Selos de Metal Extremo falam sobre pirataria
Por Marco Néo
Fonte: Blabbermouth
Postado em 31 de maio de 2007
O site SupremeBrutality.net recentemente fez uma série de entrevistas com diferentes selos de metal extremo sobre o tema "Download Ilegal". Foram feitas as mesmas perguntas para todos os selos para que se pudesse elaborar uma perspectiva maior e mais diversa sobre o assunto. Seguem alguns trechos:
SupremeBrutality.net: Seu selo foi afetado por downloads ilegais? Como?
Respondido por Matt Jacobson, fundador e presidente da Relapse Records [EUA]: "É difícil dizer com certeza, mas certamente afetou. Não só a questão dos downloads, mas também a gravação de CDs e também pessoas conectando hard drives e trocando gigas de música de uma vez. Não há dúvida de que a divulgação das nossas bandas está maior do que nunca, já que há mais pessoas do que nunca ouvindo as músicas, mas uma boa porção delas não compra os CDs nem paga para fazer os downloads. Eu acho que há uma mudança na forma pela qual os jovens de hoje vêem a música. Não que eles estejam menos interessados nela do que os jovens de outras épocas, eles só estão menos dispostos a pagar por ela".
Respondido por Ruud Lemmen, fundador e atual proprietário da Neurotic Records [Holanda]: "Bem, é difícil dizer. Tenho certeza que nos afetou um pouco de forma negativa. Especialmente os fãs mais jovens [sem querer desrespeitá-los] que têm de 12 a 14 anos, não cresceram com o costume de comprar CDs, eles cresceram com essa idéia de que a música vem de graça. Em alguns anos esse aspecto será ainda pior, eu acho. Contudo, não dá pra colocar em números eventuais perdas, já que isso foge ao nosso controle".
Respondido por Scott Ellingboe, proprietário da Brutal Bands/Extreme Underground [EUA]: "Bem, eu não sei com certeza. Mas eu sei que tem muita gente por aí que não compra CDs, eles simplesmente fazem download de CDs sem se importar com o quanto isso fere a própria música que eles gostam. Muitos tentam justificar dizendo que estão ajudando a divulgar bandas novas ao disponibilizarem seus trabalhos para que outros baixem. Só que essas mesmas pessoas também estão disponibilizando bandas bem conhecidas. O fato é que hoje em dia dá para os selos e bandas divulgarem seu trabalho por conta própria, e a maioria faz. Não há razão para que esses selos e bandas precisem que outras pessoas distribuam ilegalmente seu material com a desculpa de divulgação".
Respondido por Billy Nocera, co-fundador e proprietário da Razorback Records [EUA}: "Não sei ao certo, mas eu acho que afetou e muito! Eu vejo todos os nossos lançamentos em sites de download e coisas do tipo. A parte boa é que a maioria das pessoa ainda se importa em comprar o CD porque querem ter a arte gráfica, capa, letras, etc. É por isso que nós procuramos dar bastante ênfase às capas, a gráficos bem feitos e uma boa apresentação. Sempre haverão colecionadores de verdade por aí, pelo menos é o que eu espero!"
Leia o artigo completo (em inglês) no site www.supremebrutality.net.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
O guitarrista que moldou o timbre do Metallica, segundo James Hetfield
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
Nicko McBrain fala sobre rumores de aposentadoria de Dave Murray
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
O dia que Mano Brown questionou o Shaman: "Legal, mas o que vocês reivindicam?"
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
Metal Hammer coloca novo álbum da Nervosa como um dos discos que você precisa ouvir em 2026
Neil Sedaka, um dos grandes hitmakers da história, morre aos 86 anos
Os álbuns do Rush que são os prediletos de Regis Tadeu
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
A música do Led Zeppelin que John Bonham sabotou de tanto que odiava
A banda de rock nacional que é cobrada por não ser tão rock, segundo Paulo Ricardo
Slash revela quem é o top dos tops na guitarra: "Não tem como ser mais bacana"



A banda pouco lembrada que é a verdadeira pioneira do rock anos 1980 no Brasil
Prostitutas: As mais famosas e devassas do cenário Rock - Parte 1
As regras do Prog Metal
Stratovarius: em turnê pelo Brasil, guitarrista reclama da cerveja local
As regras do Thrash Metal
Joey Jordison diz que foi demitido do Slipknot por telegrama cantado



