Joe Cocker: agradecimento à lenda do rock
Por Lincoln Melo
Postado em 23 de dezembro de 2014
É estranho você receber a notícia da morte de uma pessoa que você nem conhece e ficar arrasado, porém percebi que conhecia muito bem o grande JOE COCKER. Foi essa voz, que me apresentou ao mundo do rock quando por volta dos meus 12 ou 13 anos assisti, na TV Cultura, a lendária apresentação de "Whit A Little Help From My Friends" no festival de Woodstock em 1969. Fiquei por quase 10 minutos em estado hipnótico.
Lembro que fiquei hipnotizado com aquela voz rouca, potente, enérgica, e a sua interpretação magistral, frenética, praticamente em transe e foi aí nesse momento que descobri o significado da famosa expressão, "cantar com a alma". Já vi muitos shows de grandes bandas e artistas lendários, mas afirmo sem medo de errar: a apresentação de JOE COCKER em Woodstock foi a melhor de toda a história da música, ninguém será capaz de fazer outra igual, tão impressionante e emocionante como àquela.
Lógico, que depois mergulhei na sua discografia e em suas interpretações ao vivo (faço isso até hoje). Suas performances, seja com músicas originais, seja com versões de músicas conhecidas, são singulares. Como qualificar um cara que consegue fazer "Whit A Little Help From My Friends" completamente diferente e infinitamente melhor do que a versão original da banda que é considerada por muitos a maior de todos os tempos? o que falar então de "Unchain My Heart" do RAY CHARLES?
"You Are So Beautiful", "You Can Leave Your Hat On", " Marjorine", "Feeling Alright", "Don't Let Me Be Misunderstood", "Come Together", "Delta Lady", " The letter", a vencedora do oscar de melhor canção original de 1983 "Up Where We Belong", aliás um dueto belíssimo com a cantora JENNIFER WARNES, são interpretações emocionantes onde sua voz e sua emoção transformaram as músicas em algo excepcional.
Recentemente JOE COCKER lançou o CD e DVD ao vivo "Fire it Up" gravado na lotada The Lanxess Arena em Cologne, Alemanha, em abril de 2013, que agora fica como último registro do mestre.
A música terrena essa semana ficou mais pobre, JOE COCKER é mais uma lenda que vai ficar para a eternidade. É um daqueles mitos do rock que daqui a 500 anos alguém vai citá-lo. Não sei se ele foi o melhor vocalista da história do rock, mas que está entre os melhores isso sem dúvida. Obrigado COCKER pelos "Anos Incríveis" proporcionados pelas suas interpretações mágicas e suas canções e o que me resta agora é superar essa perda "com uma pequena ajuda de meus amigos".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
Fernanda Lira expõe comentários preconceituosos e recebe apoio de nomes do metal
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
Organização do Bangers Open Air promete novidades; "Vocês não perdem por esperar!"
Megadeth, Anthrax, Trivium e Evergrey apoiarão Iron Maiden em turnê pela Europa
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
A banda que ajudou o Metallica a não acabar após "St. Anger", segundo Lars Ulrich
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
A caótica origem do Mastodon, uma das bandas mais importantes do metal contemporâneo
O clássico riff do AC/DC que Malcolm Young achou que era uma merda, a princípio
The Cure: Robert Smith revela a música que inspirou o nome da banda
Tamanho é documento?: os Rock Stars mais altos e baixos
A banda que John Bonham deixou de lado para escolher o Led Zeppelin
Rush: Quando foi que a banda se tornou legal?
Guns N' Roses: 10 músicas que seriam ótimas de se ouvir na reunião



