"Ser banido é uma excelente propaganda", diz Jeff Hanneman, guitarrista do Slayer
Por Felipe Augusto Rosa Miquelini
Fonte: Metal Rules
Postado em 21 de dezembro de 2006
Luxi Lahtinen do site Metal-Rules.com recentemente conduziu uma entrevista com o guitarrista do SLAYER, Jeff Hanneman. Um trecho da conversa segue abaixo:
Metal-Rules.com: Como você já deve ter provavelmente ouvido de várias fontes, muitos dizem que a agressão e brutalidade dos seus velhos tempos voltaram. Então, o que realmente aconteceu com o estilo do SLAYER quando vocês começaram a compôr as músicas novas para o último álbum?
Jeff: "Eu acho que muito disso tem a ver com a volta do Dave [Lombardo] à banda. Nós simplesmente sentímos essa velha química com o Dave novamente. Quando estávamos compondo, o material tinha muito a ver com o Dave e sua velocidade. Nós não nos sentamos e pensamos sobre o que vamos fazer antes de o fazermos, simplesmente rola desse jeito. Eu acho que é a melhor fórmula para se compôr músicas, porque se você se senta e fica pensando muito sobre as idéias, geralmente dá em merda. Você tenta fazer o bastante, e você não está tocando com o coração, você está tocando com a mente e revirando os pensamentos sobre a idéia".
Metal-Rules.com: Há mais dessa linha hardcore nas novas músicas do "Christ Illusion". Obviamente isso tem a ver com a experiência musical de bandas punk/hardcore que sempre estiveram dentro do coração de vocês. Vocês até gravaram um álbum ("Undisputed Attitude") cheio de algumas das suas músicas hardcore/punk favoritas.
Jeff: "Yeah, de novo tem muito a ver com o Dave. Eu curtia punk e o Dave e o Kerry começaram a gostar do gênero bem mais tarde. Então eu meio que influenciei o Kerry, que por sua vez influenciou o Dave e podemos ver o resultado agora, porque ele escreveu muitas músicas para esse álbum. É meio engraçado que o disco soe mais punk com a volta do Dave. É algo estranho, mas funciona".
Metal-Rules.com: O que o inspirou a fazer solos tão 'melódicos' para esse álbum?
Jeff: "Mais uma vez, nós não ficamos pensando demais sobre as coisas. Dez por cento dos meus solos são feitos no estúdio e o resto eu fiz no quarto do meu hotel. Daí vou para o estúdio e grito: 'Rápido, grave aí, eu acho que consegui!' Trata-se de algo espontâneo, muitos deles são criados assim".
Metal-Rules.com: "Christ Illusion" foi banido na Índia devido à capa do disco, por causa de um grupo humanista. A razão foi "Cristo sem um olho e braços amputados...," algo assim.
Jeff: "Encaro isto como algo positivo. Quando eu soube, simplesmente pensei: 'Sou o vencedor!. Má publicidade é sempre boa publicidade. Apesar de não ter sido totalmente intencional, sabíamos que alguém ficaria bravo com a arte, então fico feliz que isto tenha acontecido".
Metal-Rules.com: Também reclamaram sobre uma música do álbum, "Skeleton Christ", dizendo que a letra dela é um insulto ao cristianismo.
Jeff: "(risos) Muito Bom!"
Metal-Rules.com: Vocês sempre acreditam que é uma boa publicidade para o SLAYER ser banido em países?
Jeff: "Dois motivos: é boa propaganda, e reflete o que somos. Nós somos os caras maus de qualquer jeito. Sempre escrevemos sobre coisas ruins, então é cabível que sejamos banidos em algum lugar".
Metal-Rules.com: Aposto que você já está bem acostumado com esse tipo de "banimento" através dos anos, estou certo?
Jeff: "Sim, é algo que acontece há muitos anos. Quando o 'Reign in Blood' saiu nós fomos enxotados pela nossa gravadora americana (risos). Isto não é nenhuma novidade para nós".
Metal-Rules.com: Vocês receberam algum ultimato de algum outro grupo religioso por causa da música "Jihad"?
Jeff: "Na verdade, não. Eu acho que o Tom estava realmente preocupado quando ele leu a letra depois que eu a terminei. Ele estava pensando algo como 'vai dar alguma merda pra nós nos EUA'. Mas não aconteceu nada. Nos EUA, nós temos tido problemas há tanto tempo que todas as pessoas que monitoram a música e tentam te dizer o que pensam apenas ouviram e pensaram 'isso é só o SLAYER sendo o SLAYER'. Então elas nos ignoraram".
Metal-Rules.com: O vídeo da "Eyes of the Insane" é bem legal na minha opinião, já que tem esse olho no papel principal que reflete o que pode ser visto num campo de guerra do ponto de vista de um soldado. De onde veio a idéia para esse vídeo?
Jeff: "Na verdade a idéia não foi nossa. Quando concluímos que deveríamos fazer um vídeo estávamos tão ocupados com a turnê que não poderíamos aparecer nas filmagens. Então contactamos esse pessoal para fazer o vídeo sem nossa presença. Daí surgiram com a idéia do olho por causa de 'Eyes of the Insane' e nós adoramos. Quando vi pela primeira vez, achei bastante incrível!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Move Concerts faz post sobre vinda do Iron Maiden ao Brasil em 2026
Michael Sweet, vocalista e guitarrista do Stryper, é diagnosticado com câncer
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
Como foi a reconciliação dos irmãos Cavalera, segundo eles mesmos
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
Os três guitarristas que Jerry Cantrell do Alice in Chains considera "extraterrestes"
A banda de metal dos anos 2000 que foi elogiada por Lars Ulrich e Steve Harris
Dave Mustaine cantarola Jorge Ben Jor e diz que não conhece nenhuma música do Sepultura
Os dois rockstars que influenciaram Casagrande a entrar no mundo das drogas


O megahit do Slayer que foi influenciado por lendário compositor de música latina
O disco do Slayer que deixou Andreas Kisser impressionado
A diferença entre "Divine Intervention" e "Diabolus in Musica", segundo Jeff Hanneman
Jeff Hanneman achava que "Diabolus in Musica" lembrava os primeiros discos do Slayer
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Bandas de heavy metal da nova geração não empolgam Kerry King
Kerry King revela qual é sua música favorita do Mastodon
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 2009
Kerry King revela o motivo pelo qual Tom Araya quis aposentar o Slayer tão cedo



