Rejeitada extensão de direitos musicais
Fonte: Terra Música
Postado em 06 de dezembro de 2006
Uma revisão encomendada pelo governo britânico rejeitou na quarta-feira a solicitação feita por gravadoras e roqueiros de idade madura para que o copyright sobre as gravações sonoras e os direitos dos artistas fosse estendido além do prazo atual, que é de 50 anos.
Roqueiros britânicos mais velhos podem perder direito de música!
A Revisão Gowers também pediu a adoção de medidas para reprimir a pirataria e falsificação, que levam a indústria musical a perder até um quinto de seus lucros anuais devido às cópias e aos downloads ilegais.
As recomendações fazem parte de um documento de revisão das leis de propriedade intelectual (PI), designadas a proteger e promover a criatividade nas artes e na indústria. O documento tem 146 páginas.
"O sistema ideal de PI cria incentivos para a inovação, sem restringir indevidamente o acesso aos consumidores e dos inovadores posteriores", disse o autor do relatório, Andrew Gowers.
"É preciso encontrar o ponto de equilíbrio correto, num mundo em rápida transformação. E é preciso tomar medidas duras contra aqueles que infringem os direitos de PI às custas dos setores econômicos mais criativos do Reino Unido."
Essas medidas incluem a aplicação de penalidades mais duras para quem infringe os copyrights online, sendo que a pena máxima passaria a ser de dez anos de prisão.
Gowers disse, também, que os consumidores devem ter o direito legal de transferir para MP3 música que comprarem em formato de CD.
A indústria musical provavelmente receberá bem as recomendações de repressão maior à pirataria, mas ficará desapontada com a rejeição de seu pedido de ampliação do copyright sobre gravações sonoras, de 50 para 95 anos.
"A revisão recomenda que a Comissão Européia não modifique o status quo e conserve a proteção de copyright de 50 anos para gravações sonoras e os direitos dos artistas relacionados a elas", disse Gowers.
O roqueiro Cliff Richard, cujo primeiro sucesso, "Move It!", de 1958, está perigosamente perto do fim de sua proteção por copyright, é o primeiro a ter destacado o problema.
O que é mais significativo para gravadoras que lucram com a produção de CDs em que reembalam sucessos antigos é o fato de que a partir de 2012 e 2013 o catálogo dos Beatles pode estar aberto à exploração de todos, incluindo alguns dos primeiros sucessos da banda, como "Love Me Do" e "I Want To Hold Your Hand".
Reuters
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira o Line-Up completo do Bangers Open Air 2027
O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
Cinco bandas do Bangers Open Air 2027 que fogem do óbvio e merecem sua atenção
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
O clipe mais barato da história do Iron Maiden, segundo Dave Murray
Ozzfest confirma retorno com edições em três países para 2027
A briga com Bruce Dickinson que quase faz Nicko McBrain largar o Iron Maiden
Bruce Dickinson quer novo disco do Iron Maiden, Steve Harris não sabe, diz Nicko McBrain
Jairo Guedz sobre as regravações dos Cavalera: "A magia, para mim, está no original"
A condição de Ricardo Confessori para voltar ao Shaman: "Se quiser trabalhar comigo, senta aí"
Regis Tadeu revela por que Robert Plant se recusa a ressuscitar o Led Zeppelin
A música que Corey Taylor gostaria de deixar como ensinamento para o filho
Tom Morello cita o que considera seus quatro maiores fracassos musicais
Por que Derek Riggs não fez a capa de "Fear of the Dark", segundo o Iron Maiden
O que Freddie Mercury detestava em sua aparência, mas tinha medo de mudar
George Israel conta como foram últimos dias de Cazuza: "Acompanhei essa época de perto"
A lenda do thrash que se veste mal, segundo Regis Tadeu: "Pior gosto do show business"
A canção do AC/DC que emocionou Brian Johnson; "todos pararam para aplaudir", contou Angus


Humberto Gessinger diz que Marcelo Nova era "velho" e "chupava as músicas de todo mundo"
Rob Halford: "Ninguém escolhe ser Gay"
O músico que recusou convite para o Led Zeppelin, mas entrou em outra banda ainda maior
Mr Catra: Uma lista das suas maiores influências no rock (vídeo)
Há quem goste: As 10 bandas mais odiadas do universo
Heavy Metal: as 10 capas mais "de macho" de todos os tempos



