Crônicas de um músico independente (Parte 1)
Por Thales Fernandes
Postado em 01 de março de 2017
"Ó meu Deus, eu amo Música, vou começar uma banda"
Você começa juntando todas as suas moedinhas e compra um instrumento merda, por que no Brasil por conta da inflação, imposto, e filha da putagem de terceiros, quartos e quintos, é impossível você ter um instrumento razoável, a não ser que você seja muito rico, que não é o seu caso...
Enfim você tem seu instrumento e chama seus amiguinhos pra participarem dessa jornada que tem tudo pra "dar certo"
- Hey, vamos montar uma banda?
Depois de muito esforço físico e psicológico, você finalmente consegue montar uma banda, mesmo sabendo que aquele seu amigo baterista e/ou baixista eventualmente vai acabar saindo da banda por que a namorada odeia carpetes ou dias de frio.
Com a banda montada, vocês decidem começar a ensaiar, lembrando que você não é rico para ter seu próprio estúdio em casa, vocês decidem alugar um semanalmente que sai por cerca de R$60,00 duas horas, sendo que você perde 1hora para que todos consigam afinar seus instrumentos e para o baterista mostrar aquela boa virada que ele aprendeu...mais na verdade não.
Lembrando novamente que você não é rico, você acaba gastando R$240,00 com o seus amiguinhos pra ensaiar 2 horas, sem falar na gasolina que você gasta, que dependendo da onde for o estúdio, em um ano, você já poderia ter pago aquele sonho de casa própria da sua avó.
Depois de um ano ensaiando as mesmas músicas que vocês criaram com tanto amor e carinho, chegou a hora de mostrar elas para o mundo, lembrando que você não rico, você decide ir fechar shows por conta própria já que não tem dinheiro pra pagar um produtor megablaster que vai fazer todo o trabalho sujo pra vc.
Chegando naquela super casa de shows com o equipamento mais pica das galáxias, você apresenta seu super projeto com fotos, vídeos e uma ultra produção de marketing (que você fez sozinho, aprendendo a mexer Photoshop, Vegas, Pro Tools, por meio de tutorial no Youtube, já que você não é rico pra contratar alguém ou pagar a aulas necessárias)
O dono do estabelecimento diz:
Que infelizmente eles não estão abertos para bandas novas.
Aí você não desiste e passa em mais uns 15282991 bares diferentes, até que em fim um deles diz:
- Tá, não é samba e nem sertanejo, mas vou dar um espaço pra vocês na terça-feira a tarde.
Você fica maravilhado com a ideia por que independente de qualquer coisa, já é um show.
Então ele diz.
- Mas você tem que vender 200 ingressos a 25 reais e eu te dou uma porcentagem de 3%..
Você fica encucado com a proposta, mas mesmo assim aceita por que é o mais próximo de qualquer centavo que você já teve com a música.
(Continua)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 79 anos, Brian May (Queen) anuncia aposentadoria das turnês
Bangers Open Air 2027 define data para anúncio do lineup completo
Metallica volta a tocar música que estava fora dos seus shows desde 2008
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
Sepultura anuncia "The Last Ceremony", que será realizado no dia 5 de novembro
"Não consigo mais fazer isso"; a cruel frase que Freddie Mercury disse a Brian May
Phil Rudd, ex-AC/DC, causa acidente, é multado e falta à audiência na Nova Zelândia
A música de 1968 dos Beatles que é a pior de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Por que Angra não chamou Marco Antunes de volta, segundo Rafael Bittencourt
"Human", do Death, foi uma vingança a dois ex-integrantes da banda
Os 5 melhores discos do Metallica, segundo o Classic Rock History
Alice Cooper, o cantor, lembra o fim de Alice Cooper, a banda
The Dead Daisies anuncia Kelly Hansen, ex-Foreigner, como novo vocalista
"O Type O Negative nunca foi tão grande quanto hoje", diz guitarrista Kenny Hickey
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Cinco fatos reais do mundo do rock que poderiam ser brincadeiras de 1º de abril
Sammy Hagar sobre seu álbum favorito do Pink Floyd: "Eu ouvia religiosamente"
O verdadeiro motivo para a saída de Rodolfo da banda Raimundos
Cinco subgêneros do metal que despertam amor e ódio
De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
Onde vende a régua para medir se uma música é boa ou ruim?
Não gostar do "Black Album" é uma coisa, negar sua importância é outra
O heavy metal continua proporcionando momentos inesquecíveis
A difícil arte de escolher os melhores discos de Heavy Metal
Janick Gers: descartável ou essencial ao Iron Maiden?



