Joe Cocker: agradecimento à lenda do rock
Por Lincoln Melo
Postado em 23 de dezembro de 2014
É estranho você receber a notícia da morte de uma pessoa que você nem conhece e ficar arrasado, porém percebi que conhecia muito bem o grande JOE COCKER. Foi essa voz, que me apresentou ao mundo do rock quando por volta dos meus 12 ou 13 anos assisti, na TV Cultura, a lendária apresentação de "Whit A Little Help From My Friends" no festival de Woodstock em 1969. Fiquei por quase 10 minutos em estado hipnótico.
Lembro que fiquei hipnotizado com aquela voz rouca, potente, enérgica, e a sua interpretação magistral, frenética, praticamente em transe e foi aí nesse momento que descobri o significado da famosa expressão, "cantar com a alma". Já vi muitos shows de grandes bandas e artistas lendários, mas afirmo sem medo de errar: a apresentação de JOE COCKER em Woodstock foi a melhor de toda a história da música, ninguém será capaz de fazer outra igual, tão impressionante e emocionante como àquela.
Lógico, que depois mergulhei na sua discografia e em suas interpretações ao vivo (faço isso até hoje). Suas performances, seja com músicas originais, seja com versões de músicas conhecidas, são singulares. Como qualificar um cara que consegue fazer "Whit A Little Help From My Friends" completamente diferente e infinitamente melhor do que a versão original da banda que é considerada por muitos a maior de todos os tempos? o que falar então de "Unchain My Heart" do RAY CHARLES?
"You Are So Beautiful", "You Can Leave Your Hat On", " Marjorine", "Feeling Alright", "Don't Let Me Be Misunderstood", "Come Together", "Delta Lady", " The letter", a vencedora do oscar de melhor canção original de 1983 "Up Where We Belong", aliás um dueto belíssimo com a cantora JENNIFER WARNES, são interpretações emocionantes onde sua voz e sua emoção transformaram as músicas em algo excepcional.
Recentemente JOE COCKER lançou o CD e DVD ao vivo "Fire it Up" gravado na lotada The Lanxess Arena em Cologne, Alemanha, em abril de 2013, que agora fica como último registro do mestre.
A música terrena essa semana ficou mais pobre, JOE COCKER é mais uma lenda que vai ficar para a eternidade. É um daqueles mitos do rock que daqui a 500 anos alguém vai citá-lo. Não sei se ele foi o melhor vocalista da história do rock, mas que está entre os melhores isso sem dúvida. Obrigado COCKER pelos "Anos Incríveis" proporcionados pelas suas interpretações mágicas e suas canções e o que me resta agora é superar essa perda "com uma pequena ajuda de meus amigos".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
Tarja Turunen lança "Frisson Noir", disco mais pesado da sua carreira solo
Edu Falaschi lança "MI'RAJ", capítulo final de sua trilogia conceitual
A música do Kreator que homenageia a comunidade do metal
Rodrigo Constantino toca clássico do Iron Maiden na bateria e ganha elogios
A opinião de Mike Portnoy sobre o primeiro show da nova baterista do Rush
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
A música de um disco seminal do Metallica que James Hetfield nunca quis tocar ao vivo
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
A música desacreditada por gravadora que virou trilha de filme e chegou ao topo das paradas
Os três solos de guitarra listados por Jeff Beck como seus favoritos
Quando Neil Young disse que "para o bem ou para o mal, o rock'n'roll é o Guns N' Roses"
Dez ótimas bandas de Metal que lançaram apenas um disco de estúdio



As emoções que uma música desperta merecem mais atenção que qualquer crítico ou "influencer"
As bandas de heavy metal nem sempre farão a mesma coisa (e isso não é ruim)
Megadeth, Pepeu Gomes e a mania do internauta achar que sabe de tudo
O problema não é usar celular em shows, mas sim fiscalizar os outros
Lobão: a defesa do roqueiro solitário
Preconceito: dificuldades de ser roqueiro em cidade do interior



