Confira press-release de Reason, novo álbum do Shaaman
Por Felipe Machado
Fonte: Shaman website
Postado em 13 de abril de 2005
(Press-Release)
Dizem que o segundo é o disco decisivo na carreira de uma banda. Muitos artistas desaparecem após um hit nas rádios e um clipe estourado na MTV. Outros aproveitam a experiência para crescer, aprimorando o estilo e incorporando novos elementos criativos a seu espectro de cores e formas.
Reason, seu segundo disco de estúdio, é a prova de que o Shaaman faz parte do segundo grupo. Ritual, de 2002, trouxe melodias inovadoras e a inconfundível voz de Andre Matos, um dos maiores vocalistas de rock pesado não apenas do Brasil, mas do mundo. A combinação bem sucedida levou o primeiro disco da banda a ser lançado em 15 países e transformou o Shaaman em um dos maiores nomes do heavy metal mundial. No Brasil não foi diferente: Ritual foi consagrado pela crítica especializada e eleito o disco do ano pelos leitores da Folha de S. Paulo, o mais importante jornal do país.
Como toda boa banda de rock, o Shaaman levou sua música para a estrada. E a estrada levou o Shaaman pelo mundo. Em pouco mais de um ano, fizeram mais de 130 shows e conquistaram legiões de fãs na Europa, Ásia e América Latina. No Brasil, o sucesso de público foi tão grande que acabou imortalizado em RituAlive, CD/DVD gravado ao vivo em São Paulo com a participação de grandes nomes do metal internacional, como Michael Weikath, do Helloween, e Tobias Sammet, do Edguy, além do talentoso violinista mineiro Marcus Viana.
Reason, gravado na Alemanha e lançado no Brasil pela Deckdisc, é a evolução natural de Ritual. Como o antecessor, foi produzido pelo alemão Sascha Paeth, conhecido por seu trabalho com Edguy, Rhapsody e Virgo. Há, no entanto, uma diferença evidente entre os dois trabalhos. Enquanto Ritual privilegiava a inegável virtuose dos músicos, Reason abre espaço para a alma e o coração da banda. A música de Andre Matos (voz e teclados), Ricardo Confessori (bateria), Luis Mariutti (baixo) e Hugo Mariutti (guitarra) ficou mais orgânica, o que ajudou a evidenciar o contraste entre guitarras pesadas, teclados repletos de 'climas' e batidas tribais de world music. Não há limites para a criatividade: o que existe é música boa e música ruim. E o Shaaman faz música boa. Muito boa.

Um bom exemplo é More, uma das melhores do disco. Sucesso nos anos 80 com o Sisters of Mercy, a canção ganhou roupa nova, costurada com acordes distorcidos e pianos sombrios. O tom grave de Andre Matos revela também que seu espectro vocal é bem mais amplo que o da maioria dos vocalistas de metal, principalmente aqueles que ainda pensam que gritaria é sinônimo de qualidade.
O disco também vai agradar desde o início aos headbangers tradicionais, que vão aumentar o som e bater cabeça ao som da thrash Turn Away, a mais pesada do disco. Enquanto a canção que batiza o CD, Reason, traz de volta aquelas velhas e boas guitarras gêmeas do Iron Maiden e Metallica, In The Night revela um lado progressivo do Shaaman que mata as saudades das boas fases de Journey e companhia. Há ainda a belíssima Innocence, épico orquestral com arranjos de cordas que remetem às grandes baladas de nomes como Queen e Scorpions. Da primeira à última música, o Shaaman dá uma prova atrás da outra de que tem personalidade e talento para seguir ainda mais longe na estrada do rock and roll. Afinal, Reason passa com louvor no difícil teste do segundo disco.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | PS. Para aqueles que estão estranhando a grafia do nome ‘Shaaman’, uma explicação de rodapé: depois de uma consulta espiritual com o xamã amazônico Santo Darem, a banda ganhou um ‘A’. Não sou xamã, mas acho que este ‘A’ é de ‘alma’, coisa que a banda agora tem em dobro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
Fabio Lione posta mensagem misteriosa no Instagram; "Não direi nem uma palavra"
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
O lendário compositor que Ritchie Blackmore só começou a apreciar agora aos 80 anos
O clássico do Sepultura que guitarrista do Limp Bizkit gostaria de ter gravado
Richie Faulkner não vê sentido em manter o Judas Priest sem os membros clássicos
Cranberries relembra música que aborda o desastre de Chernobyl, ocorrido há 40 anos
Steve Harris não queria que o Iron Maiden tirasse "férias" em 2027
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Como a falta de comunicação atrapalhou os rumos do Iron Maiden, segundo Steve Harris
O álbum do AC/DC que tirou Malcolm Young do sério; "todo mundo estava de saco cheio"
Barão Vermelho celebra reencontro histórico em turnê que percorre o Brasil em 2026
O curioso local em que Iron Maiden fez "Piece of Mind", "Powerslave" e "Somewhere in Time",
Fotos de Infância: Slayer
As bandas de Rock/Metal favoritas de cinco serial killers famosos
A única música tocada no Festival de Woodstock que atingiu o primeiro lugar nas paradas


Rafael Bittencourt pensou em encerrar o Angra após saída de Andre Matos
Angra e Shaman são muito famosos na Europa? Alírio Netto, que mora lá, responde
A única situação em que Alírio Netto apagaria sua tatuagem do Shaman
Luis Mariutti convida membros do Angra para show de reunião: "Só escolher a data"
O dia que Luis Mariutti e Roy Z vandalizaram as linhas de bateria de Rafael Rosa
Andre Matos: Falando sobre seu modo vegetariano de vida

