Andy Summers (ex-Police) no Brasil
Por Felipe Negri
Fonte: Conservatório Souza Lima
Postado em 08 de março de 2005
O guitarrista e compositor Andy Summers está no Brasil para turnê de lançamento do CD Splendid Brasil, gravado em duo com o também guitarrista argentino radicado no Brasil Victor Biglione. Entre um show e outro, faz um workshow no Conservatório Musical Souza Lima, onde, além de tocar e falar sobre a carreira, dá dicas de seu instrumento. Podem participar guitarristas iniciantes e intermediários.
Apesar de ser mais conhecido como o guitarrista do The Police, Andy tem uma carreira-solo bem sucedida e aclamada. Sua música instrumental contemporânea tem influência do jazz e da new age. Andrew James Somers nasceu em Lancashire, Inglaterra, em 31 de dezembro de 1942. Formou seus primeiros grupos aos 14 anos e não parou mais. Conheceu Sting e Stewart Copeland, seus parceiros no Police, em 1977. Juntos, foram responsáveis por alguns dos maiores sucessos da música internacional. Sua fusão de rock, jazz e reggae ganhou o mundo em sucessos como Roxanne, Every Little Thing She Does Is Magic e Every Breath You Take. O grupo acabou em meados da década de 80.
A partir daí Summers iniciou a carreira-solo e desde então vem alternando parcerias com artistas como os guitarristas Robert Fripp (do King Crimson) e Victor Biglione e até Sting.
Entre os seus álbuns solos, destacam-se The Golden Wire (1989), Charming Snakes (1991), The Last Dance of Mr. X (1997) e Green Chimneys: Music of Thelonious Monk (1999).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder
Kirk Hammett implorou para Jason Newsted ficar no Metallica
Com Strokes e Gorillaz, Primavera Sound Brasil divulga programação por dia e venda de ingressos
O clássico dos Beatles cuja autoria John Lennon e Paul McCartney disputavam
O apoio de Ozzy Osbourne à comunidade LGBTQ+ em 1989
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
Os 10 maiores álbuns de heavy metal da história, segundo Ozzy Osbourne
O motivo pelo qual Kurt Cobain dizia que não queria se tornar como Eric Clapton
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
O cara que Dave Grohl sempre considerou do Foo Fighters: "Devia estar na banda"
Humberto Gessinger ficou chocado ao descobrir que Beatles eram maiores que Os Incríveis
O guitarrista que Eric Clapton sentia repulsa por ser a "coisa mais pesada" que ouviu na vida
Dez bandas que atingiram o ápice com a primeira música do primeiro disco de estúdio


A opinião de Neil Peart sobre Stewart Copeland; "toca com simplicidade"
As bandas seminais de rock que Sting abominava; "eu simplesmente odiava"
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra



