Arch Enemy: técnica vocal e vegetarianismo
Por Vitor Rangel
Fonte: Angela Gossow @ MySpace
Postado em 20 de julho de 2006
A vocalista do ARCH ENEMY, Angela Gossow, postou o texto abaixo em sua página oficial do MySpace em julho de 2006:
"Eu recebo tantas mensagens maravilhosas todos os dias que é quase inacreditável. Peço desculpas, pois é impossível responder a todas elas. Então eu juntei as perguntas mais freqüentes e irei responde-las aqui de uma vez só:
P: O que são os "space cookies"?
Angela: "Eles são os meus doces favoritos na hora de dormir. O seu ingrediente principal é essa adorável planta verde chamada 'cannabis', na sua forma seca, processada. Eu recomendo muito o livro ‘Cannabis A History’, de Martin Booth. É literalmente comida para a mente. Mas lembre-se: tudo que você consume pode se tornar uma droga se você consumi-la demais. Comida, álcool, cigarro, qualquer coisa – e 'space cookies' também."
P: Esta aqui é a VERDADEIRA Angela?
Angela: "Sim, sou eu de verdade. Seria muito assustador se qualquer outra pessoa no mundo tivesse as minhas fotos pessoais e pudesse responder todas essas perguntas."
P: Quais são suas influências musicais, quais suas bandas favoritas?
Angela: "Eu sou uma 'headbanger'. Ponto final. Não existem 'esqueletos no meu armário', nenhum EMINEM ou BRITNEY SPEARS entre os meus CDs. É tudo puro metal: ARCH ENEMY, ASPHYX, AUTOPSY, ACCEPT, ARMAGEDDON, ANNIHILATOR, BOLTHTROWER, BLACK SABBATH, BEHEMOTH, CARNAGE, CANDLEMASS, CARCASS, CELTIC FROST, CORONER, DIMMU BORGIR, DISMEMBER, DEATH, DEICIDE, DARK ANGEL, DEATH ANGEL, DANKO JONES, EXODUS, EUCHARIST, ENTOMBED, EDGE OF SANITY, GRAVE, GOJIRA, HALFORD, IMMORTAL, INCUBUS, ILLDISPOSED, JUDAS PRIEST, KING DIAMOND, MASSACRE, MASSACRA, MEMENTO MORI, MALMSTEEN, METALLICA, MALEVOLENT CREATION, MERCIFUL FATE, MY DYING BRIDE, MORBID ANGEL, NEVERMORE, NUCLEAR ASSAULT, OVERKILL, OBITUARY, OLD MANS CHILD, PUNGENT STENCH, POSSESSED, PESTILENCE, PANTERA, QUEEN, QUEENSRYCHE, RAGE AGAINST THE MACHINE, RED HOT CHILI PEPPERS, SEPULTURA, SARCOFAGO, SADUS, SLAYER, SOLITUDE AETURNUS, SPIRITUAL BEGGARS, THE HAUNTED, TESTAMENT, TERRORIZER, UNLEASHED, VITAL REMAINS, VENOM, WARRIOR SOUL, WINTER. Apenas para nomear alguns."
"Minhas influências, a música que eu amo. Os cantores que eu respeito: Chuck Schuldiner, John Tardy, David Vincent, Jeff Walker. Eles são brutais, porém fáceis de entender. Eles nunca tentaram soar como alguma outra pessoa. Esta é uma das minhas metas principais. As pessoas sempre tentam fazer comparações. Isso é horrível para mim."
P: Você toca algum instrumento?
Angela: "Eu tocava flauta quando era criança e mais tarde eu mudei para o acordeão por uns quatro anos. Então entrei para o metal e peguei uma guitarra Stratos mais um pequeno amplificador Marshall ao mesmo tempo. Hoje eu toco numa ESP customizada, para canhotos. E eu comecei a fazer aulas de piano."
P: Como você escreve as letras, onde você encontra inspiração? Você já teve algum bloqueio na hora de escrever?
Angela: "Eu leio muito. Esta é a minha principal fonte de inspiração. Quando eu tenho um bloqueio, eu mergulho em filmes e livros de poesia. Coisas fantásticas para poder roubar alguma coisa, hehehe... Um dicionário me ajuda muito a encontrar diferentes expressões para uma mesma palavra."
