Seria a canção mais odiada dos Beatles realmente tão ruim quanto dizem?
Por Bruce William
Postado em 17 de janeiro de 2025
Quando se fala em músicas menos adoradas dos Beatles, é quase inevitável que surjam debates acalorados entre os fãs. Embora a banda tenha uma discografia repleta de clássicos que definiram o rock, nem todas as criações dos Fab Four são unanimidades. Entre essas, "Maxwell’s Silver Hammer" se destaca como a canção que muitos adorariam esquecer, inclusive os próprios Beatles, exceto Paul McCartney, destaca a Far Out.
"Eu me lembro que 'Maxwell's Silver Hammer' não foi muito bem recebida pelos outros três. Mas Paul insistiu com ela. Acho que ele fez um ótimo solo de Moog nela. Nós realmente tentamos um eco de delay invertido na introdução, mas foi descartado. Não funcionou", disse o então engenheiro de som Alan Parsons durante conversa com Rick Beato.
Conforme relata a Songfacts, "Maxwell’s Silver Hammer", escrita por Paul McCartney, fala sobre um estudante de medicina, Maxwell Edison, que mata pessoas. "Ela exemplifica as quedas da vida. Quando tudo parece estar indo bem, Bang! Bang! Lá vem o martelo prateado de Maxwell e arruína tudo", disse Paul sobre a letra, que traz uma comédia sombria e fantasiosa. Para McCartney, a ideia era criar algo com humor ácido, mas, no contexto de "Abbey Road", a canção parece destoar, especialmente quando colocada entre letras diretas e realistas como "Something" e "Come Together".
Apesar de ter melodias cativantes, a recepção foi dividida. Ringo Starr não economizou nas críticas, chamando-a de "a pior música que já gravamos". George Harrison também demonstrou frustração, especialmente pelo tempo excessivo gasto no estúdio para aperfeiçoar a canção, algo que John Lennon desprezava. "Foi um inferno", confessou Lennon em uma entrevista, reforçando o desinteresse do grupo por esse trabalho.
Apesar das críticas, há quem defenda "Maxwell's Silver Hammer" como uma curiosidade peculiar no catálogo dos Beatles, já que a leveza da melodia contrasta de forma interessante com a narrativa sombria da letra, mostrando o espírito experimental de McCartney. Um deles foi Rat Scabies, baterista do The Damned: "Os Beatles fizeram a transição de usar o mesmo corte de cabelo e terno para experimentar ácido e escrever músicas sobre sexo e violência. 'Maxwell's Silver Hammer' é sobre um assassino psicótico. Os Beatles podiam cantar sobre qualquer coisa, e as pessoas adorariam. Se você ouvir a letra dessa música, verá que ela é escrita a partir da perspectiva do assassino."
Contudo, para muitos fãs e críticos, a música acaba soando mais como um exercício indulgente do que como um verdadeiro clássico dos Beatles. No fim das contas, a canção encontra seu lugar em um espaço reservado às composições mais peculiares de McCartney, seguindo como uma peça divisiva, capaz de gerar discussões acaloradas sobre até que ponto o brilho dos Beatles poderia, ocasionalmente, ofuscar os próprios erros.
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