Green Day mostra marketing global da Warner
Fonte: UOL Música
Postado em 29 de setembro de 2004
Por Jeffrey Goldfarb
LONDRES (Reuters) - O marketing global que está promovendo o álbum "American Idiot", da banda Green Day, está fazendo a recém-reestruturada Warner Music, sob a direção de Edgar Bronfman Jr., parecer bastante inteligente.
O politicamente carregado novo álbum do trio punk-pop estreou como número 1 nas paradas do Reino Unido, Japão e Austrália na terça-feira, vendendo mais de 1,5 milhão de unidades em todo o mundo em sua primeira semana nas lojas e proporcionando uma primeira idéia de qual é a nova estratégia da Warner Music, além da redução de custos.
"A mensagem é: vamos conseguir dar a volta por cima", disse John Reid, presidente de marketing internacional da Warner Music. "E vocês verão tudo isso outra vez com o R.E.M."
A gravadora quer ver se sua tática de marketing vai funcionar mais uma vez com "Around the Sun", o 15o álbum da influente banda de rock liderada por Michael Stipe. O álbum será lançado em 4 de outubro em todo o mundo e no dia seguinte nos EUA.
Mais de 200 mil cópias de "American Idiot", do Green Day (a capa do álbum traz uma granada de mão em forma de coração) foram vendidas na Grã-Bretanha e no Japão. A previsão dos analistas é que o álbum estréie no primeiro lugar nas paradas dos EUA e do Canadá.
O último álbum da banda gravado em estúdio, "Warning", foi lançado em 2000 e vendeu 2,4 milhões de cópias.
Edgar Bronfman comprou a Warner Music no início do ano da Time Warner Inc. por 2,6 bilhões de dólares, acreditando que poderia reativar a empresa, reduzindo os custos e vendendo mais álbuns de menos artistas, concentrando os negócios.
Os céticos duvidaram do acerto de sua decisão de comprar uma empresa de música, depois da queda nas vendas, há quatro anos consecutivos, provocada pela pirataria de CDs, os downloads ilegais e a concorrência crescente de outras formas de entretenimento.
Mas, com "American Idiot", a empresa quer desmentir os céticos, mostrando o poder do trabalho de marketing mundialmente consolidado realizado por alguns poucos executivos chaves e apostando no êxito de apenas um punhado de álbuns.
A Warner, que é a menor das quatro maiores empresas mundiais de música, atrás da Universal Music, Sony BMG e EMI Group, também terá que provar que é capaz de usar sua nova estratégia de marketing para promover artistas não americanos em todo o mundo, algo que costuma ser mais difícil.
A gravadora, que tem entre seus contratados Madonna e Josh Groban, nutre grandes esperanças para os lançamentos previstos para ainda este ano dos cantores britânicos Phil Collins e Seal e do espanhol Alejandro Sanz.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee elege o maior álbum de todos os tempos; "Grandes composições, grandes performances"
A maior banda ao vivo de todos os tempos, segundo Eddie Vedder do Pearl Jam
O guitarrista que poucos dão atenção, mas James Hetfield chamou de "o melhor" na guitarra base
6 bandas que são chamadas de metal farofa mas não deveriam, de acordo com a Loudwire
Sepultura faz post oficial esclarecendo a situação de Greyson Nekrutman
O comentário do Sepultura no post onde o Trivium anuncia Greyson como novo baterista
A música que dividiu opiniões no Led Zeppelin; dois a favor, dois contra
A banda que Steven Tyler disse ter "inventado" o heavy metal; "Nós viemos um pouco depois"
Iron Maiden está "perfeitamente feliz" com Simon Dawson, diz Bruce Dickinson
A opinião de John Petrucci, do Dream Theater, sobre Steve Vai e Joe Satriani
Men at Work confirma seis shows no Brasil em 2026
O clássico dos anos 80 que cantor não se lembra de ter gravado
Em festival alemão, Blaze Bayley toca música que o Iron Maiden nunca executou ao vivo
Como dois caras vindos do jazz ajudaram a criar um dos maiores clássicos do thrash metal
A fala de Jô Soares que deixou Renato Russo completamente constrangido
As regras do Prog Metal
Paul Stanley relembra o dia em que ele chegou mais perto de socar um membro do Kiss no palco
Os 25 melhores álbuns de rock lançados nos últimos 25 anos, de acordo com a Loudwire
"Mouse Para Sima": a cola do Green Day para se comunicar com os fãs brasileiros
Líder do Cro-Mags cobra ajuda de Metallica, Pantera, Green Day e Avenged Sevenfold
A banda de rock que tem o melhor show do mundo atualmente, segundo o G1
Green Day - Resenha e fotos do show em Curitiba
Guns N' Roses: Axl Rose fotobomba imagem de Duff com Susan
O ícone do heavy metal que, sem saber, escolheu a capa de um disco do Green Day