P: Como você faz para deixar a sua voz soar desse jeito?
Angela: "Eu uso minhas cordas vocais em conjunto com o falsete. Isso que produz o som da minha voz. Eu NÃO uso nenhum "pitchshifter" (Nota do editor: afinador usado por alguns artistas) ou um harmonizador para criar meu som vocal. Eu não acho que seja possível criar um bom grito usando efeitos. Uma respiração abdominal controlada é necessária. Cordas vocais fortes e flexíveis e um freqüente treino também é necessário, se você quer sustentar a sua voz por longos períodos na turnê, etc...
O fluxo de ácido e cigarro são os piores inimigos da sua corda vocal. Quando sua garganta ou laringe começam a doer, isso é um mal sinal. Se você está na estrada, geralmente não é possível parar de gritar por uma semana ou duas. Tente não falar entre os shows para descansar a sua voz. Tenha certeza que não esteja comendo tarde, não beba álcool e evite comidas apimentadas. Seja gentil com a sua laringe inflamada. Viver uma vida chata por pouco tempo não é tão ruim do que cancelar um show. Eu aprendi isso da pior maneira. Uma boa introdução na técnica de gritar, aquecimentos e etc, é o DVD ‘The Zen Of Screaming’, da Melissa Cross (professora de canto que mantém um estúdio em Manhattan). Você pode pedir pelo site www.melissacross.com."
P: O equipamento de CARCASS e do Michael.
Angela: "Sobre o CARCASS eu acho que esta é uma pergunta para o Michael, de verdade, assim como o equipamento que ele usa. No www.myspace.com/michaelamott está uma ilustração detalhada dos seus efeitos e equipamentos na seção de fotos."
P: Qual a sua música favorita até agora do ARCH ENEMY?
Angela: "’Ravenous’."
P: Eu estava apenas pensando no fato de que o Death Metal em geral é maravilhoso. Qual foi o seu motivo para começar a escutar esse tipo de metal? Foi uma banda ou apenas a atitude?
Angela: "Foi a energia contagiante e a agressividade. Encontrei uma estação de rádio da Inglaterra que tocava metal. Eu tinha uns 15 anos e nem sabia que isso era metal. Eu apenas sabia: este som está me dando força. Logo, eu descobri que existiam algumas pessoas que gostavam de SLAYER, TESTAMENT, MORBID ANGEL. Eles me deram vários LP’e fitas. E com 17 anos eu formei a minha primeira banda de metal."
P: Sobre ser vegetariana:
Angela: "Eu não tenho problema nenhum com carnívoros desde que eles tenham consciência do que estão fazendo e escolham a carne ‘certa’, que é aquela por morte natural do animal ou comprar numa fazenda orgânica, onde os animais podem andar livremente e podem ter pelo menos uma vida sem crueldades. O problema é que a maioria das pessoas esqueceram de onde as carnes que comem vêm. De fato, a maioria das crianças não associam o seu bife e ou sanduíche à uma criatura que uma vez já foi viva. Se todos pensassem um pouco e agissem com responsabilidade, não existiria uma indústria de carne com toda a sua maldade e danos ao sistema ecológico. É a indiferença da sociedade que cria esse terrível abuso e exploração dos animais."
P: A sua música de introdução para os shows. Quem escreveu?
Angela: "Ela se chama ‘Summoning Of The Muse’, do DEAD CAN DANCE. O álbum se chama ‘Within The Realm Of A Dying Sun’."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Alter Bridge, um novo recomeço
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
O clássico do heavy metal que motivou Luis Mariutti a ser baixista
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
O critério do Angra para substituir Andre Matos por Edu Falaschi, segundo Rafael Bittencourt
Baixista admite que formação clássica do Dokken tocou mal em última reunião


Alissa White-Gluz aponta a música do Mastodon em que o saudoso Brent Hinds brilha
Os melhores álbuns de metal e hard rock em 2025, segundo o Consequence
Youtuber que estava no backstage do último show de Alissa com o Arch Enemy conta tudo
Ainda sem vocalista, Arch Enemy é anunciado como atração do Wacken Open Air 2026
Heavy Metal: clipes de metal que marcaram uma geração


