Celulares em Shows: Direito de quem paga ou desrespeito ao artista?
Por Rafael Testa
Postado em 27 de julho de 2016
Recentemente, Corey Taylor derrubou o celular de um fã que estava na grade durante o show do Slipknot. O rapaz mexia por longos períodos no aparelho durante a apresentação. O vocalista não deixou barato e chamou a atenção do distraído.
O mesmo Corey Taylor já havia declarado em uma entrevista anterior: "Quando as pessoas tiram uma foto ou outra no show não me incomodam. Mas quando vejo as caras deles enterradas no telefone logo na primeira fila, e eles ficam bitolados, mais interessados em filmar o show do que aproveitar, é aí que eu digo: "Preciso de quatro garrafas de água e vou fazer o melhor que eu puder para molhar e estragar seu telefone".
Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, também passou por uma situação parecida durante uma apresentação da banda em Chicago.
"O que você está escrevendo nessa coisa? O que você escreve? É a sua amante aí ou a sua mulher?! Você esteve tirando fotos do meu pau? Eu realmente achei que havia algo estranho em você... Que merda você tá fazendo? Por quê você se dá o trabalho de vir a um show? Está tuitando ou o quê? O que está fazendo?! Eu não sei, mas hey! É um país livre, então... Algumas pessoas gostariam muito de estar nesse lugar, né? Sei lá. E quanto ao restante de vocês: como estão?", disse o vocalista.
Não se trata de show de metal, mas se encaixa na situação. Gravaram uma pessoa jogando Pokémon GO durante um show da Beyoncé! Olha o nível que se chegou.
Analisando pelo ponto de vista do artista é realmente complicado. Imagine só você dando tudo de si, mostrando o seu melhor no palco e uma pessoa bem na sua frente não te dá a menor atenção. Provavelmente a maioria das pessoas que estão ali querem estar na grade mais próximo de você, mas aquela pessoa, que conseguiu estar lá, não curte o show momento algum porque está ocupado demais postando fotos no facebook, falando no whatsapp ou gravando o show inteiro.
Você sai de casa, se encontra na frente do seu ídolo e está rodeado de pessoas que amam o mesmo artista que você. Esse é o cenário perfeito para se curtir um show! Mas mesmo assim você prefere assistir tudo por uma tela, talvez para tirar onda com os amigos. "Olha só, eu fui!" Isso é tão vazio... Porque a verdadeira curtição você perdeu. Perdeu porque estava preso no celular gravando o show.
Fazendo uma comparação simples: você é um professor, se prepara a noite inteira para montar um plano de aula, chega motivado, animado e dá tudo de si para repassar o conteúdo da melhor forma possível para seus alunos. Meia dúzia de alunos ficam o tempo inteiro conversando ou distraídos com celulares. A maioria da turma está interessada, mas aquela meia dúzia desinteressada vai te incomodar, mesmo que não esteja atrapalhando o resto da turma. É normal. A reação destes músicos é totalmente compreensível também. Aquele aluno desinteressado ocupa o lugar de um aluno louco por aprendizado. O cara na grade com o celular ocupa o lugar de um fã maluco que neste momento está lá atrás no meio da galera.
"Ahhh, mas o cara pagou e ele faz o que quiser". Esse papinho dá uma preguiça. O cara ter pago então dá direito dele ser inconveniente, desrespeitar o trabalho do artista e ao mesmo tempo prejudicar outros fãs? Você está querendo curtir o show e tem um cara na sua frente o tempo todo com aquele celular na frente gravando tudo. Isso é total falta de bom senso. Saiba que todo mundo te odeia no momento que você faz isso.
"Ahhh, mas e se for uma emergência?" Sinceramente, se algo que exija a sua atenção acontecer, acho que a última coisa que você tem que fazer é ficar no show. Que dirá então ficar na grade!
Largue o celular. Curta o show! Mude essa cultura ridícula. Faça a mão chifrada, cante junto, pule, se divirta. Uma foto como essa que ilustra a matéria mata a paixão de qualquer artista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
Sepultura anuncia título do último EP da carreira
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Dave Mustaine explica por que não se interessa por bandas atuais de heavy metal
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
A introdução de rock que Dave Grohl chama de "a maior de todas"
A melhor música de cada disco do Megadeth, de acordo com o Loudwire
Por que "Mob Rules" é melhor do que "Heaven and Hell", segundo Jessica Falchi
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Bandas: As maiores da história do rock segundo os audiófilos
"Greta Van Fleet é prova de que toda geração tem o Restart que merece", diz Regis Tadeu
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1988


Será que todo fã é um idiota? Quando a crítica ignora quem sustenta a música
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A nostalgia está à venda… mas quem está comprando? Muita gente, ao menos no Brasil
Afinal o rock morreu?
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Avenged Sevenfold: desmistificando o ódio pela banda



