"Ser banido é uma excelente propaganda", diz Jeff Hanneman, guitarrista do Slayer
Por Felipe Augusto Rosa Miquelini
Fonte: Metal Rules
Postado em 21 de dezembro de 2006
Luxi Lahtinen do site Metal-Rules.com recentemente conduziu uma entrevista com o guitarrista do SLAYER, Jeff Hanneman. Um trecho da conversa segue abaixo:
Metal-Rules.com: Como você já deve ter provavelmente ouvido de várias fontes, muitos dizem que a agressão e brutalidade dos seus velhos tempos voltaram. Então, o que realmente aconteceu com o estilo do SLAYER quando vocês começaram a compôr as músicas novas para o último álbum?
Jeff: "Eu acho que muito disso tem a ver com a volta do Dave [Lombardo] à banda. Nós simplesmente sentímos essa velha química com o Dave novamente. Quando estávamos compondo, o material tinha muito a ver com o Dave e sua velocidade. Nós não nos sentamos e pensamos sobre o que vamos fazer antes de o fazermos, simplesmente rola desse jeito. Eu acho que é a melhor fórmula para se compôr músicas, porque se você se senta e fica pensando muito sobre as idéias, geralmente dá em merda. Você tenta fazer o bastante, e você não está tocando com o coração, você está tocando com a mente e revirando os pensamentos sobre a idéia".
Metal-Rules.com: Há mais dessa linha hardcore nas novas músicas do "Christ Illusion". Obviamente isso tem a ver com a experiência musical de bandas punk/hardcore que sempre estiveram dentro do coração de vocês. Vocês até gravaram um álbum ("Undisputed Attitude") cheio de algumas das suas músicas hardcore/punk favoritas.
Jeff: "Yeah, de novo tem muito a ver com o Dave. Eu curtia punk e o Dave e o Kerry começaram a gostar do gênero bem mais tarde. Então eu meio que influenciei o Kerry, que por sua vez influenciou o Dave e podemos ver o resultado agora, porque ele escreveu muitas músicas para esse álbum. É meio engraçado que o disco soe mais punk com a volta do Dave. É algo estranho, mas funciona".
Metal-Rules.com: O que o inspirou a fazer solos tão 'melódicos' para esse álbum?
Jeff: "Mais uma vez, nós não ficamos pensando demais sobre as coisas. Dez por cento dos meus solos são feitos no estúdio e o resto eu fiz no quarto do meu hotel. Daí vou para o estúdio e grito: 'Rápido, grave aí, eu acho que consegui!' Trata-se de algo espontâneo, muitos deles são criados assim".
Metal-Rules.com: "Christ Illusion" foi banido na Índia devido à capa do disco, por causa de um grupo humanista. A razão foi "Cristo sem um olho e braços amputados...," algo assim.
Jeff: "Encaro isto como algo positivo. Quando eu soube, simplesmente pensei: 'Sou o vencedor!. Má publicidade é sempre boa publicidade. Apesar de não ter sido totalmente intencional, sabíamos que alguém ficaria bravo com a arte, então fico feliz que isto tenha acontecido".
Metal-Rules.com: Também reclamaram sobre uma música do álbum, "Skeleton Christ", dizendo que a letra dela é um insulto ao cristianismo.
Jeff: "(risos) Muito Bom!"
Metal-Rules.com: Vocês sempre acreditam que é uma boa publicidade para o SLAYER ser banido em países?
Jeff: "Dois motivos: é boa propaganda, e reflete o que somos. Nós somos os caras maus de qualquer jeito. Sempre escrevemos sobre coisas ruins, então é cabível que sejamos banidos em algum lugar".
Metal-Rules.com: Aposto que você já está bem acostumado com esse tipo de "banimento" através dos anos, estou certo?
Jeff: "Sim, é algo que acontece há muitos anos. Quando o 'Reign in Blood' saiu nós fomos enxotados pela nossa gravadora americana (risos). Isto não é nenhuma novidade para nós".
Metal-Rules.com: Vocês receberam algum ultimato de algum outro grupo religioso por causa da música "Jihad"?
Jeff: "Na verdade, não. Eu acho que o Tom estava realmente preocupado quando ele leu a letra depois que eu a terminei. Ele estava pensando algo como 'vai dar alguma merda pra nós nos EUA'. Mas não aconteceu nada. Nos EUA, nós temos tido problemas há tanto tempo que todas as pessoas que monitoram a música e tentam te dizer o que pensam apenas ouviram e pensaram 'isso é só o SLAYER sendo o SLAYER'. Então elas nos ignoraram".
Metal-Rules.com: O vídeo da "Eyes of the Insane" é bem legal na minha opinião, já que tem esse olho no papel principal que reflete o que pode ser visto num campo de guerra do ponto de vista de um soldado. De onde veio a idéia para esse vídeo?
Jeff: "Na verdade a idéia não foi nossa. Quando concluímos que deveríamos fazer um vídeo estávamos tão ocupados com a turnê que não poderíamos aparecer nas filmagens. Então contactamos esse pessoal para fazer o vídeo sem nossa presença. Daí surgiram com a idéia do olho por causa de 'Eyes of the Insane' e nós adoramos. Quando vi pela primeira vez, achei bastante incrível!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
O hit dos Beatles que Paul McCartney não soube fazer: "Tivemos que contar com os adultos"
A melhor música que George Harrison compôs para os Beatles, segundo George Martin
Para Samuel, o que aconteceu com o Skank mostra que rock "não está no seu melhor momento"


Como surgiu o icônico grito que Tom Araya dá em "Angel of Death", do Slayer
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
Como Slayer influenciou o nascimento de um grupo histórico do hip-hop
A melhor música do Slayer, na opinião de Mateus Ribeiro
A melhor música do Slayer, segundo o Heavy Consequence
O clássico do metal que, para Lemmy, passava uma mensagem equivocada
O álbum do Iron Maiden afetado negativamente pelo sucesso de Metallica e Slayer
Astros do rock: o patrimônio líquido de cada um
A opinião de Paul Stanley, do Kiss, sobre o Metallica e Slayer



