Underground: a gênese da verdadeira arte

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por L. Guerra, Fonte: Turistas Lunáticos
Enviar correções  |  Ver Acessos

Então recentemente sentenciou o ANDRÉ MATOS: "Eu acho que o talento real nasce no Underground e aí vai eventualmente ter acesso aos grandes meios de comunicação ou não, mas eu acredito que o único berçário de grandes talentos é o movimento Underground(...)".

Cachorros: As raças que melhor combinam com cada gêneroKiss x Secos & Molhados: o fim da polêmica

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Para quem não sabe, o Universo Underground vai muito além do Rock: é um ambiente cultural que também abrange Artes Plásticas, Literatura, Cinematografia (curta ou longa-metragem), e quaisquer movimentos culturais sem apelo popular.

Apesar de parecer radical a afirmação deste Gênio Musical, ele está certo. Certíssimo.

Os reais talentos nascem no Underground e eventualmente podem atingir o Mainstream. - Quando atingem o Mainstream, os artistas não deixam de ser talentosos; podem perder em qualidade, podem se trair em questão estética, mas ainda serão notáveis traços de suas particularidades.

E aqueles que começam o trabalho de imediato no plano Mainstream geralmente tem intenção de fazer girar um capital, para isso se submetem à necessidade de atingir um número grande de pessoas.

As expressões artísticas Mainstream precisam ser estruturalmente muito parecidas: são feitas pela chamada Reprodutibilidade Técnica. Foram desenvolvidos recursos técnicos para multiplicar aquilo que é considerado o traço mais marcante de certas formas de arte.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Essa tentativa de fazer as artes ficarem mais próximas, mais tangíveis, mais compreensíveis, mais democráticas acabou por superar, banalizar o caráter único de todas elas.

Segundo Nietzsche, "Onde as massas tem o poder de decidir, a autenticidade se torna supérflua, nociva e prejudicial". O entretenimento distanciou a arte do cidadão comum, tornando assustador o relativismo estético em nossa cultura.

Portanto para absorver a Arte pura, original, genuína, é necessário cultivo: o ser humano cujo espírito é educado pelas artes, possui o Juízo de Gosto Adequado, gosto apurado, sendo ele capaz de compreender que a Arte, seja de qual forma for, está além da utilidade e do entretenimento.

A verdadeira Arte geralmente choca, perturba, faz tropeçarem os sentidos e consequentemente causa o arrebatamento, pois ela não transmite aquilo que se espera. A verdadeira Arte não se faz valer por símbolos estabelecidos, e sim pela subjetividade de quem a manifesta, que por sua vez encontra uma técnica.

Theodor W. Adorno, Filósofo, Sociólogo, Musicólogo e Compositor alemão, toca nesse ponto em sua obra Teoria Estética: "A Arte deve mostrar a condição humana perante a vida: mostrar o humano em todas as suas possibilidades, inclusive na esfera trágica e horrorosa(...)".

É necessário livrar-se dos dogmatismos e relativismos para que seja possível produzir e absorver a Arte, para que seja possível formular conclusões racionais ou no mínimo adequadas sobre a mensagem que ela quer transmitir, seja lá qual for a sua linguagem.

Mais uma vez se faz necessário citar Nietzsche: "Quanto mais superior é uma coisa em seu gênero, tanto mais raramente ela é bem sucedida".

Por essa sublime razão, o Movimento Underground é indiscutivelmente o "berçário de grandes talentos".

Não faz sentido desconfiar de quem atribui ao Underground a Gênese da Nobreza Artística. Neste ambiente nascem artistas que propõem sumariamente uma visceral afirmação da Vida.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Opiniões

Cachorros: As raças que melhor combinam com cada gêneroCachorros
As raças que melhor combinam com cada gênero

Kiss x Secos & Molhados: o fim da polêmicaKiss x Secos & Molhados
O fim da polêmica


Sobre L. Guerra

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Cli336x280 CliIL Cli336x280 CliInline