Uli Jon Roth empolgado com sistema de afinação

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rubens Lessa, Fonte: Blabbermouth
Enviar correções  |  Ver Acessos

O lendário guitarrista ULI JON ROTH (ex-SCORPIONS), apresentará uma nova invenção revolucionária na convenção anual da NAMM (National Association of Music Merchants - Associação Nacional de Comerciantes de Música) que será realizada em Anaheim, Califórnia, agora em janeiro. Ele se deparou com uma tecnologia de auto-afinação para guitarras recentemente, desenvolvida em Hamburgo, Alemanha, por Christopher Adams. Uli ficou tão intrigado e fascinado por essa invenção que ele a obteve e instalou em sua Stratocaster branca favorita da Fender. A tecnologia de auto-afinação é funcional apenas para guitarras Stratocaster de seis cordas ou guitarras do tipo Gibson, mas Chris Adams prometeu adaptá-la para o sistema de sete cordas usadas por Uli na sua Guitarra Sky para um futuro próximo.

Blind Guardian: Algumas verdades sobre Hansi KürschMetallica: Jason Newsted, 14 anos de humilhação

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quando chamado para endossar a nova invenção, Uli imediatamente topou e disse o seguinte: "Isso é algo em que acredito totalmente, não me lembro de ter ficado tão entusiasmado com uma nova tecnologia assim como estou com essa".

Uli chama o sistema Tronical Powertune de "a realização de um sonho antigo". "Essa foi uma das últimas barreiras a se atravessar no desenvolvimento de instrumentos de cordas", disse. "Até pouco tempo, antes de conhecer Chris Adams, eu acreditava nunca ver esse dia chegar... uma solução que parecia tão distante devido a todas as dificuldades tecnológicas, mas Chris pensou em todos os aspectos e planejou algo que é simplesmente perfeito".

"Devido ao fato de não usar um sistema de travas de afinação nas minhas guitarras por questões sonoras, eu tinha chateações com afinadores em palco, particularmente desde que comecei a tocar um set inteiro com uma só guitarra. Tudo isso agora vai ficar do meu lado de agora em diante - e o que é ainda melhor, agora, eu posso abaixar o tom da minha guitarra para Mi Bemol ou ainda para Ré ou Dó sustenido em uma fração de segundo. Isso abre um mundo novo de possibilidades musicais. Por exemplo, quando tocamos no palco algumas daquelas velhas canções dos SCORPIONS, na afinação original - como fizemos recentemente - eu posso palhetar as músicas da forma como elas foram compostas originalmente, ao invés de colocar outra coisa no lugar delas, algo como Lá Maior para Sol Maior Sustenido de modo a obter o mesmo resultado".

"Devido à falta de (sons de) cordas abertas em alguns tons, antigamente costumávamos abaixar meio tom, e eu gosto de tocar as músicas em seu formato original. Alterar (manualmente) o tom em palco é impossível, pois você leva muito tempo para afinar usando afinadores convencionais. O Powertune alcança esse resultado perfeitamente em segundos! No meu juízo, esse é, claramente, o mais significante desenvolvimento para guitarras desde a invenção dos captadores. É algo INOVADOR - e o melhor de tudo é que se trata de algo absolutamente funcional, e a se pensar com muito cuidado em termos de economia de tempo", finalizou.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Scorpions"


Shows internacionais: quais foram os maiores públicos no Brasil, de 2010 a 2017Shows internacionais
Quais foram os maiores públicos no Brasil, de 2010 a 2017

Scorpions: o que ouvimos no Tokyo Tapes foi gravado no Frampton Comes AliveScorpions
O que ouvimos no Tokyo Tapes foi gravado no Frampton Comes Alive


Blind Guardian: Algumas verdades sobre Hansi KürschBlind Guardian
Algumas verdades sobre Hansi Kürsch

Metallica: Jason Newsted, 14 anos de humilhaçãoMetallica
Jason Newsted, 14 anos de humilhação


Sobre Rubens Lessa

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Rubens Lessa no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336