Underground: a gênese da verdadeira arte
Por L. Guerra
Fonte: Turistas Lunáticos
Postado em 06 de setembro de 2013
Então recentemente sentenciou o ANDRÉ MATOS: "Eu acho que o talento real nasce no Underground e aí vai eventualmente ter acesso aos grandes meios de comunicação ou não, mas eu acredito que o único berçário de grandes talentos é o movimento Underground(...)".
Para quem não sabe, o Universo Underground vai muito além do Rock: é um ambiente cultural que também abrange Artes Plásticas, Literatura, Cinematografia (curta ou longa-metragem), e quaisquer movimentos culturais sem apelo popular.
Apesar de parecer radical a afirmação deste Gênio Musical, ele está certo. Certíssimo.
Os reais talentos nascem no Underground e eventualmente podem atingir o Mainstream. - Quando atingem o Mainstream, os artistas não deixam de ser talentosos; podem perder em qualidade, podem se trair em questão estética, mas ainda serão notáveis traços de suas particularidades.
E aqueles que começam o trabalho de imediato no plano Mainstream geralmente tem intenção de fazer girar um capital, para isso se submetem à necessidade de atingir um número grande de pessoas.
As expressões artísticas Mainstream precisam ser estruturalmente muito parecidas: são feitas pela chamada Reprodutibilidade Técnica. Foram desenvolvidos recursos técnicos para multiplicar aquilo que é considerado o traço mais marcante de certas formas de arte.
Essa tentativa de fazer as artes ficarem mais próximas, mais tangíveis, mais compreensíveis, mais democráticas acabou por superar, banalizar o caráter único de todas elas.
Segundo Nietzsche, "Onde as massas tem o poder de decidir, a autenticidade se torna supérflua, nociva e prejudicial". O entretenimento distanciou a arte do cidadão comum, tornando assustador o relativismo estético em nossa cultura.
Portanto para absorver a Arte pura, original, genuína, é necessário cultivo: o ser humano cujo espírito é educado pelas artes, possui o Juízo de Gosto Adequado, gosto apurado, sendo ele capaz de compreender que a Arte, seja de qual forma for, está além da utilidade e do entretenimento.
A verdadeira Arte geralmente choca, perturba, faz tropeçarem os sentidos e consequentemente causa o arrebatamento, pois ela não transmite aquilo que se espera. A verdadeira Arte não se faz valer por símbolos estabelecidos, e sim pela subjetividade de quem a manifesta, que por sua vez encontra uma técnica.
Theodor W. Adorno, Filósofo, Sociólogo, Musicólogo e Compositor alemão, toca nesse ponto em sua obra Teoria Estética: "A Arte deve mostrar a condição humana perante a vida: mostrar o humano em todas as suas possibilidades, inclusive na esfera trágica e horrorosa(...)".
É necessário livrar-se dos dogmatismos e relativismos para que seja possível produzir e absorver a Arte, para que seja possível formular conclusões racionais ou no mínimo adequadas sobre a mensagem que ela quer transmitir, seja lá qual for a sua linguagem.
Mais uma vez se faz necessário citar Nietzsche: "Quanto mais superior é uma coisa em seu gênero, tanto mais raramente ela é bem sucedida".
Por essa sublime razão, o Movimento Underground é indiscutivelmente o "berçário de grandes talentos".
Não faz sentido desconfiar de quem atribui ao Underground a Gênese da Nobreza Artística. Neste ambiente nascem artistas que propõem sumariamente uma visceral afirmação da Vida.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
"Holy Land", do Angra, será relançado em CD e LP
Por que o Lollapalooza parece ter "só bandas que você não conhece", segundo o Estadão
Vocalista encoraja fãs a conhecer a fase farofa do Pantera
Rodolfo teria recusado fortuna para se reunir com os Raimundos
Jessica Falchi critica sexualização da mulher na guitarra: "Não me verão tocando de biquíni"
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
O megahit do Sepultura que conta com membro do Skank na gravação e poucos sabem
Red Hot Chili Peppers: A faixa que Anthony Kiedis odeia "a música, a letra e o vocal"
O maior vocalista de rock de todos os tempos, segundo Ian Anderson do Jethro Tull


Megadeth, "Risk", "Dystopia" e a dificuldade em aceitar a preferência pessoal alheia
Arch Enemy, o mistério em torno da nova vocalista e os "detetivões" do metal
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Angra: Alguns problemas não se resolvem com sonho de doce de leite



