O guitarrista que impressionou Ritchie Blackmore: "Meu Deus, quem diabos é esse?"
Por Bruce William
Postado em 15 de março de 2025
Entre as regras mais comuns em lojas de guitarra ao redor do mundo, uma delas costuma chamar a atenção: proibido tocar "Smoke on the Water". O motivo é simples: o riff é um dos primeiros aprendidos por iniciantes e, de tanto ser repetido, se tornou um verdadeiro teste de paciência para os funcionários desses estabelecimentos.
Ritchie Blackmore - Mais Novidades
Apesar de ser a música mais associada a Ritchie Blackmore, ela não representa toda a sua genialidade. Com uma carreira extensa, o guitarrista sempre transitou entre diferentes estilos, indo do rock clássico ao heavy metal, passando por elementos da música clássica e até influências acústicas. Sua forma de tocar com bastante técnica e criatividade sempre esteve ligada à admiração por outros músicos que expandiram as possibilidades da guitarra.
Entre suas maiores influências, Blackmore sempre destacou Jeff Beck como um dos guitarristas mais impressionantes que já ouviu. O impacto foi tão grande que ele se lembra exatamente do momento em que descobriu o som do ex-integrante do The Yardbirds.
"Eu ouvi 'Shapes of Things' com Jeff Beck tocando e pensei: 'Meu Deus, quem diabos é esse?' Isso não deveria ser permitido, é bom demais", revelou Blackmore em fala publicada na Far Out. "Jeff trapaceia na guitarra porque ele tem notas que eu não tenho na minha."
A admiração de Blackmore por Beck demonstra o quanto ele valorizava inovação e expressividade na música. Mesmo sendo um dos guitarristas mais influentes do rock, ele não hesitava em reconhecer o talento de quem conseguia ir além, como foi o caso de Jeff Beck.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Andreas Kisser afirma que irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra


O guitarrista que Ritchie Blackmore acha que vai "durar mais" do que todo mundo
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
Ian Paice explica porque Ritchie Blackmore foi substituído em turnê do Deep Purple


