A cena do rock em Curitiba está vendida para os covers
Por Patrick Schmidt
Fonte: facebook
Postado em 03 de setembro de 2013
O rock em Curitiba está vendido para os covers.
O texto abaixo pode parecer um desabafo. E é.
Nos dias atuais por conta da constante evolução da internet uma banda não precisa vender a alma paradivulgar seu material. Com o auxilio da grande rede as bandas podem divulgar sem precisar se prostituir para rádios, empresários e charlatões de sempre do ramo.
No caso que estou abordando, em Curitiba temos milhares de aspirantes a músico. Digo aspirantes, pois existem muitos jovens que compram um instrumento, vão pra frente do computador e em duas semanas já tem uma banda formada com o repertório mais manjado que A LAGOA AZUL. Com isso, já procuram sua matinê pra tocar e o seu lugar ao sol - Seja para impressionar as meninas, amigos, a família ou o cachorro -a cena do rock em Curitiba está vendida para os covers. A arte está sendo deixada de lado por alguns trocados (Se você ganha alguma coisa com isso, já é digno de aplausos. Em muitos casos, você tem que pagar para tocar).
Quantos amigos desistem de bolar algo realmente novo, pois não temos espaço? Eu precisaria de muitas mãos para contar nos dedos.
Na contramão desse panorama, temos pessoas que se esforçam pra divulgar seu material e que lutam pelos seus sonhos dia após dia. Mas será que esses músicos são valorizados dentro de seu ramo e de sua cidade?
Ao me deparar com a cena atual,digo que essa pergunta fica sem resposta definida. Como músico eu já fui bem tratado e mal tratado, valorizado e ignorado, ovacionado no decorrer dos anos. Alguns podem dizer que isso é comum, um músico está sujeito a esse tipo de tratamento independente de qualquer coisa que toque.
O público curitibano é um dos mais difíceis de agradar. Isso não se resume a música. São muito exigentes e tem aversão a novidades, valorizando o som pra ganhar o final de semana erguendo um copo de bebida ouvindo as inéditas das noitadas como Paranoid, Smoke On The Water, Born To Be Wild, etc... Ao invés de sair de casa e conhecer o que há de novo a ser oferecido.
Para ajudar, as casas da cidade não oferecem apoio às bandas autorais, sabendo que seus lucros caem com menos público. Eu não julgo os donos destes estabelecimentos, afinal são homens de negócios e não tem obrigação de serem os "salvadores da pátria" das bandas que querem divulgar seu trabalho. Culpo o público que não se interessa por coisas novas e vive em uma era de comodismo musical e revivals.
Muito comum, e já ouvi incontáveis vezes é que a cena local não presta e que não tem bandas boas. Mas 95% destas sequer sabe o que está rolando ao seu redor e se interessa em ouvir algo com um pouco mais de carinho.
Vertente de rock tem para todos os gostos: Brokken, Braveheart,.50,Wigand,Fire Shadow,Ribas On The rocks,Human Nature,Rage Darkness,Livin Garden e Wild Child só pra começar. Bandas que diariamente levam a bandeira do rock e metal nacional à frente. Aos poucos, acredito que este patamar deve mudar. Estamos evoluindo devagar, mas caminhando sempre à frente.
Pesquise. Saia da zona de conforto do seu jukebox dos anos 70 e 80. Não desmereço a época, muito pelo contrário, mas o excesso de saudosismo mata qualquer chance de novos talentos.Temos que valorizar o som autoral não só de Curitiba, mas de qualquer lugar.
Conheça um pouco mais das bandas que não estão no seu ITUNES ou MEDIA PLAYER. O que o Metallica, Slayer,Exudus, Testament e Megadeth fizeram pela cena local de sua época não foi por milagre, acredite. Muito se deve aos jovens buscarem algo novo e fazer acontecer.
E então? Que tal conhecer uma banda nova hoje?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
Axl Rose revela problema de saúde que tornou show do Guns N' Roses um desafio
Combat Records anuncia retorno global com foco na América do Sul
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal
As 5 melhores músicas do Yes de acordo com o guitarrista Steve Howe
A música do Pink Floyd que fez Roger Waters mudar de discurso sobre ex-colega de banda
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
Ritchie Blackmore sobre o Deep Purple: "Nunca senti que fosse algo extraordinário."
Veja Ritchie Blackmore tocando "Smoke on the Water" com o Deep Purple após 33 anos
Deep Purple compartilha fotos de reencontro com Ritchie Blackmore
Baterista não sabe até quando conseguirá tocar as músicas do Cannibal Corpse
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo
Por que Glenn Hughes foi demitido do Black Sabbath, segundo Tony Iommi
A lenda do rock mais jovem cuja morte deixou Pete Townshend profundamente abalado



Por que o heavy metal segue relevante após mais de cinco décadas?
As emoções que uma música desperta merecem mais atenção que qualquer crítico ou "influencer"
As bandas de heavy metal nem sempre farão a mesma coisa (e isso não é ruim)
O problema não é usar celular em shows, mas sim fiscalizar os outros
Guns N' Roses: o mundo visto do banquinho


