Metallica: ruim sem Cliff Burton, pior sem Jason Newsted?
Por Andre Damas
Fonte: St. Metallica
Postado em 13 de junho de 2014
Se Cliff Burton era as asas do METALLICA, Jason Newsted era os pés. O grupo foi atrás de Burton em busca de um talento, alguém que mostrasse novos horizontes à banda, e o baixista desempenhou esse papel muito bem. Até sua morte. Em 1986, um acidente tirou a vida daquele que inspirara tanto o METALLICA a explorar o desconhecido.
Jason desde sempre foi o substituto, nada além disso. Mas, antes disso, ele também foi o fã, o homem responsável por admirar aquilo que fazia do METALLICA... o METALLICA. Não é segredo que Newsted costumava tocar "Whiplash" com sua antiga banda, o Flotsam and Jetsam, e que seu maior sonho era fazer parte do Metallica.
Hoje tanto Jason quanto Cliff já se foram do METALLICA. Embora por circunstâncias contratuais, a saída de Jason não foi menos trágica, uma vez que era ele quem mantinha a banda com os pés no chão. Isso mesmo: após tantos guidadas para os mais variados gêneros, mudando seu som numa eterna metamorfose, o único que se manteve inteiro foi Jason, com sua performance inalterada e contribuição quase nula naquele aparente suicídio sonoro do grupo no fim da década de 1990.
Podemos dizer que Cliff e Jason foram opostos, o que costuma sempre dividir as opiniões quanto a importância deles para o METALLICA (quem é melhor?, e blá). O que não podemos negar é que ambos foram igualmente relevantes e, se Newsted tivesse mais espaço, provavelmente o som do METALLICA seria bem diferente daquele projetado por Burton com o restante do grupo. Afinal, se Cliff queria voar além dos limites da música, por Jason a banda jamais teria deixado de fazer thrash.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Os vários motivos que levaram Eric Clapton a não gostar das músicas do Led Zeppelin
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson adora e Steve Harris odeia
"Seja como Jimmy Page e o AC/DC": a dica de Zakk Wylde a jovens músicos
Brian Johnson no AC/DC: 46 anos de uma substituição que redefiniu o rock
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
As duas músicas do Iron Maiden na fase Bruce que ganharam versões oficiais com Blaze
O disco que "salvou" o Dream Theater, segundo o baterista Mike Portnoy
A música que nasceu clássica e Ronnie James Dio teve que engolir, embora a odiasse
As duas músicas do Black Sabbath que quase foram arruinadas por títulos ruins
Crypta oficializa Victória Villarreal como a nova integrante efetiva
A música do Iron Maiden que é a preferida de Mikael Akerfeldt, vocalista do Opeth
A atitude que Max Cavalera acha que deveria ter tomado ao invés de deixar o Sepultura

O disco mais agressivo de todos os tempos, segundo o vocalista do Death Angel
A música que levou mais de um ano para ficar pronta e se tornou um clássico do metal oitentista
A lendária banda de thrash metal que os integrantes do Metallica iam assistir nos anos 80
Mark Osegueda, do Death Angel, diz que Cliff Burton era "um cara maravilhoso"
A obsessão de Kirk Hammett que moldou a identidade do Metallica
Como o Metallica vendeu 160 mil ingressos em dois dias, segundo Kirk Hammett
Os detalhes escondidos na foto caótica que ilustra encarte de "Master of Puppets", do Metallica
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
Angra: Alguns problemas não se resolvem com sonho de doce de leite


