Sinfonia em homenagem ao Queen estréia em Londres
Fonte: Terra Música
Postado em 08 de novembro de 2002
O público presente ao Royal Festival Hall de Londres escutou emocionado a estréia mundial do espetáculo Queen Symphony, uma sinfonia em homenagem ao grupo britânico, liderado por Freddie Mercury, composta pelo músico Tolga Kashif.
O espetáculo faz várias referências a sucessos como "We are the champions" e "Bohemian Rhapsody" "para criar suas próprias mensagens e sentimentos", segundo o guitarrista Brian May, presente ontem à noite da apresentação.
"É incrível que uma banda que não exista mais continue tão viva e siga colhendo tantos sucessos", disse May. Entre os triunfos do Queen estão o número um alcançado pelo álbum de recompilações ou o triunfo do musical We Will Rock You, eleito o melhor da cena londrina este ano.
Queen Symphony é outro exemplo da influência que a banda de Mercury ainda exerce e uma das muitas homenagens feitas desde a morte do cantor.
A sinfonia, interpretada pela Royal Philarmonic de Londres e acompanhada por um grande coro, pretende agradar o espectador clássico e os fãs do Queen mediante seis movimentos que transmitem, segundo May, "uma certa sensação de tristeza, pelas peças que Kashif escolheu".
No entanto, também não faltam certas notas de humor, como a inesperada buzina de bicicleta que acompanha a música "Byclycle Race".
O ápice do espetáculo ocorre nos dois últimos movimentos, marcados pela comovente "Who wants to live forever?", com a qual o compositor parece render sua homenagem pessoal a Freddy Mercury.
O coro e um grande grupo de percussão interpretam os característicos acordes de "We will Rock you", que irrompem repentinamente no quinto movimento.
Tolga Kashif afirmou que aproveitou muito ao fazer este trabalho. "Acho que a música do Queen faz parte da cultura da humanidade, só é necessário escutar duas notas".
O resultado foi satisfatório para Kashif e para Brian May, que confessou que quando tomou conhecimento do projeto se mostrou muito cético, mas agora não pode deixar de escutar a composição, pois "cada vez descubro matizes e fragmentos de melodias novas".
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi quando a mãe de Mercury subiu ao palco para agradecer a homenagem.
Depois do concerto, declarou que seu filho "iria gostar da sinfonia e teria sentido muito orgulho desse trabalho".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
O álbum que melhor sintetiza a proposta sonora do AC/DC, segundo Angus Young
Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
Aquiles Priester quebra silêncio e revela por que aceitou reunião com Angra
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
G1 coloca banda de rock entre piores do Lollapalooza 2026: "Engatou a segunda e ficou"
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
Angra anuncia fim do hiato e turnê em celebração ao disco "Holy Land"
A lenda do sertanejo que gravou com Guns N' Roses e Alice in Chains - e engavetou o disco
Paul Di'Anno diz que Iron Maiden ficou pretensioso demais na fase de "Killers"
Fabio Lione detona versão original de música do Angra: "Seria legal dizer que fiz 75% dessa"
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie
Ill Niño demite guitarrista que não chegou a fazer um show sequer com a banda
Gary Holt comenta a participação de Peter Tägtgren em novo disco do Exodus
O hit do Queen em que Brian May não viu potencial: "Interessante, mas ninguém vai comprar"
Axl Rose conta por que Angus Young, guitarrista do AC/DC, vive correndo no palco
O álbum do Soundgarden que inspirou a criação de "Enter Sandman", do Metallica
O veterano músico que salvou a vida de Eddie Vedder; "sem ele eu não estaria aqui"


De Queen a The Killers, 5 músicas que superaram 3 bilhões de plays no Spotify
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
As bandas que mais venderam discos no stand dentro do Rock in Rio 1985, segundo varejista
A música do Queen que Brian May diz ter sido "a mais bonita" que Freddie Mercury escreveu
"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
A ideia do Queen que Brian May não repetiria hoje; na época, parecia "inocente e divertido"
"Eu tenho a força!" Brian May (Queen) trabalhou na trilha de novo filme do He-Man
Por que as guitarras de Brian May ficaram fora do "Chinese Democracy" do Guns N' Roses
Rob Dukes, do Exodus, gosta muito de álbum clássico do Queen
Ultimate Classic Rock: os 100 maiores clássicos do rock



