"Estamos tocando melhor ao vivo", diz Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Por Pexe
Fonte: Terra
Postado em 13 de janeiro de 2004
A banda britânica de "heavy metal" Iron Maiden afirmou nesta segunda-feira, dia 12, que está tocando melhor ao vivo do que nos anos 80 e que não tem problemas em recuperar a essência de seu rock mais clássico em seu último disco, Dance of Death. Bruce Dickinson, vocalista e líder do grupo, disse em uma entrevista coletiva realizada após sua chegada a Santiago, que voltou a sentir a emoção de tocar em concertos.
"Não queremos ser um grupo que toca para pagar suas contas, queremos continuar sendo músicos que tocam pelo prazer de fazer música", disse Dickinson, que advertiu que não voltará a se afastar da banda como fez por quase seis anos.
"Não me interessa repetir a experiência", disse o cantor, que acrescentou que o último disco da banda recupera a potência e a vitalidade de gravações emblemáticas em sua carreira como Number of the Beast (1996).
Em Dance of Death há baladas, como a que dá nome ao álbum, temas potentes como Rainmaker e Montsegur, outros de corte épico e metálico como Paschendale e alguns muito Iron Maiden como Wildest dreams e Pass the jam.
"O objetivo deste disco, da mesma forma que todos os anteriores, é fazer com que o povo se divirta", comentou o baterista Nico McBrain, que confessou estar ansioso com a apresentação de amanhã, terça-feira, no estádio Nacional de Santiago.
O último show no país feito pela banda, que no início dos anos noventa foi censurada por setores conservadores chilenos, foi em 2001.
"Realmente - ressaltou McBrain - todas as experiências no Chile foram muito boas, por isso voltamos; nossa audiência na América do Sul sempre foi fantástica, embora haja pessoas que, talvez, não gostam de nossa presença".
Dance of Death, o décimo terceiro álbum do grupo, começou a surgir na primavera de 2002, quando Steve Harris e David Murray, membros fundadores do grupo em 1976, Bruce Dickinson, Nico McBrain, Adrian Smith e Janick Gers voltaram a se reunir após um período de descanso.
Mais uma vez, chamaram o produtor Kevin Shirley, que já trabalhou com eles no álbum anterior, Brave New World (2000), junto com Steve Harris. O disco foi gravado e mixado no Sarm Studios, a oeste de Londres.
"A gravação do disco foi uma experiência fantástica, porque todos se deram conta de que temos muita vontade de seguir tocando juntos por um longo tempo", destacou Stevens Harris.
Harris, que não tem problemas em definir sua banda de "anormal", acrescentou com ironia que em Dance of Death fica claro o grande momento que estão vivendo os "jovens veteranos do Iron Maiden".
"Hoje, mais do que nunca, estamos fazendo música não para competir, mas por convicção, a idéia é fluir e deixar que as letras surjam", completou o músico, que se declarou contrário à pirataria.
Nestes quase 28 anos de carreira, a banda britânica vendeu mais de 50 milhões de discos e se manteve no tempo como um dos máximos expoentes no "heavy metal".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
O integrante do Dream Theater que quase participou de um álbum seminal do Pink Floyd
Exodus divulga "3111", faixa de seu próximo disco de estúdio
Os "primeiros punks" segundo Joey Ramone não são quem você imagina
A música de Paul McCartney que flopou nos Beatles, mas bombou em carreira solo
O disco "esquecido" do Slayer que fez a banda alcançar top 10 das paradas de sucesso
Raul Seixas: qual a origem da música "Gita"?


A ligação profunda de Aquiles Priester com "Somewhere in Time", do Iron Maiden
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
31 discos de rock e metal que completam 20 anos em 2026
Polícia faz operação "Fear of the Pix" contra venda ilegal de ingressos para o Iron Maiden
A importância do In Flames na formação musical de Matt Heafy, vocalista do Trivium
O dia em que Lars Ulrich exaltou o Iron Maiden durante conversa com Steve Harris
O aspecto do Iron Maiden que mais orgulha Steve Harris, segundo ele mesmo
Regis Tadeu se rende ao talento do Ghost, "o novo Iron Maiden"
Bruce Dickinson prefere "Harry Potter" ou "O Senhor dos Anéis"?



