Quando as bandas se separam: O lado bom da vida
Por Tarcisio Lucas Hernandes Pereira
Postado em 25 de novembro de 2017
Existem poucas coisas mais traumáticas para um fã de rock ou metal do que ver os membros de sua idolatrada banda se separando, de forma dramática (quase sempre) ou não.
A verdade é que a pessoa que acompanha o trabalho de um determinado artista ou conjunto muitas vezes (não necessariamente sempre) acaba criando alguns laços de identidade e de identificação com determinada formação da banda, ou com algum membro em particular. Mas... e quando a separação é inevitável? Devo chorar desesperadamente? Decretar o fim dos tempos e me entregar ao niilismo e ao álcool? Largar emprego, família e desistir de tudo? Devo me tornar um Hater da (traidora) banda que continua? Ou daquele membro que saiu?
Eis aqui alguns exemplos de bandas que passaram por separações traumáticas: Sepultura. Deep Purple. Angra. Van Halen. Metallica. Iron Maiden. Helloween. Yes... ( e um milhão de outras).
Seria esse apenas um motivo de discussões, brigas, desilusão e amargura dentro da cena metálica?
Não necessariamente.
Muita coisa boa pode surgir disso.
Acho que não apenas pode NÃO ser ruim, como pode gerar ganhos para todos, e especialmente para os fãs.
Peguemos como exemplo o caso do Angra.
Tínhamos uma única banda. Alguns integrantes saíram, e passamos a ter duas excelentes bandas: Angra e Shaman. Depois tivemos a carreira solo do Andre Matos, ao mesmo tempo em que o Angra continuava. Depois tivemos Angra com o Edu Falaschi. A separação seguinte fez surgir o Almah.
Muita coisa foi lançada devido a essa "guerra dos tronos".
O mesmo podemos dizer do Sepultura. De uma única banda, hoje temos o próprio Sepultura lançando discos de respeito (Machine Messiah é muito bom!), bem como o Soulfly e o Cavalera Conspiracy.
Não tivesse havido separações, teríamos talvez apenas o Sepultura, e muitos discos bons não teriam sido lançados.
Entendo que é exatamente isso que muitos fãs realmente gostariam que tivesse acontecido, mas a verdade é que a vida não é linear, e tampouco seria as dinâmicas dentro de uma banda.
Ritchie Blackmore fora do Purple tem seu Blackmore’s Night. O Deep Purple tem nada mais nada menos que o Steve Morse. Será que o fã realmente perdeu nessa equação?
Eu sinceramente acredito que não!
Bruce Dickinson fora do Maiden lançou verdadeiras obras primas. E... será que os discos com o Blaze Bailey eram realmente ruins (acho que tem boas músicas escondidas no X Factor e no Virtual XI)?
Muito ódio é gerado nos fãs quando essas divisões acontecem. Podemos transformar isso em um palco de guerras e virarmos viúvas amarguradas, ou podemos expandir nossos horizontes musicais.
Esse ódio gerado, as discussões entre quem apóia e quem não apóia prejudicam muito a cena do rock e do metal.Uma cena que já é estigmatizada pela grande mídia. Não precisamos de mais divisões e brigas, a verdade é essa.
Post Scriptum: Sim, eu sei que muitos vão sentir vontade de escrever: "Sim, os discos do Blaze Bailey eram de fato ruins!".
Comente: Qual a separação de banda que mais o marcou?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Baterista do Arch Enemy afirma que saída de Alissa White-Gluz não foi uma surpresa
Daniel Erlandsson comenta a "treta" entre Kiko Loureiro e o Arch Enemy
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
Max Cavalera relembra o primeiro (e caótico) show do Sepultura
A banda nova de metal que Bruno Valverde está ouvindo: "Eles são diferenciados"
A pior música de "Appetite for Destruction", de acordo com o Loudwire
Guitarristas querem incluir músicas raras nos próximos shows do Judas Priest
AC/DC chama público argentino de "melhor do mundo", segundo Brian Johnson
Daniel Erlandsson diz que retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy não daria certo
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Nevermore estreia nova formação em show na Turquia; veja setlist e vídeos
Baterista do Anthrax sustenta que rock foi vítima de um golpe da indústria
O hit da Legião Urbana que técnicos de som da Abbey Road acharam igual aos Beatles
Kiko Loureiro lista seus cinco solos de guitarra favoritos de todos os tempos
A turnê do Iron Maiden que não foi justa com ninguém da banda, segundo Steve Harris


Megadeth, "Risk", "Dystopia" e a dificuldade em aceitar a preferência pessoal alheia
Você está realmente emitindo sua opinião ou apenas repetindo discursos prontos?
Arch Enemy, o mistério em torno da nova vocalista e os "detetivões" do metal
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Angra: Alguns problemas não se resolvem com sonho de doce de leite



