Celebrate The Moment! O show em Porto Alegre
Por André Pase
Fonte: Test For Echo
Postado em 21 de novembro de 2002
O primeiro show da banda canadense Rush em solo brasileiro levou milhares de fãs ao Estádio Olímpico, em Porto Alegre, na noite desta quarta-feira, dia 20. A banda, popular e influente na história do rock, tocou por quase três horas. O repertório abrangeu boa parte da carreira, incluindo o começo em 74 (Working Man) e o trabalho mais atual, Vapor Trails (2002).
A organização do show decidiu atrasar em meia hora o espetáculo, para que mais pessoas entrassem no estádio. O público foi dividido, com setor apenas com cadeiras na frente do palco. Os mais fanáticos ficaram na frente, cantando junto durante boa parte do show. O Olímpico recebeu fãs de Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires e até de Santiago do Chile.
A abertura foi com Tom Sawyer (o famoso tema do McGuyver), seguida de Distant Early Warning e New World Man. Dividido em dois tempos, a primeira metade esteve mais calcada no material produzido na década de 80, apesar de conter Closer to the Heart, sucesso especialmente incluído no set list brasieliro. As emoções aumentaram na "segunda etapa", com Vapor Trails recomeçando os trabalhos. Uma animação projetada com um dragão "incendiou" o palco, indicando uma seqüencia de emoções fortes pela frente.
O baterista Neil Peart adaptou seu solo The Rhythm Method para os ritmos latinos, fechando com o clima das big bands norte-americanas. Enquanto ele descansava, o baixista Geddy Lee e o guitarrista Alex Lifeson mostraram uma versão acústica da balada Resist, provocando lágrimas em alguns fãs mais exaltados. As duas primeiras partes de 2112 injetaram gás no público, que ainda conferiu as clássicas La Villa Strangiato e Spirit of Radio na seqüência.
Durante Ghost Rider, música que Peart compôs após suas viagens de motocicleta que viraram um livro homônimo, a esposa Carrie apareceu junto do público para tirar fotos. Lifeson e Lee esbanjaram bom humor, com espaço para as tradicionais brincadeiras do guitarrista. Peart deu alguns leves sorrisos, com a bateria girando quatro vezes. A base mudava e ele apenas trocava de lugar no banquinho, sem alterar alguma configuração.
Os integrantes da banda evitaram o contato com os fãs gaúchos ao chegar até a Capital. Peart desembarcou ainda na noite de terça, dia 19, enquanto o guitarrista Alex Lifeson e o baixista e cantor Geddy Lee viajaram em um jatinho fretado, que aterrissou na quarta, às 14h18min, debaixo de chuva forte. Os músicos seguiram direto para o Estádio Olímpico, onde testaram o som às 18h, para alegria dos numerosos fãs que aguardavam a abertura dos portões, marcada para as 17h e atrasada até as 18h.
A produção do show deu um presente especial para a banda: três camisetas do Grêmio personalizadas. Durante o bis, Lee usou a camisa da Seleção, mostrando seu carinho pelo público brasileiro (ele até se arriscou no português comprimentando o público). Os músicos Eduardo Dusek e Fê Lemos, baterista do Capital Inicial, estavam presentes no estádio. O show terminou já na madrugada da quinta, dia 21, deixando saudades no público que esperou para ver os canadenses no país.
Conforme a organização do show, 25 mil ingressos haviam sido vendidos até as 18h desta quarta. À tarde, a banda fez um pedido curioso à produção: que fossem contratadas três moças "tipicamente brasileiras" para acionarem as máquinas de lavar roupa que compõem o cenário do espetáculo. No bis, camisetas com a frase em inglês "Eu ganhei esta camiseta que estava na máquina (número de 1 até 3) durante um show da tour de Vapor Trails".
O ponto negativo do show foi a invasão do palco por um fã exaltado durante Cygnus X-1. A única reação da banda foi por parte de Geddy, que apenas balançou a cabeça em sinal de desaprovação.
A letra da música Time Stand Still, não tocada, diz "make each impression a little bit stronger, freeze this motion a little bit longer" (faça cada impressão ser um pouco mais forte, congele este movimento por mais tempo). As quase três horas de show não devem sair tão cedo da memória de quem foi até o Olímpico ver ao vivo o trabalho dos canadenses.
SET 1
Tom Sawyer
Distant Early Warning
New World Man
Roll the Bones
Earthshine
YYZ
The Pass
Bravado
The Big Money
The Trees
Freewill
Closer To The Heart
Natural Science
SET 2
One Little Victory
Driven
Ghost Rider
Secret Touch
Dreamline
Red Sector A
Leave That Thing Alone
The Rhythm Method
Resist
2112: Overture
2112: Temples of Syrinx
Limelight
La Villa Strangiato
Spirit of Radio
Bis
By-Tor & the Snow Dog (só a primeira parte)
Cygnus X-1 (só os três minutos iniciais)
Working Man.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
Edu Falaschi revela as músicas que gravou para tentar vaga no Iron Maiden
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
A banda holandesa dos anos 1970 que Humberto Gessinger está ouvindo sem parar
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
Fábio Laguna fará expedição de mais de 700 quilômetros de bicicleta pela Estrada Real
Garotos Podres lança clipe animado "Tá Na Hora di Naná"
O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
Kiss anuncia box-set super deluxe do álbum "Rock and Roll Over"
Cheetah Chrome fez participação no clipe de "Pet Sematary", dos Ramones
Augusto Licks sobre circunstâncias da saída dos Engenheiros do Hawaii: "Foram injustas"
O motivo que Geddy Lee aponta para tanta gente simplesmente não gostar do Rush
O cantor jovem que assustava Freddie Mercury e a quem ele não tinha nada a ensinar
O hit do The Cure que para o vocalista Robert Smith é uma "canção pop idiota"
O significado de "Another Brick in the Wall", do Pink Floyd, segundo Roger Waters
Lynyrd Skynyrd: a história da espetacular "Simple Man"

A obsessão de Neil Peart com um solo que precisava ficar absolutamente perfeito
Para Geddy Lee, Björk não recebe o reconhecimento que merece
O disco do Pink Floyd que é o preferido de Geddy Lee, baixista e vocalista do Rush
A música em que Geddy Lee viu a história do Rush passar diante de seus olhos
10 músicas de rock e metal diretamente inspiradas pelo 11 de setembro
De AC/DC a ZZ Top, os 20 melhores discos lançados em 1981, segundo a Louder
A opinião de Geddy Lee, do Rush, sobre o Yes
O baterista do prog que Neil Peart admirava profundamente
O guitarrista que Geddy Lee considera o "músico definitivo" do rock
Guitarristas: E se os mestres esquecessem como se toca?
Neil Peart sobre como transformou um erro em algo genial em hit do Rush



