Coletividade Underground: O segredo para manutenção da cena
Por Flavinho Pereira
Postado em 06 de agosto de 2015
A consolidação do underground ocorre através de uma via colaborativa de mão dupla. É um cenário auto sustentável onde um único indivíduo é produtor e consumidor. Não importa se você é músico, jornalista/escritor ou produtor de eventos, dentro do movimento headbanger underground existe um senso em comum, que independente do ramo que você produz seu trabalho dentro do meio underground, existe uma identificação de todos em comum, a música pesada.
Você busca uma gravadora, selo ou distro para lançar o material físico da sua banda, com uma estrutura sonora e gráfica de qualidade, com intuito principal de baratear os custos para a realização do projeto. Mas você como público têm adquirido mídias físicas de bandas nacionais, da sua cidade ou região?
Nenhum músico gosta de fazer show para meia dúzia de gatos pingados, todos criam expectativas para que os ingressos esgotem ou pelo menos a casa fique lotada. Então, você músico, além de comparecer para tocar, lembre-se de prestigiar os eventos locais, e não apenas nos shows em que amigos tocarão. Também vale salientar que não é nada coerente reclamar do valor do ingresso quando se há uma boa estrutura física e sonora investida.
Portanto, quando quiser que o público vista a camisa da sua banda, compre seu CD ou compareça ao seu show, lembre-se de fazer o mesmo. Quem está no underground está por paixão por aquilo que faz, não existe outro motivo. Se quiser criar uma legião de fãs, sem fazer o seu papel, talvez o sertanejo universitário seja uma boa opção, pois basta injetar alguns milhões em marketing e eis o novo ídolo da música nacional.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps