"Ser banido é uma excelente propaganda", diz Jeff Hanneman, guitarrista do Slayer
Por Felipe Augusto Rosa Miquelini
Fonte: Metal Rules
Postado em 21 de dezembro de 2006
Luxi Lahtinen do site Metal-Rules.com recentemente conduziu uma entrevista com o guitarrista do SLAYER, Jeff Hanneman. Um trecho da conversa segue abaixo:
Metal-Rules.com: Como você já deve ter provavelmente ouvido de várias fontes, muitos dizem que a agressão e brutalidade dos seus velhos tempos voltaram. Então, o que realmente aconteceu com o estilo do SLAYER quando vocês começaram a compôr as músicas novas para o último álbum?
Jeff: "Eu acho que muito disso tem a ver com a volta do Dave [Lombardo] à banda. Nós simplesmente sentímos essa velha química com o Dave novamente. Quando estávamos compondo, o material tinha muito a ver com o Dave e sua velocidade. Nós não nos sentamos e pensamos sobre o que vamos fazer antes de o fazermos, simplesmente rola desse jeito. Eu acho que é a melhor fórmula para se compôr músicas, porque se você se senta e fica pensando muito sobre as idéias, geralmente dá em merda. Você tenta fazer o bastante, e você não está tocando com o coração, você está tocando com a mente e revirando os pensamentos sobre a idéia".
Metal-Rules.com: Há mais dessa linha hardcore nas novas músicas do "Christ Illusion". Obviamente isso tem a ver com a experiência musical de bandas punk/hardcore que sempre estiveram dentro do coração de vocês. Vocês até gravaram um álbum ("Undisputed Attitude") cheio de algumas das suas músicas hardcore/punk favoritas.
Jeff: "Yeah, de novo tem muito a ver com o Dave. Eu curtia punk e o Dave e o Kerry começaram a gostar do gênero bem mais tarde. Então eu meio que influenciei o Kerry, que por sua vez influenciou o Dave e podemos ver o resultado agora, porque ele escreveu muitas músicas para esse álbum. É meio engraçado que o disco soe mais punk com a volta do Dave. É algo estranho, mas funciona".
Metal-Rules.com: O que o inspirou a fazer solos tão 'melódicos' para esse álbum?
Jeff: "Mais uma vez, nós não ficamos pensando demais sobre as coisas. Dez por cento dos meus solos são feitos no estúdio e o resto eu fiz no quarto do meu hotel. Daí vou para o estúdio e grito: 'Rápido, grave aí, eu acho que consegui!' Trata-se de algo espontâneo, muitos deles são criados assim".
Metal-Rules.com: "Christ Illusion" foi banido na Índia devido à capa do disco, por causa de um grupo humanista. A razão foi "Cristo sem um olho e braços amputados...," algo assim.
Jeff: "Encaro isto como algo positivo. Quando eu soube, simplesmente pensei: 'Sou o vencedor!. Má publicidade é sempre boa publicidade. Apesar de não ter sido totalmente intencional, sabíamos que alguém ficaria bravo com a arte, então fico feliz que isto tenha acontecido".
Metal-Rules.com: Também reclamaram sobre uma música do álbum, "Skeleton Christ", dizendo que a letra dela é um insulto ao cristianismo.
Jeff: "(risos) Muito Bom!"
Metal-Rules.com: Vocês sempre acreditam que é uma boa publicidade para o SLAYER ser banido em países?
Jeff: "Dois motivos: é boa propaganda, e reflete o que somos. Nós somos os caras maus de qualquer jeito. Sempre escrevemos sobre coisas ruins, então é cabível que sejamos banidos em algum lugar".
Metal-Rules.com: Aposto que você já está bem acostumado com esse tipo de "banimento" através dos anos, estou certo?
Jeff: "Sim, é algo que acontece há muitos anos. Quando o 'Reign in Blood' saiu nós fomos enxotados pela nossa gravadora americana (risos). Isto não é nenhuma novidade para nós".
Metal-Rules.com: Vocês receberam algum ultimato de algum outro grupo religioso por causa da música "Jihad"?
Jeff: "Na verdade, não. Eu acho que o Tom estava realmente preocupado quando ele leu a letra depois que eu a terminei. Ele estava pensando algo como 'vai dar alguma merda pra nós nos EUA'. Mas não aconteceu nada. Nos EUA, nós temos tido problemas há tanto tempo que todas as pessoas que monitoram a música e tentam te dizer o que pensam apenas ouviram e pensaram 'isso é só o SLAYER sendo o SLAYER'. Então elas nos ignoraram".
Metal-Rules.com: O vídeo da "Eyes of the Insane" é bem legal na minha opinião, já que tem esse olho no papel principal que reflete o que pode ser visto num campo de guerra do ponto de vista de um soldado. De onde veio a idéia para esse vídeo?
Jeff: "Na verdade a idéia não foi nossa. Quando concluímos que deveríamos fazer um vídeo estávamos tão ocupados com a turnê que não poderíamos aparecer nas filmagens. Então contactamos esse pessoal para fazer o vídeo sem nossa presença. Daí surgiram com a idéia do olho por causa de 'Eyes of the Insane' e nós adoramos. Quando vi pela primeira vez, achei bastante incrível!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
O guitarrista que moldou o timbre do Metallica, segundo James Hetfield
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
Nicko McBrain fala sobre rumores de aposentadoria de Dave Murray
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
O dia que Mano Brown questionou o Shaman: "Legal, mas o que vocês reivindicam?"
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
Metal Hammer coloca novo álbum da Nervosa como um dos discos que você precisa ouvir em 2026
Neil Sedaka, um dos grandes hitmakers da história, morre aos 86 anos
Os álbuns do Rush que são os prediletos de Regis Tadeu
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
A pulada de cerca que originou uma das músicas mais populares do Século XXI
Excessos: como os rockstars gastam os seus milhões
Iggor Cavalera: por que ele recusou convite para entrar no Guns N' Roses



Alex Skolnick entende por que Testament não faz parte do Big Four do thrash metal
Tom Araya chorou ao receber a notícia da morte de Jeff Hanneman
Como foi a rápida conversa entre Kerry King e Jeff Hanneman que originou o Slayer
Por que Diabolus in Musica é o pior álbum do Slayer, de acordo com o Loudwire
Viúva de Jeff Hanneman critica quem associa Slayer ao nazismo: "nunca promoveu o ódio"
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
O Heavy Metal grita o que a Psicanálise tentou explicar
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Dez clássicos que são faixas de álbuns terríveis, em lista da Metal Hammer
Noisecreep: os 10 clipes mais assustadores do heavy metal



