Confira press-release de Reason, novo álbum do Shaaman
Por Felipe Machado
Fonte: Shaman website
Postado em 13 de abril de 2005
(Press-Release)
Dizem que o segundo é o disco decisivo na carreira de uma banda. Muitos artistas desaparecem após um hit nas rádios e um clipe estourado na MTV. Outros aproveitam a experiência para crescer, aprimorando o estilo e incorporando novos elementos criativos a seu espectro de cores e formas.
Reason, seu segundo disco de estúdio, é a prova de que o Shaaman faz parte do segundo grupo. Ritual, de 2002, trouxe melodias inovadoras e a inconfundível voz de Andre Matos, um dos maiores vocalistas de rock pesado não apenas do Brasil, mas do mundo. A combinação bem sucedida levou o primeiro disco da banda a ser lançado em 15 países e transformou o Shaaman em um dos maiores nomes do heavy metal mundial. No Brasil não foi diferente: Ritual foi consagrado pela crítica especializada e eleito o disco do ano pelos leitores da Folha de S. Paulo, o mais importante jornal do país.
Como toda boa banda de rock, o Shaaman levou sua música para a estrada. E a estrada levou o Shaaman pelo mundo. Em pouco mais de um ano, fizeram mais de 130 shows e conquistaram legiões de fãs na Europa, Ásia e América Latina. No Brasil, o sucesso de público foi tão grande que acabou imortalizado em RituAlive, CD/DVD gravado ao vivo em São Paulo com a participação de grandes nomes do metal internacional, como Michael Weikath, do Helloween, e Tobias Sammet, do Edguy, além do talentoso violinista mineiro Marcus Viana.
Reason, gravado na Alemanha e lançado no Brasil pela Deckdisc, é a evolução natural de Ritual. Como o antecessor, foi produzido pelo alemão Sascha Paeth, conhecido por seu trabalho com Edguy, Rhapsody e Virgo. Há, no entanto, uma diferença evidente entre os dois trabalhos. Enquanto Ritual privilegiava a inegável virtuose dos músicos, Reason abre espaço para a alma e o coração da banda. A música de Andre Matos (voz e teclados), Ricardo Confessori (bateria), Luis Mariutti (baixo) e Hugo Mariutti (guitarra) ficou mais orgânica, o que ajudou a evidenciar o contraste entre guitarras pesadas, teclados repletos de 'climas' e batidas tribais de world music. Não há limites para a criatividade: o que existe é música boa e música ruim. E o Shaaman faz música boa. Muito boa.
Um bom exemplo é More, uma das melhores do disco. Sucesso nos anos 80 com o Sisters of Mercy, a canção ganhou roupa nova, costurada com acordes distorcidos e pianos sombrios. O tom grave de Andre Matos revela também que seu espectro vocal é bem mais amplo que o da maioria dos vocalistas de metal, principalmente aqueles que ainda pensam que gritaria é sinônimo de qualidade.
O disco também vai agradar desde o início aos headbangers tradicionais, que vão aumentar o som e bater cabeça ao som da thrash Turn Away, a mais pesada do disco. Enquanto a canção que batiza o CD, Reason, traz de volta aquelas velhas e boas guitarras gêmeas do Iron Maiden e Metallica, In The Night revela um lado progressivo do Shaaman que mata as saudades das boas fases de Journey e companhia. Há ainda a belíssima Innocence, épico orquestral com arranjos de cordas que remetem às grandes baladas de nomes como Queen e Scorpions. Da primeira à última música, o Shaaman dá uma prova atrás da outra de que tem personalidade e talento para seguir ainda mais longe na estrada do rock and roll. Afinal, Reason passa com louvor no difícil teste do segundo disco.
PS. Para aqueles que estão estranhando a grafia do nome ‘Shaaman’, uma explicação de rodapé: depois de uma consulta espiritual com o xamã amazônico Santo Darem, a banda ganhou um ‘A’. Não sou xamã, mas acho que este ‘A’ é de ‘alma’, coisa que a banda agora tem em dobro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
O disco do Dream Theater que Felipe Andreoli levava para ouvir até na escola
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
Bruce Dickinson não sabe se o Iron Maiden seria tão grande se ele não tivesse voltado à banda
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Para Edu Falaschi, reunião do Angra no Bangers Open Air será "inesquecível"
Nevermore só deve anunciar os novos integrantes em março do ano que vem
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
Dream Theater lança "Quarantième: Live à Paris", mais um registro ao vivo
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Freedom of Expression: o tema do Globo Repórter
O grave problema do refrão de "Eagle Fly Free", segundo Fabio Lione
A banda muito pesada que Sandy está sendo obrigada a ouvir por causa do filho de 9 anos

As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
Power metal: 30 músicas para começar a se interessar pelo estilo



