Hetfield: "Cliff gostaria do que estamos fazendo"
Por Douglas Morita
Fonte: Metallica Remains
Postado em 06 de outubro de 2006
O frontman do METALLICA, James Hetfield, falou ao jornal sueco Dagens Nyheter sobre o memorial que foi realizado dia 30 de setembro de 2006 em homenagem ao baixista Cliff Burton, no bar e restaurente Gyllene Rasten em Ljungby, Dörarp, Suécia.
Foi no dia 27 de setembro de 1986 - 20 anos atrás - que Burton morreu em um trágico acidente de ônibus na Suécia, na mesma rodovia em que se encontra Gyllene Rasten.
Seguem abaixo alguns trechos das declarações de Hetfield:
Sobre tocar "Orion" ao vivo no verão (europeu) passado: "Esse foi o ponto alto do set para mim. Ela resume Cliff e eu chorei toda vez que a toquei, mas foram lágrimas boas. Eu fui tomado por gratidão pelo fato de ter a oportunidade de tocar na mesma banda que Cliff e aprender muitas coisas com ele."
Sobre a importância de Cliff, o gênio musical: "Nós nunca teríamos escrito harmonias de guitarra ou instrumentais ou músicas com melodias tão complexas e orquestrações sem Cliff. Nós não estaríamos onde estamos hoje sem ele".
Quando o memorial é descrito a James Hetfield, ele se espanta e fica muito feliz: "Wow. Isso realmente mostra o tipo de relacionamento e amor que nossos fãs têm com nossa música e as pessoas por trás disso. Cliff é um dos ícones que nunca será esquecido. Aparentemente, alguns fãs que são muito dedicados conseguiram um tempo e se esforçaram para criar algo tão independente de tempo quanto um memorial para lembrar as pessoas sobre Cliff. É realmente fantástico."
O METALLICA está atualmente trabalhando no próximo álbum com o produtor Rick Rubin. Em uma parede no QG do grupo, existe um poster do concerto em Copenhagen, para o qual a banda se dirigia quando Cliff foi morto.
James Hetfield disse que Cliff ainda está presente quando eles escrevem as músicas: "Nós conversamos sobre o que Cliff pensaria e o que ele acrescentaria. E agora, especialmente com nosso novo baixista Rob [Trujillo] tocando tão energeticamente e com os dedos assim como Cliff, eu tenho um pressentimento de que ele gosta do que estamos fazendo."
Ninguém do METALLICA voltou a Dörarp desde o acidente de ônibus, mas James Hetfield fala que eles provavelmente visitarão o lugar: "Eu acho que isso nos fará bem. Mas meu relacionamento com a morte é diferente. Eu cresci com a ciência cristã onde você não acredita em funerais. De certa forma faz mal não ficar próximo, ter o tempo de se lamentar. Mas a idéia por trás disso é deixar a pessoa viver dentro de você. Eu sei que Cliff vive dentro de nós."
Você vai a Dörarp ver o memorial? "Com certeza. Não existe dúvida de que todos nós gostaríamos de ir. Não para nos lamentarmos mas para vermos como Cliff é amado."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Slash revela os culpados por briga histórica com Axl Rose; "superficiais e idiotas"
Os dois gênios da guitarra que, para Neil Young, ajudaram a matar o rock
Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
Nergal relembra quando o pai pendurou um Cristo invertido em seu quarto
Vocalista de black metal enfrenta acusações que podem lhe render 12 anos de prisão
"Nocturnal" - o disco (quase) perdido do Shaman
5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
Rush filmará shows em Toronto, Canadá, para futuro lançamento
O guitarrista brasileiro que estava anos-luz à frente dos outros, segundo Liminha
A música do King Crimson inspirada pela separação dos Beatles
Os 10 melhores discos de heavy metal lançados em 2016, segundo a Louder
O clássico do AC/DC considerado por Angus Young "um rock perfeito para um guitarrista"
Testament é anunciado para o Liberation Festival em São Paulo
O álbum clássico que complicou a vida de Axl Rose; "é realmente muito difícil cantar aquilo"
O poderoso riff do Led escrito por John Paul Jones e que mudou a vida de Charles Gavin
A opinião sincera de Lemmy Kilmister sobre os Beatles e os Rolling Stones



O show do Metallica que terminou com Lars Ulrich levando um soco de James Hetfield
O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
5 músicas que ficaram famosas por motivo diferente daquele imaginado pela banda
O dia em que Steve Harris foi a um show do Metallica e elogiou Dave Mustaine
Dave Mustaine gostaria de entrar para o Rock and Roll Hall of Fame
5 músicas de metal com refrãos feitos na medida para você pular sem parar
Jason Newsted, ex-Metallica conta o segredo para manter uma boa grana até hoje
James Hetfield, do Metallica, surpreende ao listar suas músicas de que mais se orgulha



