Guitarpedia: faz bem ouvir música antes de subir aos palcos?
Por Adrian Dragassakis
Fonte: BulletProof Musician
Postado em 13 de outubro de 2015
Você ouve música enquanto corre ou se exercita na academia? Como se constata, a música pode melhorar sua rotina de exercícios em uma série de maneiras. Por um lado, te faz esquecer o quão cansado você se sente e pode diminuir sua percepção de esforço. A música também pode colocá-lo em um estado de espírito mais positivo, melhorando seu humor.
Hmm ... então ouvir música também pode ajudar a melhorar o desempenho fora da academia, como nos palcos, por exemplo?
Muitos psicólogos do esporte incentivam os atletas a ouvir música antes de competir e você também pode ter notado um número de atletas com fones em seus ouvidos antes de seus eventos nos Jogos Olímpicos.
Então, como ouvir música pode ajudar no desempenho?
Há duas maneiras que a música pode ajudar. Alguns dos benefícios dos atletas de ouvir música não se aplicam diretamente para artistas (por exemplo, aumento da resistência muscular ou rendimento do trabalho.
No entanto, existem duas áreas-chave em que os artistas podem se beneficiar de ouvir música como parte de sua rotina e aquecimento para suas performances.
1. Alívio da tensão
Você deve conhecer as músicas que te deixam mais relaxado ou mais animado, certo? A música pode mexer com seu estado de espírito, deixando você menos nervoso. Quais músicas? Variam de pessoa para pessoa, de acordo com o seu gosto e o que elas significam para você.
Faça uma playlist e ouça no caminho para a sua apresentação. Use esse "fenômeno" para obter vantagens e melhorar seu humor, aliviar a tensão, te relaxar ou deixar mais animado, dependendo do que a situação exigir.
2. Foco
Ser capaz de se concentrar em situações como a sala barulhenta em que você se aquece antes do show, ou até mesmo as autocríticas da sua cabeça é outro pré-requisito para o máximo desempenho.
Muitos dos atletas neste estudo qualitativo descrito usam a música para bloquear as distrações e também, como um complemento para a imaginação.
Ao invés de deixar a situação determinar o seu foco, fones de ouvido e uma lista pré-selecionada podem certamente ajudar a manter sua mente onde quer que seja nos momentos que antecedem a sua performance.
O que há na sua Playlist?
Compartilhe nos comentários as músicas que ajudam a mudar seu humor, seja mais animado, relaxado, inspirado, etc. Conte aquela história em que aquela música te ajudou em um momento difícil, ou que fez parte de um momento feliz de sua vida. E se você for músico, o que ouve antes de subir aos palcos?
Para mais artigos como esse, visite
http://www.guitarpedia.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
Quando o Black Sabbath quase arruinou a gravação de um dos discos mais vendidos da história
A primeira música que o Queen tocou quatro anos antes de transformá-la em clássico
O clássico do Slayer que é faixa de um álbum "terrível", segundo a Metal Hammer
A música do Metallica de 1984 que James Hetfield não quer ver nem pintada de dourado
O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
Tarja Turunen precisou deixar a Finlândia após demissão do Nightwish
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
Festival Best of Blues and Rock tem edição 2026 confirmada
A música de 1972 que fez Dave Grohl querer ser músico
James Hetfield exibe o álbum do Iron Maiden que foi crucial para a carreira do Metallica
Corey Taylor e a tragédia de "uma das maiores bandas de rock que já existiram"
A emocionante relação de Elton John com "Shine On You Crazy Diamond", do Pink Floyd


As emoções que uma música desperta merecem mais atenção que qualquer crítico ou "influencer"
As bandas de heavy metal nem sempre farão a mesma coisa (e isso não é ruim)
Megadeth, Pepeu Gomes e a mania do internauta achar que sabe de tudo
O problema não é usar celular em shows, mas sim fiscalizar os outros
Lobão: a defesa do roqueiro solitário
Preconceito: dificuldades de ser roqueiro em cidade do interior



