Guitarra: Música x Humildade
Por Herick Sales
Fonte: Herick Sales Guitar
Postado em 29 de setembro de 2015
Todo ser humano, mais do que naturalmente, quando começa a evoluir numa determinada tarefa, se sente bem. Nós guitarristas, quando começamos a executar nossos licks favoritos, criamos outros, tocamos com mais precisão, e temos um domínio maior do instrumento, ficamos contentes. Óbvio! Isso é um sentimento com gosto de vitória. Ninguém se empenha, sem visar algum resultado! Então, essa evolução que está cada vez mais latente em você, começa a despertar a atenção de amigos, colegas, desconhecidos que te ouvem tocando em algum lugar, etc, que naturalmente, começam a elogiar, e te dar o reconhecimento.
Aí, vem o grande problema: a satisfação do reconhecimento, que algumas vezes, dá lugar ao ego! Quem nunca viu músicos que se sentem como o último biscoito do pacote? Soberbos, se sentindo inalcançáveis por conseguirem executar uma sextina rápida e um arpejo? Lembre-se que sempre, mas sempre, existirá alguém melhor que você. E alguém que você vai servir como exemplo. Você está no mundo, todos nós, para fazer bem aos outros ( todos nós vemos pela TV, o que acontece quando esse simples conceito, não é seguido…). Muitos se auto glorificam, fazem uma couraça de falsa humildade; "não cara, que isso, não sou tão bom assim" , apenas para parecerem exemplos, mas só estão de nariz empinado, vendo os outros e o público , como escória, até notar que em terra de cego, quem tem um olho só, é rei.
Se deparam em outras situações, jams sessions com outros músicos, precisam tocar com outro equipamento ( falei disso a poucos dias ), se colocar em outras situações musicais, e notam que não são….nada!
Exato! NADA! Se acha fodão , tocando magnificamente bem? Ok. Toque um blues em tercinas, durante 3 minutos, enfatizando cada nuance de cada acorde sem soar repetitivo, e veja até onde sua coleção de arpejos e palhetadas na velocidade da luz, vai te levar. Você está num mundo, onde Tony Iommi e Dimebag Darrel, já criaram os riffs mais pesados do planeta, Jimmy Page e Brian May criaram canções, que mais se pareciam com muralhas sonoras, onde Jeff Beck, Eddie Van Halen, Allan Holdsworth e Mattias IA Eklundh, fazem coisas sobrenaturais e inimitáveis, e num mundo onde Clapton, Hendrix, e Gary Moore, mostraram como conectar a alma, à uma guitarra. Pode parecer uma comparação engraçada, mas tome elogios da seguinte forma: avalie, se você os merece, e seja grato, mas os absorva e os "consuma" como um copo de açaí! Um copo de açaí, como todos sabem, é muito energético e calórico. Pegue essa energia, e use como combustível; gaste-a se empenhando mais e mais, e não fique de rabo sentado, se glorificando, e engordando, essa bomba de calorias. Somos todos humanos, frágeis e presenteados por um dom, que precisa ser trabalhado, tanto que se você ficar 2 semanas sem tocar, você vai se sentir um mero aprendiz na guitarra, pois perdeu muito da habilidade, provando, que a síndrome de fodisse, se esvai e não adianta nada ser arrogante e soberbo.
Como eu disse, estamos no mundo, para fazer bem ao próximo, e se você for capaz de humildemente fazer isso com uma guitarra em mãos, e fazer uma pessoa sorrir, você está cumprindo sua missão.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Quem pode salvar o Bangers? 4 bandas que poderiam assumir o lugar do Twisted Sister
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
Twisted Sister fora do Bangers Open Air 2026; novo headliner será anunciado nesta sexta-feira
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A melhor banda de metal de cada estado do Brasil e do Distrito Federal segundo Gustavo Maiato
"O Raul, realmente é pobre também assim, é tosco"; Guilherme Arantes entende fala de Ed Motta
O álbum execrado que você não pode ouvir mexendo no celular, segundo Regis Tadeu
O roqueiro que se assustou na "A Fazenda": "Irmã morreu e ela continuou no reality"
35 grandes músicas que o Megadeth lançou no século XXI
O defeito que estragava o rock brasileiro nos anos 70 e que as bandas dos 80 corrigiram
As regras do Death Metal
A surpresa de empresário de Humberto Gessinger com gráfico de venda de ingresso para DVD


Será que todo fã é um idiota? Quando a crítica ignora quem sustenta a música
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
Afinal o rock morreu?
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Lojas de Discos: a desgraça e o calvário de se trabalhar em uma
Avenged Sevenfold: desmistificando o ódio pela banda



