Respeito aos músicos brasileiros

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Márcio Baraldi
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Há exatos dez anos atrás eu dividi o palco do saudoso programa Musikaos, na TV Cultura, com o Angra, que então estava feliz da vida, revigorado com sua nova formação e divulgando seu disco de retorno trinfual, o excelente “Rebirth”. Me lembro que na ocasião, Edu Falaschi fez um entusiasmado elogio ao público headbanger brasileiro, dizendo que o público metálico era o mais fiel do mundo e também dos mais cultos, pois falava inglês e apreciava música bem tocada, o que é o caso do Heavy Metal, estilo conhecido pelo virtuosismo de seus músicos. Mas... e hoje em dia? Será que esse público ainda mereceria tal elogio? A julgar pelos recentes desabafos de Thiago Bianchi, vocalista do Shaman, e do próprio Edu, ambos amplamente divulgados no meio roqueiro, eu creio que os tempos mudaram. E o público também. Quando vi tais desabafos, primeiro do Thiago e depois do Edu, imediatamente pensei:"Milagre! Finalmente alguém está sendo sincero nesse mercado e falando a verdade! ". Sim, porque o que ambos falaram nada mais é do que a pura verdade que ninguém nesse mercado quer assumir publicamente. O que Thiago e Edu fizeram foi apenas dizer publicamente o que TODOS os músicos brasileiros dizem nas mesas de bar para os amigos, familiares e próprios colegas.

1126 acessosAngra: em entrevista, banda fala sobre disco que sai em fevereiro5000 acessosFull Rock: 10 músicas desgraçadas por bandas de forró

Todo mundo está careca de saber que ser músico (e artista em geral) no Brasil é uma missão muito difícil e ingrata. Por que? Porque vivemos num país que nunca teve uma política governamental sólida de apoio a sua própria cultura. Um país onde as rádios e TVs desde sempre pertencem a meia dúzia de famílias ou conglomerados poderosos que mandam e desmandam na mídia. É a família Marinho, a família Civita, a família Abravanel, os bispos da Univer$al, e mais algumas por aí. Tem deputado e senador neste país que tem mais de dez emissoras de rádio. Não pra tocar músicos brasileiros, mas pra ganhar dinheiro com jabá, verdadeira fábrica de fortunas! E o mais triste é que apesar de rádios e TVs serem concessões PÚBLICAS do governo, essas mesmas emissoras não dão espaço para o público, apenas para o privado, ou seja, para os anunciantes. O público mesmo que se dane, que engula calado o que os donos da mídia querem lhe empurrar goela abaixo. Engulam novelas idiotas, programas de humor sem graça, notícias manipuladas, mentiras deslavadas, apoio explícito a determinados candidatos nas eleições, pornografia, baixarias, reality shows vergonhosos, enfim, engulam tudo que os faça cada vez mais burros e alienados. Cada vez mais fúteis, superficiais e despolitizados. E, claro, pra coroar esse processo todo, falta uma peça-chave: a música! A música, uma das artes mais antigas e sublimes da Humanidade, que sempre serviu para entreter saudavelmente as pessoas, para transmitir boas mensagens e despertar sentimentos, hoje serve para uma única coisa:durar um verão e depois ir para o lixo.

É isso que as rádios populares e a grande mídia desejam quando expulsam de sua programação Chico Buarque, Milton Nascimento, Raul Seixas, Rita Lee, Elis Regina, Renato Russo, Cazuza, e tantos outros músicos brasileiros de valor inquestionável, para colocar em seu lugar “artistinhas” acéfalos, criados em laboratório e programados para durar um ou dois verões. É o que desejam quando boicotam radicalmente o metal e o rock de qualidade brasileiros para substituí-los por “canções” pavorosas de dois acordes mal tocados, com letras que fazem o Tiririca parecer o Einsten. Expulsam músicos formidáveis, repletos de talento e idéias inteligentes, para colocar em seu lugar vagabas de bunda e peitos siliconados gemendo uma tonelada de palavrões. Pra tocar coisas que a gente sente vergonha só de ouvir o refrão.

Edu Falaschi e Thiago Bianchi sabem muito bem disso tudo, pois sentem na própria pele essa injustiça todos os dias. Como tantos milhares de músicos brasileiros, Thiago e Edu dedicaram suas vidas a estudar música arduamente desde crianças. Gastaram muito tempo e dinheiro do próprio bolso em conservatórios, para desenvolver a vocação e o talento com o qual nasceram. Para realizarem seu sonho e projeto de vida. Gastaram pequenas fortunas gravando discos ótimos e caros, produzindo clipes idem, comprando instrumentos, equipamentos, iluminação e figurinos de palco. Tudo para oferecer o melhor para o público. E o que recebem em troca?! ?

Cadê aquele “público fiel e culto do metal” que não lotam seus shows? Que não compram seus discos originais, que não garantem o sustento dos próprios artistas que dizem gostar?

