RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

John Dolmayan, baterista do System Of A Down, quer ajudar fãs que não puderem ir aos shows

Dave Mustaine não tinha planos de se tornar vocalista do Megadeth

The Beatles, agora e então: Como assim ainda se fala de Beatles?

Produtor de longa data do Black Sabbath revela os segredos do timbre da guitarra de Tony Iommi

O canadense que matou uma família e culpou música de Ozzy

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

A reação de seu advogado após guitarrista recusar cargo de guitarrista de Ozzy Osbourne

Paul McCartney e o que "estragou" Elvis Presley que os Beatles evitaram; "teria acontecido"

Kurt Cobain comenta as músicas do Nirvana que compôs para combater o sexismo

O integrante do Led Zeppelin com quem Robert Plant sempre perdia a paciência

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

Primeira música escrita por Steve Harris tinha título "horrível" e virou faixa de "Killers"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

A conturbada saída de Steve Souza do Testament, nas palavras de Eric Peterson

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis


Stamp
Bangers Open Air

Quem tem medo do Pop?

Por Giorgio Moraes
Postado em 10 de setembro de 2010

Você já se perguntou o que é ser Pop no mundo da música? É simplesmente atingir todos os tipos de ouvintes, diriam alguns. É ser musicalmente pobre, diriam outros. Mas será que ser Pop se resume mesmo a não ter nada de bom para oferecer? Será que aquilo que a mídia chama de Cultura Pop é, na verdade, o universo dos acéfalos? A questão é mais complicada do que se pensa.

O IRON MAIDEN é uma banda popular no mundo todo. Mas eu nunca ouvi ninguém dizer que o Iron seja um grupo que faça música Pop. Também nunca li nenhum artigo que afirmasse que os comandados de BRUCE DICKINSON fossem pobres de melodia. Mas seguindo a lógica do conceito que muitos tem sobre Cultura Pop, podemos afirmar que se o IRON MAIDEN é popular, ele é Pop. Se ser Pop é ter composições fracas, o IRON MAIDEN compõe músicas ruins, visto que é uma banda Pop. Apelo à Filosofia: se as premissas são verdadeiras, a conclusão a que se chega também será verdadeira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Imagine agora que ser Pop implicaria também em não ter uma boa temática nas letras. Partindo dessa premissa, alguém afirmaria que o RAGE AGAINST THE MACHINE foi uma banda sem conteúdo em suas letras? Mas seguindo a lógica do conceito que muitos tem sobre Cultura Pop, podemos afirmar que se o RAGE AGAINST THE MACHINE foi (e continua sendo) popular, a trupe de ZACK DE LA ROCHA foi (e continua sendo) uma banda Pop. Se ser Pop é ter letras ruins, o RAGE AGAINST THE MACHINE compôs muitas letras ruins.

Mas talvez estar inserido na Cultura Pop seja receber atenção da grande mídia especializada em forma de premiação pela excelência de um trabalho. Mas em 2004 o DIMMU BORGIR recebeu na Noruega o Spellemannsprisen, premiação equivalente ao Grammy naquele país, pelo estrondoso sucesso de Death Cult Armageddon. Com base em toda a lógica do conceito que se tem sobre Cultura Pop, posso afirmar que o DIMMU BORGIR é uma banda Pop. Ou não? Difícil dizer o que é e o que não é Pop, meus caros. Mesmo apelando para a Filosofia, a situação não se resolve.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

No fim das contas eu me arrisco a afirmar que Humberto Gessinger estava certo: O Pop não poupa ninguém!

Seja lá o que isso signifique.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Pierce The Veil
Comitiva


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Giorgio Moraes

Giorgio Moraes, 33 anos, é formado em Letras. Natural do Rio de Janeiro, ele reside a 20 anos em São Luis do Maranhão. Tem em seu currículo shows como Raimundos, Detonautas, Skank, e a histórica apresentação dos Stones em Copacabana, no ano de 2006. Escritor, atualmente divulga seu 1º Ebook de poesia.
Mais matérias de Giorgio Moraes.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS