Crônicas de um músico independente (Parte 1)
Por Thales Fernandes
Postado em 01 de março de 2017
"Ó meu Deus, eu amo Música, vou começar uma banda"
Você começa juntando todas as suas moedinhas e compra um instrumento merda, por que no Brasil por conta da inflação, imposto, e filha da putagem de terceiros, quartos e quintos, é impossível você ter um instrumento razoável, a não ser que você seja muito rico, que não é o seu caso...
Enfim você tem seu instrumento e chama seus amiguinhos pra participarem dessa jornada que tem tudo pra "dar certo"
- Hey, vamos montar uma banda?
Depois de muito esforço físico e psicológico, você finalmente consegue montar uma banda, mesmo sabendo que aquele seu amigo baterista e/ou baixista eventualmente vai acabar saindo da banda por que a namorada odeia carpetes ou dias de frio.
Com a banda montada, vocês decidem começar a ensaiar, lembrando que você não é rico para ter seu próprio estúdio em casa, vocês decidem alugar um semanalmente que sai por cerca de R$60,00 duas horas, sendo que você perde 1hora para que todos consigam afinar seus instrumentos e para o baterista mostrar aquela boa virada que ele aprendeu...mais na verdade não.
Lembrando novamente que você não é rico, você acaba gastando R$240,00 com o seus amiguinhos pra ensaiar 2 horas, sem falar na gasolina que você gasta, que dependendo da onde for o estúdio, em um ano, você já poderia ter pago aquele sonho de casa própria da sua avó.
Depois de um ano ensaiando as mesmas músicas que vocês criaram com tanto amor e carinho, chegou a hora de mostrar elas para o mundo, lembrando que você não rico, você decide ir fechar shows por conta própria já que não tem dinheiro pra pagar um produtor megablaster que vai fazer todo o trabalho sujo pra vc.
Chegando naquela super casa de shows com o equipamento mais pica das galáxias, você apresenta seu super projeto com fotos, vídeos e uma ultra produção de marketing (que você fez sozinho, aprendendo a mexer Photoshop, Vegas, Pro Tools, por meio de tutorial no Youtube, já que você não é rico pra contratar alguém ou pagar a aulas necessárias)
O dono do estabelecimento diz:
Que infelizmente eles não estão abertos para bandas novas.
Aí você não desiste e passa em mais uns 15282991 bares diferentes, até que em fim um deles diz:
- Tá, não é samba e nem sertanejo, mas vou dar um espaço pra vocês na terça-feira a tarde.
Você fica maravilhado com a ideia por que independente de qualquer coisa, já é um show.
Então ele diz.
- Mas você tem que vender 200 ingressos a 25 reais e eu te dou uma porcentagem de 3%..
Você fica encucado com a proposta, mas mesmo assim aceita por que é o mais próximo de qualquer centavo que você já teve com a música.
(Continua)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Falso Angine de Poitrine excursiona pela Rússia enganando fãs
Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Veja a performance completa de Anika Nilles no primeiro show com o Rush
A banda brasileira infiltrada entre hits do rock na trilha sonora do novo filme do He-Man
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
O dia que Iggor Cavalera descobriu sobre Max e Gloria: "O que está acontecendo aqui?"
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
Resenha e fotos do show da banda Dogma em Porto Alegre
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
Guitarrista Paul Gilbert (Mr. Big, Racer X) confirma dois shows no Brasil
Aimee Mann participa de show do Rush e canta "Time Stand Still"; confira vídeo
O dia em que Peter Frampton quis demitir brasileiro que salvou sua carreira com ideia genial
Geddy Lee e a música do Led Zeppelin que mostra a genialidade de John Paul Jones
Brian May diz que gravar com Axl Rose foi "uma experiência estranha"


As emoções que uma música desperta merecem mais atenção que qualquer crítico ou "influencer"
As bandas de heavy metal nem sempre farão a mesma coisa (e isso não é ruim)
Megadeth, Pepeu Gomes e a mania do internauta achar que sabe de tudo
O problema não é usar celular em shows, mas sim fiscalizar os outros
Lobão: a defesa do roqueiro solitário
Preconceito: dificuldades de ser roqueiro em cidade do interior



