Festivais Zumbis: Desastre nacional desde o Nordeste até o extremo Sul
Por Ya Exodus
Fonte: Imprensa do Rock
Postado em 16 de dezembro de 2014
Desastre nacional, tudo o que cantavam os mestres do Heavy Metal nacional Stress em "Vida Longa ao Metal do Brasil" parece que não se aplica quando o assunto é grandes festivais de metal em território nacional. A própria banda brasileira foi vítima de cancelamento no Metal Open Air, junto com muitas outras nacionais e internacionais. Entre o círculo de bandas que estavam envolvidas no escândalo dos Negri lá se erguia o Destruction, fazendo uma apresentação mesmo em péssimas condições em São Luís/Maranhão. Hoje, a banda está novamente envolvida em outro ''papelão'' que se chama Zoombie Ritual, o festival que quer fazer das pessoas literalmente mortas vivas em um ritual desastroso.
No Rock In Rio em sua edição do ano de 2013 fiz uma matéria sobre o Kiara Rocks e sua vontade de dominar o mundo subindo ao Palco Mundo e dando um espetáculo no pior sentido possível, e hoje quem nos dá um vexame são os organizadores do Festival ZR tentando colocar na frente do profissionalismo o sonho irresponsável, a falta de planejamento e respeito para com as bandas.
Vale lembrar que a ideia do Zoombie Ritual é grandiosa, e seria possível se estivesse em questão uma ampla equipe de apoio ao Juliano Ramalho, a equipe apresentada ao público e bandas hoje é de produtores de eventos de porte muito menor que o ZR e não pessoas envolvidas em gestão, marketing e planejamento de grandes eventos. Juliano, como principal produtor e porta voz do evento demonstrou uma grande insegurança ao lidar com bandas de grande porte como as apresentadas esse ano, questão indiscutível.
"Alguém está no Zoombie Fest neste exato momento? O DESTRUCTION está em Rio Negrinho mas o promotor desapareceu, sem pagamento. Possivelmente o show não vai ocorrer". Esta mensagem foi envianda hoje através da página oficial do Destruction, e mostra claramente a falta de segurança e respeito com que foi lidada a entrada da banda na cidade.
O festival que tinha de tudo para se tornar itinerante passa a ser um festival zumbi, rondado por mistérios e pessoas querendo devorar o Juliano, de preferência vivo mesmo, e parece que foi o que Schimier fez, dizem as especulações que o baixista teria dado um soco no produtor e logo após isso foram encaminhados com o pagamento para a Fazenda Evaristo, local do Festival que já contava com bandas locais se apresentando.
O cancelamento do Carcass e Brujeria no evento até hoje não tem explicações plausíveis uma vez que sabemos que o único responsável pela turnê das bandas no Brasil era o próprio Juliano, ou seja, não havia quebra de laços com outros produtores, ele era o único a saber e poder nos informar (e também informar a própria banda) do que aconteceu, apesar de o motivo óbvio ser a falta de venda de ingressos, que comprometeria a conta do produtor após o festival, o mesmo devia uma nota que apresentasse claramente suas condições. Nós, público headbanger, já mostramos não ser intolerantes, nos damos sempre a oportunidade de ir em festivais legais, mas quando há mentira e corrupção de fatos nós acordamos e discorremos sobre o assunto de forma a até boicotar futuros eventos de produções irresponsáveis.
A única razão por terem pessoas lá, e pessoas sorrindo nas selfies para o Facebook, é a experiência da própria viagem para um outro lugar do país, que foi o que aconteceu com os turistas headbangers em São Luís em 2012, no fatídico momento em que vivia a cidade. União e força sempre, público demonstrando presença nesses momentos pode desestimular alguns, mas espero que parem pra pensar na importância dos festivais menores que acontecem o tempo todo em todo lugar do país.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
Ingressos para o festival Mad Cool 2026 já estão à venda
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Dee Snider defende o Kiss por ter aceitado homenagem de Donald Trump
Baixista do Slipknot revela última conversa com Brent Hinds, do Mastodon
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Exodus gravou três clipes para novo álbum - mesmo com a banda odiando fazer vídeos
Vídeo inédito mostra guitarrista do Lynyrd Skynyrd tocando dias após acidente em 1977
M3, mais tradicional festival dedicado ao hard rock oitentista, anuncia atrações para 2026
Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O hit dos Beatles que Paul McCartney recusou gravar por postura de Lennon, George e Ringo
Malas sem alça: dez vezes que astros do rock e do metal foram arrogantes em citações
Pagando mico: 10 maneiras de ser expulso ou humilhado em um show (vídeo)


A nostalgia está à venda… mas quem está comprando? Muita gente, ao menos no Brasil
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Por que a presença dos irmãos Cavalera no último show do Sepultura não faz sentido
Angra traz "Rebirth" de volta e deixa no ar se a formação atual ainda existe
De fãs a palpiteiros, o que o heavy metal e o futebol têm em comum
A música com mensagem positiva que chegou do nada e disse o que eu precisava ouvir
Heavy Metal: Bem vinda, Nova Geração da Velha Escola
Down: Palavras de Phil Anselmo mostram que o metal (ainda) é racista



