Joe Cocker: agradecimento à lenda do rock
Por Lincoln Melo
Postado em 23 de dezembro de 2014
É estranho você receber a notícia da morte de uma pessoa que você nem conhece e ficar arrasado, porém percebi que conhecia muito bem o grande JOE COCKER. Foi essa voz, que me apresentou ao mundo do rock quando por volta dos meus 12 ou 13 anos assisti, na TV Cultura, a lendária apresentação de "Whit A Little Help From My Friends" no festival de Woodstock em 1969. Fiquei por quase 10 minutos em estado hipnótico.
Lembro que fiquei hipnotizado com aquela voz rouca, potente, enérgica, e a sua interpretação magistral, frenética, praticamente em transe e foi aí nesse momento que descobri o significado da famosa expressão, "cantar com a alma". Já vi muitos shows de grandes bandas e artistas lendários, mas afirmo sem medo de errar: a apresentação de JOE COCKER em Woodstock foi a melhor de toda a história da música, ninguém será capaz de fazer outra igual, tão impressionante e emocionante como àquela.
Lógico, que depois mergulhei na sua discografia e em suas interpretações ao vivo (faço isso até hoje). Suas performances, seja com músicas originais, seja com versões de músicas conhecidas, são singulares. Como qualificar um cara que consegue fazer "Whit A Little Help From My Friends" completamente diferente e infinitamente melhor do que a versão original da banda que é considerada por muitos a maior de todos os tempos? o que falar então de "Unchain My Heart" do RAY CHARLES?
"You Are So Beautiful", "You Can Leave Your Hat On", " Marjorine", "Feeling Alright", "Don't Let Me Be Misunderstood", "Come Together", "Delta Lady", " The letter", a vencedora do oscar de melhor canção original de 1983 "Up Where We Belong", aliás um dueto belíssimo com a cantora JENNIFER WARNES, são interpretações emocionantes onde sua voz e sua emoção transformaram as músicas em algo excepcional.
Recentemente JOE COCKER lançou o CD e DVD ao vivo "Fire it Up" gravado na lotada The Lanxess Arena em Cologne, Alemanha, em abril de 2013, que agora fica como último registro do mestre.
A música terrena essa semana ficou mais pobre, JOE COCKER é mais uma lenda que vai ficar para a eternidade. É um daqueles mitos do rock que daqui a 500 anos alguém vai citá-lo. Não sei se ele foi o melhor vocalista da história do rock, mas que está entre os melhores isso sem dúvida. Obrigado COCKER pelos "Anos Incríveis" proporcionados pelas suas interpretações mágicas e suas canções e o que me resta agora é superar essa perda "com uma pequena ajuda de meus amigos".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna Coil para "Enjoy the Silence"
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
"Se Michael Kiske entrasse no Iron Maiden, Bruce Dickinson não teria voltado", diz Regis
Morre Phil Campbell, guitarrista que integrou o Motörhead por mais de 30 anos
O álbum do Metallica que James Hetfield diz ainda não ter sido apreciado: "Vai ter sua hora"
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Ghost se despede do Cardinal Copia/Papa Emeritus IV/Frater Imperator
O guitarrista que impressionou Ritchie Blackmore: "Meu Deus, quem diabos é esse?"
O indiscutível maior fenômeno do rock brasileiro dos anos 1980, segundo Roberto Frejat
O profundo verso de Raul Seixas que Clarice Lispector reproduziu no seu livro

Você está realmente emitindo sua opinião ou apenas repetindo discursos prontos?
Arch Enemy, o mistério em torno da nova vocalista e os "detetivões" do metal
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Será que todo fã é um idiota? Quando a crítica ignora quem sustenta a música
5 músicas para entender um headbanger
Confirmado: Axl Rose gosta de sorvete de baunilha



