Canções de Elvis ganham versões em latim
Fonte: Terra Música
Postado em 25 de outubro de 2006
Um cantor e acadêmico finlandês traduziu alguns dos maiores sucessos de Elvis Presley para o latim, a língua oficial do Império Romano.
Jukka Ammondt criou versões como a da canção Can't Help Falling In Love - que, em latim, ganhou o título "Non Adamare Non Possum" -, ou Surrender, que virou "Nunc Aeternitatis".
"A lenda de Elvis Presley vive para sempre e, claro, é muito importante cantar as músicas de Elvis em latim, pois o latim é o idioma eterno", afirmou Ammondt.
A iniciativa do cantor e acadêmico ressalta a predileção da Finlândia, que atualmente ocupa a presidência rotativa da União Européia, pelo idioma clássico.
Elvis Presley - Mais Novidades
Internet
A Finlândia é o único país no mundo que transmite notícias em latim. Em sua página na internet da presidência da União Européia, é possível até encontrar relatórios de reuniões no idioma.
Mia Lahti, que edita a página na internet, é, como muitos finlandeses, uma otimista em relação ao idioma. "A página é em inglês e francês", afirma Lahti. Mas também consta da página o Conspectus rerum Latinus ou "Resumo das Notícias em Latim".
"Eu sei que existem pessoas insatisfeitas pois, por exemplo, durante a infância eles foram obrigados a ler em latim. Mas também acho que pode ser interessante ler um noticiário em latim", afirma.
"Vingança"
Segundo as estatísticas, mais pessoas assinam à newsletter em latim do que em francês. Os finlandeses estão claramente se vingando do presidente francês Jacques Chirac, que em uma ocasião afirmou que a culinária finlandesa era a pior da União Européia.
O boletim de notícias em latim, na rádio nacional do país, atrai 75 mil ouvintes. O que pode não soar como muito, mas, em um cálculo per capita, a audiência é maior do que a de alguns programas de rádio da BBC na Grã-Bretanha.
"Em latim temos mais ouvintes no mundo do que para transmissões em finlandês", explica o professor Tuomo Pekannen, que faz as traduções. "Latim é mais conhecido em outros países do que o finlandês", acrescenta.
BBC Brasil
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
A categórica resposta de Alírio Netto sobre como lidar com quem não gosta dele no Angra
Steve Morse revela como Ritchie Blackmore reagiu à sua saída do Deep Purple
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
A única situação em que Alírio Netto apagaria sua tatuagem do Shaman
Kiko Loureiro mostra que música do Arch Enemy parece com a sua e Michael Amott responde
Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
Alissa White-Gluz reflete sobre ser injustiçada e simbologia do Blue Medusa
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Jimmy Page disponibiliza demo caseira inédita de clássico do Led Zeppelin
Para Gary Holt, Exodus é melhor que Metallica, mas ele sabe ser minoria
"IA é o demônio", opina Michael Kiske, vocalista do Helloween
Os dois erros científicos eternizados na capa do "Dark Side of the Moon" do Pink Floyd
Sociedade Alternativa: Fama proporcional à escassez teórica
Cradle Of Filth: Dani Filth explica seu conceito de religião


Ellefson-Soto lança versões para músicas do Fear e Elvis Presley
A lenda do rock que Elvis Presley admirava: "Vamos aos fatos, não consigo cantar como ele"
O cantor favorito de Paul McCartney: "Nada chega perto em termos de brilhantismo"
O bizarro campeonato de futebol entre sósias de Raul Seixas, Elvis Presley e Bob Marley
O cantor de rock que Johnny Cash colocava acima de todo mundo
Rock: alguns dos discos mais raros (e caros) do mundo
O Suprassumo do Superestimado: os 11 mais (ou menos) internacionais



