O significado de "cavalos-marinhos" na triste balada "Vento no Litoral" da Legião Urbana
Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de novembro de 2024
O significado do verso que fala de cavalos-marinhos na canção "Vento no Litoral", da Legião Urbana, provoca interpretações diversas, mas todas convergem para a profundidade emocional da obra. A música, escrita por Renato Russo para o álbum "V" é frequentemente associada à perda, esperança e resiliência, refletindo experiências pessoais do compositor e contextos culturais e sociais da época.
Legião Urbana - Mais Novidades
O site Sonhar Para Sobreviver sugeriu que a menção às ondas e pedras remete a um possível desejo de suicídio do eu-lírico, que se lança ao mar em busca de alívio para a dor da perda. Ao alcançar o fundo, no entanto, encontra cavalos-marinhos, que seriam um símbolo de esperança. Para os autores da interpretação, o encontro representaria um momento de reflexão e renascimento, uma decisão de cuidar de si mesmo e seguir em frente.
Já no campo biológico, o youtuber Julio Ettore destacou que o cavalo-marinho tem um significado especial no universo LGBTQIA+. "É o único animal cujo macho carrega os filhotes", afirmou, relacionando o símbolo à comunidade gay e à própria identidade de Renato Russo, que se assumiu homossexual.
Em outra perspectiva, Filipe, no canal Pitadas do Sal, chamou atenção para a beleza e a dualidade do símbolo, considerando-o uma "declaração de amor" e uma referência à persistência. Já Julliany Mucury, autora do livro "Renato, O Russo", destacou a maturidade emocional da música. Segundo ela, o cavalo-marinho também representa longevidade, o que reforça a ideia de superação das dores e instabilidade.
Lançada em um momento turbulento, a canção se insere no contexto de crises internas da banda e de dificuldades pessoais de Renato Russo, que enfrentava problemas de saúde e lidava com a dependência química. O Brasil também atravessava uma crise política e econômica, com o confisco da poupança e o processo de impeachment de Fernando Collor, o que, segundo Renato, inspirou a atmosfera de "tédio e marasmo" do álbum.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps