Selos de Metal Extremo falam sobre pirataria
Por Marco Néo
Fonte: Blabbermouth
Postado em 31 de maio de 2007
O site SupremeBrutality.net recentemente fez uma série de entrevistas com diferentes selos de metal extremo sobre o tema "Download Ilegal". Foram feitas as mesmas perguntas para todos os selos para que se pudesse elaborar uma perspectiva maior e mais diversa sobre o assunto. Seguem alguns trechos:
SupremeBrutality.net: Seu selo foi afetado por downloads ilegais? Como?
Respondido por Matt Jacobson, fundador e presidente da Relapse Records [EUA]: "É difícil dizer com certeza, mas certamente afetou. Não só a questão dos downloads, mas também a gravação de CDs e também pessoas conectando hard drives e trocando gigas de música de uma vez. Não há dúvida de que a divulgação das nossas bandas está maior do que nunca, já que há mais pessoas do que nunca ouvindo as músicas, mas uma boa porção delas não compra os CDs nem paga para fazer os downloads. Eu acho que há uma mudança na forma pela qual os jovens de hoje vêem a música. Não que eles estejam menos interessados nela do que os jovens de outras épocas, eles só estão menos dispostos a pagar por ela".
Respondido por Ruud Lemmen, fundador e atual proprietário da Neurotic Records [Holanda]: "Bem, é difícil dizer. Tenho certeza que nos afetou um pouco de forma negativa. Especialmente os fãs mais jovens [sem querer desrespeitá-los] que têm de 12 a 14 anos, não cresceram com o costume de comprar CDs, eles cresceram com essa idéia de que a música vem de graça. Em alguns anos esse aspecto será ainda pior, eu acho. Contudo, não dá pra colocar em números eventuais perdas, já que isso foge ao nosso controle".
Respondido por Scott Ellingboe, proprietário da Brutal Bands/Extreme Underground [EUA]: "Bem, eu não sei com certeza. Mas eu sei que tem muita gente por aí que não compra CDs, eles simplesmente fazem download de CDs sem se importar com o quanto isso fere a própria música que eles gostam. Muitos tentam justificar dizendo que estão ajudando a divulgar bandas novas ao disponibilizarem seus trabalhos para que outros baixem. Só que essas mesmas pessoas também estão disponibilizando bandas bem conhecidas. O fato é que hoje em dia dá para os selos e bandas divulgarem seu trabalho por conta própria, e a maioria faz. Não há razão para que esses selos e bandas precisem que outras pessoas distribuam ilegalmente seu material com a desculpa de divulgação".
Respondido por Billy Nocera, co-fundador e proprietário da Razorback Records [EUA}: "Não sei ao certo, mas eu acho que afetou e muito! Eu vejo todos os nossos lançamentos em sites de download e coisas do tipo. A parte boa é que a maioria das pessoa ainda se importa em comprar o CD porque querem ter a arte gráfica, capa, letras, etc. É por isso que nós procuramos dar bastante ênfase às capas, a gráficos bem feitos e uma boa apresentação. Sempre haverão colecionadores de verdade por aí, pelo menos é o que eu espero!"
Leia o artigo completo (em inglês) no site www.supremebrutality.net.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
A profecia da lendária sambista Clementina de Jesus sobre os Titãs
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Mike Portnoy comemora maior turnê do Dream Theater e indica novidades para 2026
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Os tipos de canções do Guns N' Roses que Axl afirma terem sido as "mais difíceis" de compor
O hit dos Beatles que Paul McCartney não soube fazer: "Tivemos que contar com os adultos"
A melhor música que George Harrison compôs para os Beatles, segundo George Martin
Para Samuel, o que aconteceu com o Skank mostra que rock "não está no seu melhor momento"
Assista Ivete Sangalo cantando "Dead Skin Mask", do Slayer
Kiko Loureiro, do Angra, relembra o tempo de Dominó
Ozzy Osbourne: "Eu detesto a expressão Heavy Metal!"
A banda que o Metallica odiou fazer turnê: "Não é algo que gostaríamos de fazer de novo"
Bruce Dickinson: O significado oculto de "Tears Of The Dragon" (vídeo)
Versões originais: 10 músicas que foram "tomadas" emprestadas



