O rock brazuca atual e seus afluentes...
Postado em 06 de outubro de 2003
Vocês já reparam que o fantasma do New Metal vem tomando conta das influências de músicos e produtores? Um exemplo bem claro é o Tihuana, a banda que tinha como influências rock pesado e música latina, principalmente Manu Chao, hoje em dia já traz no seu som uma bagagem de música eletrônica e também de bastante peso como o Linkin Park ou Limp Bizkit. Tudo bem que muitas das levadas deles já eram bem puxadas pro rap e hip hop, aí ficou fácil agregar mais essas influências.
Alguém aí já escutou o som da Pitty? Esse é um outro ótimo exemplo da invasão do New Metal. O som dela que está rolando nas rádios, a música "Máscara", tem toda uma pegada característica desse estilo, apesar de não ter um DJ trabalhando com a banda e ela não demonstrar influências do hip hop. Aliás, parabéns à equipe que produziu o clipe dessa música, ele é cheio de idéias muito interessantes e tem uma fotografia fantástica! Já a produção do álbum poderia ser algo até mais elaborado, é fácil sentir falta de alguns teclados de fundo ou até alguns efeitos mais pirados de guitarra que, com certeza, vestiriam como uma luva no som. Mesmo assim o trabalho merece ser escutado.
Uma banda que já não é tão novinha, mas que tem muita coisa pra ser analisada é o CPM22. Eles possuem um ponto muito interessante que é a evolução do trabalho. O último álbum é um pouco (Notem bem! Eu disse um pouco!) diferente do anterior, as composições são mais maduras musicalmente, eu diria até um pouco mais inteligentes do que as levadas rápidas do primeiro trabalho. Quanto às letras, esse amadurecimento não foi tão grande, o espírito colegial Blink 182 continua lá intacto, esse com certeza é um dos pontos que cativou muita gente a comprar o novo CD. Isso é o que pode se chamar de amadurecimento. Uma banda cresce, muda um pouco, nada muito forçado e mesmo assim você ainda percebe a pegada dos caras, o estilo, a marca registrada, aquilo que se trocar um dos componentes da banda a diferença já é sensível. Se o CPM continuar desse jeito com certeza eles vão ter seu lugar ao sol eternamente como um Paralamas do Sucesso, Titãs, Capital Inicial, etc.
Aliás, gostaria de dividir com vocês leitores do Whiplash uma dúvida que não sai da minha cabeça com relação às bandas pequenas. Por que é que toda banda de pop rock que faz som próprio muitas vezes tenta imitar bandas que já existem?! Certamente você já foi em algum bar, um show, uma balada e viu aquela banda tocando músicas cover, até aí tudo legal. Mas aí os caras anunciam que vão tocar uma música deles e ronto! Começa o pesadelo! Os caras tocam uma música muito chupinhada de algum sucesso de alguém, como por exemplo, do CPM22. Aí você repara que o vocalista tem os mesmos trejeitos, canta igual, se mexe igual no palco e tudo mais.
Tempos atrás a banda do momento era o Jota Quest, e todo lugar que eu ia tinha uma banda de cover que o som próprio dos caras era idêntico ao dele! Lembro também que já vi isso acontecer com O Rappa e Planet Hemp.
Influência é uma coisa, cópia é outra. O pessoal tem capacidade de criar música, tocar direito um instrumento, mas fica tão alucinado com o som da banda que está curtindo que acaba fazendo músicas que não acrescentam em nada, não inovam nada. Galera! O grande lance é inovar, criar, construir, destruir, renovar, tentar de novo até que se tenha algo muito autêntico. Se for para eu comprar um CD de uma banda igual ao Jota Quest é claro que vou comprar o do Jota Quest. Engraçado que já vi isso acontecer várias vezes no mundo do metal também (Sim! Eu também já fui metaleiro, mesmo falando de tanta banda de pop rock atual.).
Povo do rock´n roll, não quero aqui falar o que é bom ou o que deixa de ser, claro que algumas coisas são realmente ruins no gosto geral, mas o importante é cada um na sua mas com alguma coisa em comum. (Engraçado, já vi isso em algum lugar...)
É isso aí galerinha! Por agora é só. Mandem e-mails para mim ([email protected]), vou ter o maior prazer de lê-los e respondê-los. Mandem idéias para serem comentadas, mandem mensagens com notícias interessantes, só não vale xingar a mãe!
Um abraço e até a próxima!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Como uma banda transformou seu adeus em um dos filmes mais importantes do rock
Scorpions se manifesta sobre morte de ex-baixista Francis Buchholz
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Megadeth lança seu último disco de estúdio, que traz versão de "Ride the Lightning"
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Francis Buccholz, baixista do Scorpions em sua fase clássica, morre aos 71 anos
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
"Está gravado, só falta mixar", diz Myles Kennedy sobre o novo álbum de Slash
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
O hit dos Beatles que contém grande erro: "Uma das coisas mais idiotas que fizemos"
Max Cavalera: "O único presidente bom do Brasil foi morto"
O que significa "YYZ", título de instrumental que é um dos maiores clássicos do Rush


Será que todo fã é um idiota? Quando a crítica ignora quem sustenta a música
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A nostalgia está à venda… mas quem está comprando? Muita gente, ao menos no Brasil
Afinal o rock morreu?
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Lojas de Discos: a desgraça e o calvário de se trabalhar em uma
Avenged Sevenfold: desmistificando o ódio pela banda



