Festivais Zumbis: Desastre nacional desde o Nordeste até o extremo Sul
Por Ya Exodus
Fonte: Imprensa do Rock
Postado em 16 de dezembro de 2014
Desastre nacional, tudo o que cantavam os mestres do Heavy Metal nacional Stress em "Vida Longa ao Metal do Brasil" parece que não se aplica quando o assunto é grandes festivais de metal em território nacional. A própria banda brasileira foi vítima de cancelamento no Metal Open Air, junto com muitas outras nacionais e internacionais. Entre o círculo de bandas que estavam envolvidas no escândalo dos Negri lá se erguia o Destruction, fazendo uma apresentação mesmo em péssimas condições em São Luís/Maranhão. Hoje, a banda está novamente envolvida em outro ''papelão'' que se chama Zoombie Ritual, o festival que quer fazer das pessoas literalmente mortas vivas em um ritual desastroso.
No Rock In Rio em sua edição do ano de 2013 fiz uma matéria sobre o Kiara Rocks e sua vontade de dominar o mundo subindo ao Palco Mundo e dando um espetáculo no pior sentido possível, e hoje quem nos dá um vexame são os organizadores do Festival ZR tentando colocar na frente do profissionalismo o sonho irresponsável, a falta de planejamento e respeito para com as bandas.
Vale lembrar que a ideia do Zoombie Ritual é grandiosa, e seria possível se estivesse em questão uma ampla equipe de apoio ao Juliano Ramalho, a equipe apresentada ao público e bandas hoje é de produtores de eventos de porte muito menor que o ZR e não pessoas envolvidas em gestão, marketing e planejamento de grandes eventos. Juliano, como principal produtor e porta voz do evento demonstrou uma grande insegurança ao lidar com bandas de grande porte como as apresentadas esse ano, questão indiscutível.
"Alguém está no Zoombie Fest neste exato momento? O DESTRUCTION está em Rio Negrinho mas o promotor desapareceu, sem pagamento. Possivelmente o show não vai ocorrer". Esta mensagem foi envianda hoje através da página oficial do Destruction, e mostra claramente a falta de segurança e respeito com que foi lidada a entrada da banda na cidade.
O festival que tinha de tudo para se tornar itinerante passa a ser um festival zumbi, rondado por mistérios e pessoas querendo devorar o Juliano, de preferência vivo mesmo, e parece que foi o que Schimier fez, dizem as especulações que o baixista teria dado um soco no produtor e logo após isso foram encaminhados com o pagamento para a Fazenda Evaristo, local do Festival que já contava com bandas locais se apresentando.
O cancelamento do Carcass e Brujeria no evento até hoje não tem explicações plausíveis uma vez que sabemos que o único responsável pela turnê das bandas no Brasil era o próprio Juliano, ou seja, não havia quebra de laços com outros produtores, ele era o único a saber e poder nos informar (e também informar a própria banda) do que aconteceu, apesar de o motivo óbvio ser a falta de venda de ingressos, que comprometeria a conta do produtor após o festival, o mesmo devia uma nota que apresentasse claramente suas condições. Nós, público headbanger, já mostramos não ser intolerantes, nos damos sempre a oportunidade de ir em festivais legais, mas quando há mentira e corrupção de fatos nós acordamos e discorremos sobre o assunto de forma a até boicotar futuros eventos de produções irresponsáveis.
A única razão por terem pessoas lá, e pessoas sorrindo nas selfies para o Facebook, é a experiência da própria viagem para um outro lugar do país, que foi o que aconteceu com os turistas headbangers em São Luís em 2012, no fatídico momento em que vivia a cidade. União e força sempre, público demonstrando presença nesses momentos pode desestimular alguns, mas espero que parem pra pensar na importância dos festivais menores que acontecem o tempo todo em todo lugar do país.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Robert Plant confirma show em Porto Alegre para 2026
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Produtor explica o que o levou a afastar Joe Perry das gravações de álbum do Aerosmith
O álbum do Nirvana que Dave Grohl confessou não conseguir ouvir
Exu Caveira e Zé Pelintra: Lobão lembra de trabalho com bode e 25 galinhas
O dia que Andre Matos criticou a voz da cantora Marisa Monte

De fãs a palpiteiros, o que o heavy metal e o futebol têm em comum
A música com mensagem positiva que chegou do nada e disse o que eu precisava ouvir
Por que fãs de rock e heavy metal gostam tanto de ir a shows?
Ego - o lado mais sombrio do Rock
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Como uma música completamente flopada me apresentou a uma das bandas do meu coração
Será que não damos atenção demais aos críticos musicais?
Um obrigado à música, minha eterna amiga e companheira
Rush: Quando foi que a banda se tornou legal?
Guns N' Roses: 10 músicas que seriam ótimas de se ouvir na reunião