Infelizmente músico no Brasil sempre foi uma categoria profissional desmobilizada, despolitizada, largada “à própria sorte”. Nunca possuíram um sindicato atuante que organizasse a categoria, que estabelecesse tabela de preços de cachês, que tivesse um Departamento Jurídico forte para defende-los de caloteiros e tantos picaretas que infestam esse mercado de shows no Brasil. Que lutasse junto ao Congresso por leis que apoiassem e protegessem a música brasileira, que peitasse o “Império do Jabá” que sempre reinou nas rádios e TVs e obrigassem-nas a reservar uma cota de suas programações para a música nacional de qualidade, incluindo-se aí o rock e o metal. Falta um sindicato para garantir aos músicos brasileiros o direito de viverem dignamente da própria música, sem precisarem jogar as próprias composições no lixo e (sobre)viverem de covers em barzinhos. Nem de dar aulas para o resto da vida. Um sindicato que substitua a OMB (Ordem dos Músicos do Brasil) que está aí hoje e nada faz de concreto pelos músicos.

Falta uma política cultural do governo para fazer pela música brasileira o mesmo que está fazendo pelo cinema brasileiro. Hoje, graças ao apoio do governo o cinema nacional cresceu, apareceu e ganhou o mundo! Hoje temos sucessos internacionais como “Tropa de Elite”, ”Chico Xavier”, “Cidade de Deus” e tantos outros e uma produção que não para de crescer, com novos filmes todo mês.

É preciso conquistar o mesmo respeito para com a música nacional. Hoje temos milhares de músicos talentosos, com músicas maravilhosas, mas que não tocam nas rádios, nao aparecem na TV, não alcançam o povão, ninguém conhece. Será que é pedir demais que num país de 200 milhões de habitantes, alguns milhares comprem seus discos e vão aos seus shows?

E, por favor, não venham dizer que basta o Youtube, o Myspace e um boca-a-boca pra alguém fazer sucesso que isso já está provado que não passa de ilusão. O Youtube é um oceano de caras e bocas, onde uma pequena parcela que realmente tem talento se perde numa imensidão de lixo que só serve mesmo pra ocupar espaço. Lugar de música boa é no rádio! Sempre foi, sempre será.

Também não concordo quando dizem que o público não vai aos shows nacionais porque gastam todo seu dinheiro em shows estrangeiros e acaba não sobrando nada no bolso. Há tantos shows nacionais bacanas pelo Brasil afora por dez, vinte, trinta reais. Isso é dinheiro de pinga para quem paga 500 reais para ver o Metallica ou o Roger Waters, por exemplo. Isso é desculpa esfarrapada, as pessoas não vão porque só querem assistir o que está na moda. Só querem ver o que já é famoso, ou o que a mídia lhes manda assistir, os artistinhas canastrões que essa mesma mídia fabrica e vende para o público. As pessoas hoje em dia não dão mais valor para o conteúdo, e sim para a embalagem. Quem tiver a melhor propaganda ( e mais grana para ela), leva!

Por tudo isso, Thiago e Edu não tem que pedir desculpas a ninguém, muito pelo contrário. É o público que deveria se desculpar com eles e com todas essas bandas de alto nível que o Brasil possui e que não recebem o devido respeito e valor que merecem.

Eu já aplaudi Thiago e Edu como músicos muitas vezes na minha vida. Mas desta vez os aplaudo em dobro:pelo talento e pela sinceridade! Respeito aos músicos brasileiros!

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

AngraAngra
Em entrevista, banda fala sobre disco que sai em fevereiro

162 acessosElvenking: trazendo material novo para shows no Brasil899 acessosRafael Bittencourt: "Eu nunca fui tão feliz", making of #23327 acessosRedeTV!: Sonoridades entrevista a banda Angra nesta quinta-feira544 acessosAngra Fest: Fabio Lione e Pompeu convidam fãs para o festival3841 acessosNando Moura: a trolagem do Megadeth e o Top 5 do Kiko Loureiro0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Angra"

Bruno SutterBruno Sutter
Ele diz que Fabio Lione tomaria um "pau de vocal"

AngraAngra
Análise vocal de Fabio Lione

MegadethMegadeth
O guitarrista que poderia ter ficado com a vaga de Kiko

0 acessosTodas as matérias da seção Opiniões0 acessosTodas as matérias sobre "Angra"0 acessosTodas as matérias sobre "Almah"0 acessosTodas as matérias sobre "Shaman"0 acessosTodas as matérias sobre "Arena"


Full RockFull Rock
10 músicas desgraçadas por bandas de forró

The Voice KidsThe Voice Kids
Garotinha canta Led Zeppelin e conquista todos

SarcófagoSarcófago
Wagner fala da banda, radicalismo, Ghost e muito mais

5000 acessosPink Floyd: dupla sertaneja desvirtua clássico da banda5000 acessosBruce Dickinson: vocalista elege seus 5 álbuns preferidos5000 acessosSeparados no nascimento: James Hetfield e Mano Menezes3740 acessosMeias e consolos: produtos estranhos com marcas de bandas5000 acessosSebastian Bach: o Stryper é uma bosta!3037 acessosTrivium: confira paródias de metal feitas pelo baixista da banda

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Sobre Márcio Baraldi

É o cartunista mais rocker do Brasil. Colabora há anos com as principais revistas de rock do paYs: Rock Brigade, Metalhead, Dynamite e Roadie Crew, alUm das revistas Tatto (tatuagem), Brazil (er_tica), VisOo EspYrita, etc. É autor da se_Oo Rock Comics aqui no Whiplash! e eventualmente produz alguns textos. É chargista no Sindicato dos Bancários de SP; nOo fuma, nOo bebe, odeia drogas, s_ faz sexo com camisinha e vota no PT. Enfim... um puta cara legal!!!

Mais matérias de Márcio Baraldi no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online