Selos de Metal Extremo falam sobre pirataria
Por Marco Néo
Fonte: Blabbermouth
Postado em 31 de maio de 2007
O site SupremeBrutality.net recentemente fez uma série de entrevistas com diferentes selos de metal extremo sobre o tema "Download Ilegal". Foram feitas as mesmas perguntas para todos os selos para que se pudesse elaborar uma perspectiva maior e mais diversa sobre o assunto. Seguem alguns trechos:
SupremeBrutality.net: Seu selo foi afetado por downloads ilegais? Como?
Respondido por Matt Jacobson, fundador e presidente da Relapse Records [EUA]: "É difícil dizer com certeza, mas certamente afetou. Não só a questão dos downloads, mas também a gravação de CDs e também pessoas conectando hard drives e trocando gigas de música de uma vez. Não há dúvida de que a divulgação das nossas bandas está maior do que nunca, já que há mais pessoas do que nunca ouvindo as músicas, mas uma boa porção delas não compra os CDs nem paga para fazer os downloads. Eu acho que há uma mudança na forma pela qual os jovens de hoje vêem a música. Não que eles estejam menos interessados nela do que os jovens de outras épocas, eles só estão menos dispostos a pagar por ela".
Respondido por Ruud Lemmen, fundador e atual proprietário da Neurotic Records [Holanda]: "Bem, é difícil dizer. Tenho certeza que nos afetou um pouco de forma negativa. Especialmente os fãs mais jovens [sem querer desrespeitá-los] que têm de 12 a 14 anos, não cresceram com o costume de comprar CDs, eles cresceram com essa idéia de que a música vem de graça. Em alguns anos esse aspecto será ainda pior, eu acho. Contudo, não dá pra colocar em números eventuais perdas, já que isso foge ao nosso controle".
Respondido por Scott Ellingboe, proprietário da Brutal Bands/Extreme Underground [EUA]: "Bem, eu não sei com certeza. Mas eu sei que tem muita gente por aí que não compra CDs, eles simplesmente fazem download de CDs sem se importar com o quanto isso fere a própria música que eles gostam. Muitos tentam justificar dizendo que estão ajudando a divulgar bandas novas ao disponibilizarem seus trabalhos para que outros baixem. Só que essas mesmas pessoas também estão disponibilizando bandas bem conhecidas. O fato é que hoje em dia dá para os selos e bandas divulgarem seu trabalho por conta própria, e a maioria faz. Não há razão para que esses selos e bandas precisem que outras pessoas distribuam ilegalmente seu material com a desculpa de divulgação".
Respondido por Billy Nocera, co-fundador e proprietário da Razorback Records [EUA}: "Não sei ao certo, mas eu acho que afetou e muito! Eu vejo todos os nossos lançamentos em sites de download e coisas do tipo. A parte boa é que a maioria das pessoa ainda se importa em comprar o CD porque querem ter a arte gráfica, capa, letras, etc. É por isso que nós procuramos dar bastante ênfase às capas, a gráficos bem feitos e uma boa apresentação. Sempre haverão colecionadores de verdade por aí, pelo menos é o que eu espero!"
Leia o artigo completo (em inglês) no site www.supremebrutality.net.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Os 16 vocalistas mais icônicos da história do rock, segundo o The Metalverse
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026
Exodus: quando a banda "engoliu" o Metallica e nunca mais abriu para eles
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
O músico que Neil Young disse ter mudado a história; "ele jogou um coquetel molotov no rock"
Neto de Ozzy Osbourne morde seu primeiro morcego
O guitarrista do panteão do rock que Lou Reed dizia ser "profundamente sem talento"
Geddy Lee admite que volta do Rush foi "uma decisão difícil"
Em raro depoimento, Ritchie Blackmore presta tributo a Jeff Beck
O maior baterista de todos os tempos para Phil Collins; "nunca tinha visto nada parecido"
Os guitarristas clássicos que Pete Townshend não respeita: "Nunca quis ser comparado"
Os três maiores guitarristas de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
Regis Tadeu revela quem ele considera que foi um verdadeiro artista com A maiúsculo


Assista Ivete Sangalo cantando "Dead Skin Mask", do Slayer
Kiko Loureiro, do Angra, relembra o tempo de Dominó
Ozzy Osbourne: "Eu detesto a expressão Heavy Metal!"
A banda que o Metallica odiou fazer turnê: "Não é algo que gostaríamos de fazer de novo"
Bruce Dickinson: O significado oculto de "Tears Of The Dragon" (vídeo)
Versões originais: 10 músicas que foram "tomadas" emprestadas



