A cena do rock em Curitiba está vendida para os covers

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Patrick Schmidt, Fonte: facebook
Enviar correções  |  Ver Acessos

O rock em Curitiba está vendido para os covers.

O texto abaixo pode parecer um desabafo. E é.

Nos dias atuais por conta da constante evolução da internet uma banda não precisa vender a alma paradivulgar seu material. Com o auxilio da grande rede as bandas podem divulgar sem precisar se prostituir para rádios, empresários e charlatões de sempre do ramo.

Humor: Não basta um machado na mão para ser Black MetalRock: 25 fotos pra fazer você continuar acreditando na música

No caso que estou abordando, em Curitiba temos milhares de aspirantes a músico. Digo aspirantes, pois existem muitos jovens que compram um instrumento, vão pra frente do computador e em duas semanas já tem uma banda formada com o repertório mais manjado que A LAGOA AZUL. Com isso, já procuram sua matinê pra tocar e o seu lugar ao sol - Seja para impressionar as meninas, amigos, a família ou o cachorro -a cena do rock em Curitiba está vendida para os covers. A arte está sendo deixada de lado por alguns trocados (Se você ganha alguma coisa com isso, já é digno de aplausos. Em muitos casos, você tem que pagar para tocar).

Quantos amigos desistem de bolar algo realmente novo, pois não temos espaço? Eu precisaria de muitas mãos para contar nos dedos.

Na contramão desse panorama, temos pessoas que se esforçam pra divulgar seu material e que lutam pelos seus sonhos dia após dia. Mas será que esses músicos são valorizados dentro de seu ramo e de sua cidade?

Ao me deparar com a cena atual,digo que essa pergunta fica sem resposta definida. Como músico eu já fui bem tratado e mal tratado, valorizado e ignorado, ovacionado no decorrer dos anos. Alguns podem dizer que isso é comum, um músico está sujeito a esse tipo de tratamento independente de qualquer coisa que toque.

O público curitibano é um dos mais difíceis de agradar. Isso não se resume a música. São muito exigentes e tem aversão a novidades, valorizando o som pra ganhar o final de semana erguendo um copo de bebida ouvindo as inéditas das noitadas como Paranoid, Smoke On The Water, Born To Be Wild, etc... Ao invés de sair de casa e conhecer o que há de novo a ser oferecido.

Para ajudar, as casas da cidade não oferecem apoio às bandas autorais, sabendo que seus lucros caem com menos público. Eu não julgo os donos destes estabelecimentos, afinal são homens de negócios e não tem obrigação de serem os "salvadores da pátria" das bandas que querem divulgar seu trabalho. Culpo o público que não se interessa por coisas novas e vive em uma era de comodismo musical e revivals.

Muito comum, e já ouvi incontáveis vezes é que a cena local não presta e que não tem bandas boas. Mas 95% destas sequer sabe o que está rolando ao seu redor e se interessa em ouvir algo com um pouco mais de carinho.

Vertente de rock tem para todos os gostos: Brokken, Braveheart,.50,Wigand,Fire Shadow,Ribas On The rocks,Human Nature,Rage Darkness,Livin Garden e Wild Child só pra começar. Bandas que diariamente levam a bandeira do rock e metal nacional à frente. Aos poucos, acredito que este patamar deve mudar. Estamos evoluindo devagar, mas caminhando sempre à frente.

Pesquise. Saia da zona de conforto do seu jukebox dos anos 70 e 80. Não desmereço a época, muito pelo contrário, mas o excesso de saudosismo mata qualquer chance de novos talentos.Temos que valorizar o som autoral não só de Curitiba, mas de qualquer lugar.

Conheça um pouco mais das bandas que não estão no seu ITUNES ou MEDIA PLAYER. O que o Metallica, Slayer,Exudus, Testament e Megadeth fizeram pela cena local de sua época não foi por milagre, acredite. Muito se deve aos jovens buscarem algo novo e fazer acontecer.

E então? Que tal conhecer uma banda nova hoje?




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Opiniões

Humor: Não basta um machado na mão para ser Black MetalHumor
Não basta um machado na mão para ser Black Metal

Rock: 25 fotos pra fazer você continuar acreditando na músicaRock
25 fotos pra fazer você continuar acreditando na música

Metal Brasileiro: 10 bandas recomendáveis fora o SepulturaMetal Brasileiro
10 bandas recomendáveis fora o Sepultura

Jim Carrey: batendo cabeça ao som de Cannibal CorpseJim Carrey
Batendo cabeça ao som de Cannibal Corpse

Frases de bandas: o que eles realmente querem dizer?Frases de bandas
O que eles realmente querem dizer?

Decca Records: A gravadora que negou um contrato aos BeatlesDecca Records
A gravadora que negou um contrato aos Beatles

Judas Priest & FNM: Halford comenta foto polêmica com BottumJudas Priest & FNM
Halford comenta foto polêmica com Bottum


Sobre Patrick Schmidt

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adGoo336|adClio336