Baixista do ZZ Top se recupera e volta à turnê
Fonte: Terra Música
Postado em 30 de setembro de 2002
Domingo, 29 de setembro de 2002, 17h57
O ZZ Top vai terminar o que começou. A veterana banda do Texas teve de abandonar a parte européia de sua turnê mundial quando o baixista Dusty Hill ficou doente, diagnosticado com hepatite C. Agora que Hill está se sentindo melhor, ele e seus dois companheiros estão prontos para atravessar o continente com seu rock com tom caipira, mas nada singelo.
"Eu sou a prova viva que a hepatite C pode ser tratada e contida - e o ZZ Top não", brinca o músico de 53 anos, que também carrega uma das marcas registradas do grupo, uma longuíssima barba, assim como o guitarrista Billy F. Gibbons. "Estamos todos entusiasmados com nossa volta a Europa e pegar do ponto em que deixarmos", completa.
Hill, Gibbons e o baterista Frank Beard embarcaram em um avião da Lufthansa no sábado à tarde e rumaram para o outro lado do mundo, onde o trio de 33 anos de carreira se apresentará em Helsinki, Finlândia, na terça-feira.
"É maravilhoso podermos viajar e fazer o que fazemos para todos os que nos apoiaram tanto enquanto estivemos fora da estrada", diz Beard, 53 anos. Entre as paradas do ZZ Top estão Stockholm, na Suécia; Alborg e Copenhagen, na Dinamarca; Hamburgo, Leipzig, Frankfurt, Saarbrucken, Essen, Munique e Stuttgart, na Alemanha; Paris, França; Vienna, na Áustria; Bruxelas, na Bélgica; Brno, na República Tcheca; Zagreb, na Croácia; Zurique, Suíça; Milão, na Itália; Amsterdam e Manchester, na Inglaterra.
A turnê de 22 paradas vai até o dia 1º de novembro em Londres. Praga e República Tcheca estavam no roteiro inicial da turnê, mas as fortes chuvas deste verão tornaram impraticáveis as apresentações. "Essa é somente para os fãs", diz Gibbons, 52 anos. "Eles têm sido surpreendentemente fiéis a nós durante tudo isso e estamos olhando para frente para dar a eles o que eles merecem".
O trio completou a parte norte-americana e asiática da turnê em 2000, quando Hill foi diagnosticado com a doença, forçando o adiamento das datas européias que estavam marcadas para junho. Hill seguiu à risca as intruções médicas e seus fisioterapeutas declararam que sua doença está regredindo, permitindo que a banda complete sua turnê este ano.
"A doença aparece em diferentes níveis, mas se você faz o que supostamente devia fazer e dá atenção ao tratamento, não há razão para se imaginar que ela vai lhe derrubar para sempre", disse Hill enquanto esperava para pegar o vôo neste sábado. "Somente tenha uma grande força de vontade e siga as intruções médicas, cara", aconselha.
A turnê interrompeu as gravações de seu 14º disco de estúdio, que ainda não ganhou nome. A banda planeja uma longa turnê depois do lançamento do trabalho, no próximo ano.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps