Documentário "Underground Rock" será exibido nos EUA
Por Angela Literato
Postado em 17 de junho de 2007
(Press-release)
Quem frequenta o submundo da música no Rio de Janeiro, nos últimos cinco anos, já deve ter ouvido falar no documentário "Underground Rock".
Com indas e vindas na árdua produção, o projeto de Rafael Fracacio, realizado pela Universidade Gama Filho, e produzido pela Paradoxina Produções Artísticas, acabou transformando-se numa série televisiva, que pode ser conferida pelo público na UTV (canal 16, NET - RJ), e a partir de agosto será exibida também nos EUA, na rede de TV à cabo STC Channel 2.
Inicialmente elaborado como um longa-metragem, "Underground Rock" passou por diversas modificações até se transformar na atual tele-série. Entre elas, foi o fato de abordar temas mais amplos, como o mercado fonográfico, a indústria da pirataria, a música eletrônica, entre outros, fugindo do conceito inicial, que se restringia a revelar detalhes da cena musical independente carioca.
Cogita-se a possibilidade de, no futuro, transformar o conteúdo da série em uma versão para cinema, mas não passa de especulação, por enquanto.
"Underground Rock" tem sido o registro definitivo da contracultura contemporânea, já que resgata imagens exclusivas de artistas ainda em início de carreira, como a banda Leela e a cantora Pitty, entre outros, antes mesmo de assinarem contrato com uma gravadora.
Poucas iniciativas sobre a cena musical independente brasileira foram tão bem sucedidas como a produção independente "Underground Rock" tem sido. Muito se deve ao apoio que a Universidade Gama Filho tem cedido à série, o que tem possibilitado, através da infra-estrutura de seu curso de cinema, a realização de uma obra audiovisual que une qualidade técnica e artística, a um conteúdo praticamente inexplorado da cultura alternativa brasileira. Vale a pena conferir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Led que parece fantasia, mas nasceu de uma bronca de Robert Plant com a polícia
A música do Slayer que produtor Ross Robinson considera tão boa quanto "Angel of Death"
Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
Metallica divulga performance ao vivo de "Fade to Black"
Vocalista reflete sobre onda de haters contra o Greta Van Fleet
O pior disco do Kiss: Paul Stanley escolhe dois, e Marty Friedman discorda
A banda que Dave Grohl chamou de circo e comparou a cerveja velha e sem graça
Os "aditivos legais" que Dave Lombardo consumiu durante as gravações de "Reign in Blood"
O nome em "Livin' on a Prayer" que Jon Bon Jovi vetou: "Não posso cantar"
O disco mais odiado do Metallica que Jimmy Page e Jack White adoraram
A pergunta estranha que Clive Burr teria feito a Nicko McBrain
O gênero musical que Slash considera mais vibrante que o rock atualmente
O que Ronnie James Dio disse a Scott Ian cinco anos depois de um envelope por baixo da porta
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
Por que Nick Mason acha que o Pink Floyd teria sido uma péssima banda de heavy metal
O significado de "pedras que choram no mesmo lugar" em "Medo da Chuva" de Raul Seixas
David Gilmour: dissecando a magnífica "High Hopes"
Bruce Springsteen e a canção que mudou a história do rock para sempre

Motivação: 10 músicas de metal que melhorarão sua auto-estima
Bizarro & Absurdo: 12 Tristes Realidades da Música
Simone Simons: a nudez na capa de Divine Conspiracy
O verso de "Igreja" que fazia Arnaldo Antunes deixar palco dos Titãs por desconforto
Refrãos: alguns dos mais marcantes do Rock/Metal
Exodus: "Rick Rubin é uma verdadeira fraude", diz Gary Holt



