Guitarra: Música x Humildade
Por Herick Sales
Fonte: Herick Sales Guitar
Postado em 29 de setembro de 2015
Todo ser humano, mais do que naturalmente, quando começa a evoluir numa determinada tarefa, se sente bem. Nós guitarristas, quando começamos a executar nossos licks favoritos, criamos outros, tocamos com mais precisão, e temos um domínio maior do instrumento, ficamos contentes. Óbvio! Isso é um sentimento com gosto de vitória. Ninguém se empenha, sem visar algum resultado! Então, essa evolução que está cada vez mais latente em você, começa a despertar a atenção de amigos, colegas, desconhecidos que te ouvem tocando em algum lugar, etc, que naturalmente, começam a elogiar, e te dar o reconhecimento.
Aí, vem o grande problema: a satisfação do reconhecimento, que algumas vezes, dá lugar ao ego! Quem nunca viu músicos que se sentem como o último biscoito do pacote? Soberbos, se sentindo inalcançáveis por conseguirem executar uma sextina rápida e um arpejo? Lembre-se que sempre, mas sempre, existirá alguém melhor que você. E alguém que você vai servir como exemplo. Você está no mundo, todos nós, para fazer bem aos outros ( todos nós vemos pela TV, o que acontece quando esse simples conceito, não é seguido…). Muitos se auto glorificam, fazem uma couraça de falsa humildade; "não cara, que isso, não sou tão bom assim" , apenas para parecerem exemplos, mas só estão de nariz empinado, vendo os outros e o público , como escória, até notar que em terra de cego, quem tem um olho só, é rei.
Se deparam em outras situações, jams sessions com outros músicos, precisam tocar com outro equipamento ( falei disso a poucos dias ), se colocar em outras situações musicais, e notam que não são….nada!
Exato! NADA! Se acha fodão , tocando magnificamente bem? Ok. Toque um blues em tercinas, durante 3 minutos, enfatizando cada nuance de cada acorde sem soar repetitivo, e veja até onde sua coleção de arpejos e palhetadas na velocidade da luz, vai te levar. Você está num mundo, onde Tony Iommi e Dimebag Darrel, já criaram os riffs mais pesados do planeta, Jimmy Page e Brian May criaram canções, que mais se pareciam com muralhas sonoras, onde Jeff Beck, Eddie Van Halen, Allan Holdsworth e Mattias IA Eklundh, fazem coisas sobrenaturais e inimitáveis, e num mundo onde Clapton, Hendrix, e Gary Moore, mostraram como conectar a alma, à uma guitarra. Pode parecer uma comparação engraçada, mas tome elogios da seguinte forma: avalie, se você os merece, e seja grato, mas os absorva e os "consuma" como um copo de açaí! Um copo de açaí, como todos sabem, é muito energético e calórico. Pegue essa energia, e use como combustível; gaste-a se empenhando mais e mais, e não fique de rabo sentado, se glorificando, e engordando, essa bomba de calorias. Somos todos humanos, frágeis e presenteados por um dom, que precisa ser trabalhado, tanto que se você ficar 2 semanas sem tocar, você vai se sentir um mero aprendiz na guitarra, pois perdeu muito da habilidade, provando, que a síndrome de fodisse, se esvai e não adianta nada ser arrogante e soberbo.
Como eu disse, estamos no mundo, para fazer bem ao próximo, e se você for capaz de humildemente fazer isso com uma guitarra em mãos, e fazer uma pessoa sorrir, você está cumprindo sua missão.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
O álbum em que Geddy Lee acredita que o Rush finalmente encontrou seu equilíbrio
Em 1994, Bruce Dickinson esculachou videoclipe do Aerosmith
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
O futuro rockstar que Peter Frampton queria que abrisse os shows do Humble Pie
Como John Petrucci tenta manter a rotina de treinos durante as turnês do Dream Theater
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
Rock in Rio quer o nome do rock, mas não seu compromisso
A cantora que Ian Gillan considera a maior voz feminina do rock; "ela arrasava!"
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
A canção polêmica que o Guns N' Roses tocou só duas vezes e abandonou; "Ninguém entendeu"
O artista de rock nacional com maior cachê do mercado hoje, segundo ex-diretor da BMG
A curiosa história de "I Wanna Be Sedated", uma das músicas mais divertidas dos Ramones
A atual opinião de Iommi sobre manter nome Black Sabbath após ser único membro original

Cinco subgêneros do metal que despertam amor e ódio
De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
Onde vende a régua para medir se uma música é boa ou ruim?
Não gostar do "Black Album" é uma coisa, negar sua importância é outra
O heavy metal continua proporcionando momentos inesquecíveis
A difícil arte de escolher os melhores discos de Heavy Metal
Janick Gers: descartável ou essencial ao Iron Maiden?



