Freddie Mercury: censura de grupos muçulmanos
Por César Enéas Guerreiro
Fonte: Blabbermouth
Postado em 03 de setembro de 2006
Freddie Mercury é motivo de polêmica em sua terra natal. O falecido frontman do QUEEN nasceu com o nome de Farrokh Bulsara na ilha de Zanzibar, localizada na costa leste da África e agora parte da Tanzânia, mas alguns muçulmanos conservadores querem impedir qualquer reconhecimento oficial dele ou da data.
Abdallah Said Ali, líder do grupo The Association For Islamic Mobilization And Propagation, escreveu ao ministro da cultura local e disse que, devido ao fato do cantor ter sido gay e morrido de AIDS, "Associar Mercury com Zanzibar desonra a nossa ilha, que é um local do Islã".
Ali também escreveu: "O fato de se conceder tal papel a uma pessoa conhecida fora de Zanzibar como um homossexual mancha o nome de Zanzibar... Vamos proteger nossa boa cultura".
Mas nem todo mundo concorda com isso. Simai Mohamed Saidi, proprietário de um restaurante temático chamado "Mercury’s", informou que faria uma manifestação no sábado (2 de setembro) e disse à rede de notícias AFP: "Eu planejo pedir às autoridades que defendam Mercury porque ele foi um artista que divulgou Zanzibar para o mundo todo".
Ainda não houve uma resposta oficial do governo a favor ou contra homenagear Mercury.
De acordo com a AFP, Zanzibar é quase 99 por cento muçulmana, embora se considere que a maioria seja moderada, e o governo local trabalha duro para equilibrar os desejos dos muçulmanos praticantes com os interesses da indústria do turismo e das pessoas que levam vidas menos ligadas à religião.
Em uma outra matéria de setembro de 2006, a Launch Radio Networks informa:
Uma celebração planejada para este fim de semana em Zanzibar em honra de seu filho nativo Freddie Mercury foi cancelada devido a protestos religiosos. A população das ilhas de Zanzibar, que ficam perto da costa leste da África, é principalmente islâmica, e muçulmanos conservadores ameaçaram impedir o evento, que teria marcado o 60º aniversário do nascimento do falecido vocalista do QUEEN, de acordo com a agência de notícias AFP. O sheik Azzan Hamdai, do grupo local The Association For Islamic Mobilization And Propagation, disse: "Estamos prontos para unirmos nossas forças contra a festa porque tínhamos informações de que alguns gays estrangeiros viriam participar".
O organizador Simai Mohamed Saída disse: "Tínhamos decidido cancelar a festa após informações equivocadas e inverídicas terem sido espalhadas. Eu peço que, no futuro, os grupos muçulmanos procurem informações corretas de nós, ao invés de confiarem em boatos". Saidi, proprietário do restaurante temático "Mercury", em Zanzibar, também tinha a intenção de usar a festa para arrecadar dinheiro para pessoas com HIV/ AIDS.
Líderes religiosos locais acharam que a homenagem a Mercury, que era gay e morreu de AIDS em 1991, iria contra a sua fé e traria vergonha a Zanzibar, onde Mercury nasceu em 5 de setembro de 1946, com o nome de Farrokh Bulsara.
O governo local foi pressionado a proibir a festa antes que a mesma começasse. As autoridades, que nunca responderam formalmente a essa exigência, supostamente lidam com o equilíbrio precário entre as necessidades das pessoas que não levam uma vida religiosa, a indústria turística e os religiosos conservadores. Entretanto, as redes locais de mídia que são controladas pelo governo foram pressionadas pelo ministro da informação a não cobrirem o evento em homenagem a Mercury organizado por Saidi.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Bangers Open Air anuncia 5 atrações para Pré-Party exclusiva em abril de 2026
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
Alter Bridge, um novo recomeço
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
Lucifer anuncia agenda pela América do Sul com mais shows no Brasil
"Não sou de direita - sou cristão e respondo a outro conjunto de anjos", diz Dave Mustaine
Rafael Bittencourt dá dica para músicos e conta como Kiko Loureiro "complicou" sua vida
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O critério do Angra para substituir Andre Matos por Edu Falaschi, segundo Rafael Bittencourt
Novo álbum do Kreator, "Krushers of the World" é elogiado em resenha do Blabbermouth


O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
Suposta filha secreta de Freddie Mercury morre aos 48 anos, diz família
Visita do Papa alterou planos de turnê do Queen em 1982
Os números impressionantes de "Bohemian Rhapsody", do Queen, no Spotify e no YouTube
Quando Kiss e Queen decepcionaram, mas o AC/DC salvou a lavoura
O solo de guitarra "colossal" que Brian May disse estar fora da sua alçada; "Nem em mil anos"
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Brian May do Queen
Freddie Mercury: veja a primeira foto do cantor no palco, ainda nos anos sessenta
Queen: Bowie, Mercury e a história de Under Pressure


