Homenagem falha aos criadores do Rock

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Fonte: Rockwave
Enviar Correções  

Um tradicional marca de cerveja dos Estados Unidos resolveu fazer uma homenagem os 50 anos do rock e, pra isso, estampou retratos de figuras lendárias em suas latas. Os escolhidos foram: Elvis Presley, Blondie, Alice Cooper, Bon Jovi, Def Leppard, Willie Nelson e duas guitarras.

publicidade

E só.

Nada de Jimi Hendrix, nada de Chuck Berry e nenhum daqueles outros tantos pioneiros que vira e mexe recebem crédito por terem em verdade inventado o rock.

Obviamente, quem entende, pelo menos um pouco, do assunto reclamou. "Seria como se alguém fosse fazer uma série de latas homenageando seis grandes pintores do impressionismo e não colocar nenhum francês nelas. Deixa de fora uma quantidade enorme", disse Robert Thompson, que é professor de cultura pop da Universidade de Syracuse.

publicidade

O irônico nesta história é que quem auxiliou a empresa foi a revista Rolling Stone, que abriu seu arquivo de fotos de capa para que eles escolhessem a que quisessem. "Nós nem tivemos pensamento consciente de prós e contras, da mesma maneira que a única mulher lá é do Blondie. Nós só viemos com as pessoas que achávamos ser apropriadas. Nós examinamos as capaz e dissemos quais pessoas nós não achávamos que eram apropriadas ou que não tinha a ver com o produto", diz Gary Armstrong, chefe do departamento de marketing da Rolling Stone em entrevista à agência de notícias Associated Press. E por que não para Jimi Hendrix? Armstrong diz que a família do guitarrista não quis ceder os direitos do uso da imagem.

publicidade

"Estou certo de que nosso objetivo era retratar uma representação diversa dos conjuntos musicais assim como a diversidade", diz ele.

Só pra constar: o Rock And Roll Hall Of Fame existe desde 1986 e, nesse ano inicial, foram imortalizados os primeiros nomes da galeria de Cleveland. Foram dez nomes escolhidos pelos especialistas do júri e seis deles eram negros.

publicidade


WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin