Crônicas de um músico independente (Parte 1)
Por Thales Fernandes
Postado em 01 de março de 2017
"Ó meu Deus, eu amo Música, vou começar uma banda"
Você começa juntando todas as suas moedinhas e compra um instrumento merda, por que no Brasil por conta da inflação, imposto, e filha da putagem de terceiros, quartos e quintos, é impossível você ter um instrumento razoável, a não ser que você seja muito rico, que não é o seu caso...
Enfim você tem seu instrumento e chama seus amiguinhos pra participarem dessa jornada que tem tudo pra "dar certo"
- Hey, vamos montar uma banda?
Depois de muito esforço físico e psicológico, você finalmente consegue montar uma banda, mesmo sabendo que aquele seu amigo baterista e/ou baixista eventualmente vai acabar saindo da banda por que a namorada odeia carpetes ou dias de frio.
Com a banda montada, vocês decidem começar a ensaiar, lembrando que você não é rico para ter seu próprio estúdio em casa, vocês decidem alugar um semanalmente que sai por cerca de R$60,00 duas horas, sendo que você perde 1hora para que todos consigam afinar seus instrumentos e para o baterista mostrar aquela boa virada que ele aprendeu...mais na verdade não.
Lembrando novamente que você não é rico, você acaba gastando R$240,00 com o seus amiguinhos pra ensaiar 2 horas, sem falar na gasolina que você gasta, que dependendo da onde for o estúdio, em um ano, você já poderia ter pago aquele sonho de casa própria da sua avó.
Depois de um ano ensaiando as mesmas músicas que vocês criaram com tanto amor e carinho, chegou a hora de mostrar elas para o mundo, lembrando que você não rico, você decide ir fechar shows por conta própria já que não tem dinheiro pra pagar um produtor megablaster que vai fazer todo o trabalho sujo pra vc.
Chegando naquela super casa de shows com o equipamento mais pica das galáxias, você apresenta seu super projeto com fotos, vídeos e uma ultra produção de marketing (que você fez sozinho, aprendendo a mexer Photoshop, Vegas, Pro Tools, por meio de tutorial no Youtube, já que você não é rico pra contratar alguém ou pagar a aulas necessárias)
O dono do estabelecimento diz:
Que infelizmente eles não estão abertos para bandas novas.
Aí você não desiste e passa em mais uns 15282991 bares diferentes, até que em fim um deles diz:
- Tá, não é samba e nem sertanejo, mas vou dar um espaço pra vocês na terça-feira a tarde.
Você fica maravilhado com a ideia por que independente de qualquer coisa, já é um show.
Então ele diz.
- Mas você tem que vender 200 ingressos a 25 reais e eu te dou uma porcentagem de 3%..
Você fica encucado com a proposta, mas mesmo assim aceita por que é o mais próximo de qualquer centavo que você já teve com a música.
(Continua)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental
A música estranha de John Deacon que o Queen quase rejeitou e acabou virando seu maior single
Em depoimento emocionante, membro da equipe do Metallica lembra acidente que matou Cliff Burton
Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Os álbuns do Nightwish que Tuomas Holopainen mais gosta e o que menos aprecia
A opinião de Ozzy Osbourne sobre o álbum "Seventh Star", do Black Sabbath
Álbum ao vivo de Scott Weiland será lançado no mês de outubro
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
O legítimo motivo que levou Charles Gavin a deixar os Titãs em 2009
Randy Rhoads mantinha um curioso hábito em cada cidade que visitava
Os dois erros do "Sgt. Peppers" dos Beatles; "não faria sentido hoje", disse George Martin

Não gostar do "Black Album" é uma coisa, negar sua importância é outra
O heavy metal continua proporcionando momentos inesquecíveis
A difícil arte de escolher os melhores discos de Heavy Metal
Por que o heavy metal segue relevante após mais de cinco décadas?
As emoções que uma música desperta merecem mais atenção que qualquer crítico ou "influencer"
Grunge: Restou apenas um herói



