a gostar de discos polêmicos do Metallica

A música do Dream Theater que John Petrucci criou inspirado por Randy Rhoads

O gênero do metal que Dave Mustaine odiava: "Graças a Deus que desapareceu!"

Os ardidos e absurdos trotes que Metallica pregou em Jason Newsted, segundo o próprio


Stamp

Glenn Tipton: o que seu afastamento significa

Por Ivison Poleto dos Santos
Postado em 12 de fevereiro de 2018

Os detratores, tanto a ala mais conservadora quanto a mais progressista, gostariam que significasse o fim da 'besta que se recusa a morrer', ou para os mais chegados, do Heavy Metal.

Judas Priest - Mais Novidades

É claro que o afastamento de um mais icônicos e importantes guitarristas de uma das mais características bandas do gênero preocupa os amantes do gênero. Ainda mais se puxarmos pela memória a quantidade de ídolos que se foram nos últimos dez anos. E também não é o fim da banda. Um substituto já foi designado para as turnês e Tipton ainda será uma das mentes criativas do Judas Priest.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas calma, se você está torcendo para que o Heavy Metal acabe, ainda não é o fim do gênero, mas o fim de uma era, da era das grandes bandas vendedoras de discos, talvez o fim do grande estrelato em termos de música. Mesmo no mundo do pop está ficando difícil encontrar estrelas como existiam há pelo menos dez anos. Sinais dos tempos de uma mudança realizada pela própria indústria da música, vide grandes gravadoras, que deram um tiro no próprio pé ao forçar uma mudança de base tecnológica que quase a matou.

Mas por que digo com tanta certeza que o Metal ainda não morreu? Por que, na realidade, o Metal nunca precisou da indústria. A indústria é que se aproveitou dos momentos de realce do gênero, e é claro, algumas bandas também. O Metal sempre foi um movimento musical alternativo, daqueles que sobrevivem das rebarbas da indústria. Desde o seu nascimento em meados dos anos 1970, o gênero se caracterizou por ser fechado e auto-alimentado. Ou seja, os fãs mantém o gênero vivo por pura lealdade comprando camisetas, cds, ingressos de shows, revistas e todos os produtos que as bandas aprenderam a produzir para sobreviver. E os fãs de Metal são leais por toda a vida. Continuam, mesmo que em menor proporção, indo a shows, comprando discos e camisetas. Vide este aqui que vos fala.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Vocês podem perguntar, mas a venda de cds está caindo ano a ano. Sim, mas os cds de Metal ainda vendem bem, e a queda, se existe, é bem menos significativa. E, a grande maioria das bandas, grava seus trabalhos por selos alternativos que repassam uma parcela maior dos rendimentos aos artistas. E muitas, mas muitas bandas, estão se autoproduzindo. Dá mais trabalho, porém a banda tem o controle da sua verve criativa. Não está mais sob o controle dos grandes executivos.

"Ah, mas os grandes ídolos estão morrendo. Não há mais grandes bandas." Você pode argumentar. Sim, verdade, fatos da vida. Tudo o que é vivo nasce, cresce e morre como titio Engels falava. Infelizmente, também nossos ídolos, mas outros estão nascendo. E é isso que conta mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Uma outra vantagem do Metal é que ele se tornou um gênero verdadeiramente mundial. Nenhum outro gênero se aproveitou da globalização como o Metal. Há bandas de Metal em todo o mundo, literalmente. E por ironia, principalmente em países muçulmanos, onde se ele não é terminantemente proibido, é tolerado, como Irã e Indonésia.

Bandas novas surgem a cada minuto em todos os lugares. E muitas sobreviverão por algum tempo. É claro que em outros moldes. Menores talvez que os atuais. É possível que dentro de alguns anos não existam as megabandas como Iron Maiden, Metallica e Megadeth. Mas cito duas bandas de cabeça que mesmo pertencendo ao chamado metal extremo são bastante conhecidas e realizam turnês com ginásios lotados: Amon Amarth e Arch Enemy. Talvez o Metal não encha mais estádios em alguns anos, porém o que dizer dos festivais que existem no mundo inteiro? Pensou neles. São vários: Wacken, Hellfest, Monsters of Rock e muitos outros. Todos lotados. E só com bandas de Metal, da menor e mais desconhecida até as mais conhecidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

É como o Ozzy disse uma vez:

"Enquanto houver um garoto aborrecido e chateado com mundo, o Metal continuará existindo."

Longa vida ao Metal!

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air


publicidadeEfrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Glasir Machado Lima Neto | Richard Malheiros | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Ivison Poleto dos Santos

Veterano das guerras metálicas. Pesquisador, escritor, resenhista, músico frustrado (por isso tudo o anterior). Ao contrário da opinião comum, acho que o melhor do Metal ainda está por vir e que existem grandes bandas novas por aí. Só procurar. No meu caso elas vêm até mim.
Mais matérias de Ivison Poleto dos Santos.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS