Hetfield: "Cliff gostaria do que estamos fazendo"
Por Douglas Morita
Fonte: Metallica Remains
Postado em 06 de outubro de 2006
O frontman do METALLICA, James Hetfield, falou ao jornal sueco Dagens Nyheter sobre o memorial que foi realizado dia 30 de setembro de 2006 em homenagem ao baixista Cliff Burton, no bar e restaurente Gyllene Rasten em Ljungby, Dörarp, Suécia.
Foi no dia 27 de setembro de 1986 - 20 anos atrás - que Burton morreu em um trágico acidente de ônibus na Suécia, na mesma rodovia em que se encontra Gyllene Rasten.
Seguem abaixo alguns trechos das declarações de Hetfield:
Sobre tocar "Orion" ao vivo no verão (europeu) passado: "Esse foi o ponto alto do set para mim. Ela resume Cliff e eu chorei toda vez que a toquei, mas foram lágrimas boas. Eu fui tomado por gratidão pelo fato de ter a oportunidade de tocar na mesma banda que Cliff e aprender muitas coisas com ele."
Sobre a importância de Cliff, o gênio musical: "Nós nunca teríamos escrito harmonias de guitarra ou instrumentais ou músicas com melodias tão complexas e orquestrações sem Cliff. Nós não estaríamos onde estamos hoje sem ele".
Quando o memorial é descrito a James Hetfield, ele se espanta e fica muito feliz: "Wow. Isso realmente mostra o tipo de relacionamento e amor que nossos fãs têm com nossa música e as pessoas por trás disso. Cliff é um dos ícones que nunca será esquecido. Aparentemente, alguns fãs que são muito dedicados conseguiram um tempo e se esforçaram para criar algo tão independente de tempo quanto um memorial para lembrar as pessoas sobre Cliff. É realmente fantástico."
O METALLICA está atualmente trabalhando no próximo álbum com o produtor Rick Rubin. Em uma parede no QG do grupo, existe um poster do concerto em Copenhagen, para o qual a banda se dirigia quando Cliff foi morto.
James Hetfield disse que Cliff ainda está presente quando eles escrevem as músicas: "Nós conversamos sobre o que Cliff pensaria e o que ele acrescentaria. E agora, especialmente com nosso novo baixista Rob [Trujillo] tocando tão energeticamente e com os dedos assim como Cliff, eu tenho um pressentimento de que ele gosta do que estamos fazendo."
Ninguém do METALLICA voltou a Dörarp desde o acidente de ônibus, mas James Hetfield fala que eles provavelmente visitarão o lugar: "Eu acho que isso nos fará bem. Mas meu relacionamento com a morte é diferente. Eu cresci com a ciência cristã onde você não acredita em funerais. De certa forma faz mal não ficar próximo, ter o tempo de se lamentar. Mas a idéia por trás disso é deixar a pessoa viver dentro de você. Eu sei que Cliff vive dentro de nós."
Você vai a Dörarp ver o memorial? "Com certeza. Não existe dúvida de que todos nós gostaríamos de ir. Não para nos lamentarmos mas para vermos como Cliff é amado."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
O disco de metal extremo que é um dos preferidos de Rob Halford
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
Álbum ao vivo de Scott Weiland será lançado no mês de outubro
Molly Hatchet anuncia "Lost Horizon", primeiro álbum de estúdio em uma década e meia
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
Membros do Green Day respondem quem inspirou o clássico "American Idiot"
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
Tears for Fears anuncia reedição deluxe do álbum "The Seeds of Love"
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
As três músicas que resumem as três diferentes fases do Pink Floyd
O álbum do Dire Straits que Mark Knopfler acha que "não foi um disco muito bom"
O disco clássico do Metallica que Max Cavalera gostaria que fosse regravado
Como era dividir o apartamento com o calado Jimi Hendrix, segundo Ron Wood

Em depoimento emocionante, membro da equipe do Metallica lembra acidente que matou Cliff Burton
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
5 clássicos do metal que escondem letras bem menos assustadoras do que o som
Jeff Walker e Bill Steer são como James Hetfield e Lars Ulrich do Carcass
5 músicas de metal em que o baixo é mais legal do que a guitarra
Loudwire lista os 35 melhores discos de metal de 1991 e inclui brasileiro
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
Qual a mensagem central da expressão "Master of Puppets", megahit do Metallica de 1986



