Documentário "Underground Rock" será exibido nos EUA
Por Angela Literato
Postado em 17 de junho de 2007
(Press-release)
Quem frequenta o submundo da música no Rio de Janeiro, nos últimos cinco anos, já deve ter ouvido falar no documentário "Underground Rock".
Com indas e vindas na árdua produção, o projeto de Rafael Fracacio, realizado pela Universidade Gama Filho, e produzido pela Paradoxina Produções Artísticas, acabou transformando-se numa série televisiva, que pode ser conferida pelo público na UTV (canal 16, NET - RJ), e a partir de agosto será exibida também nos EUA, na rede de TV à cabo STC Channel 2.
Inicialmente elaborado como um longa-metragem, "Underground Rock" passou por diversas modificações até se transformar na atual tele-série. Entre elas, foi o fato de abordar temas mais amplos, como o mercado fonográfico, a indústria da pirataria, a música eletrônica, entre outros, fugindo do conceito inicial, que se restringia a revelar detalhes da cena musical independente carioca.
Cogita-se a possibilidade de, no futuro, transformar o conteúdo da série em uma versão para cinema, mas não passa de especulação, por enquanto.
"Underground Rock" tem sido o registro definitivo da contracultura contemporânea, já que resgata imagens exclusivas de artistas ainda em início de carreira, como a banda Leela e a cantora Pitty, entre outros, antes mesmo de assinarem contrato com uma gravadora.
Poucas iniciativas sobre a cena musical independente brasileira foram tão bem sucedidas como a produção independente "Underground Rock" tem sido. Muito se deve ao apoio que a Universidade Gama Filho tem cedido à série, o que tem possibilitado, através da infra-estrutura de seu curso de cinema, a realização de uma obra audiovisual que une qualidade técnica e artística, a um conteúdo praticamente inexplorado da cultura alternativa brasileira. Vale a pena conferir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Novo disco de Tony Iommi mantém acesa a chama do Sabbath, segundo resenha da Classic Rock
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
O lado mais egoísta da humanidade inspirou a história de um dos maiores clássicos de Dio
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
Ozzy sabia que estava morrendo, segundo Sharon Osbourne
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
Overkill é anunciado como headliner do Overload Beer Fest, que será realizado em março
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
Nicko McBrain revela que indicou Aquiles Priester para seu lugar no Iron Maiden
Kiko Loureiro parabeniza Rafael Bittencourt pelo aniversário; "irmão que a música me deu"
Mateus Asato elege o último guitar hero que existe e compara com Slash e Van Halen
Os cinco melhores discos do Megadeth, segundo Mateus Ribeiro
Com quase 150 atrações, Sonic Temple Festival confirma cast para 2027
As 10 melhores músicas do R.E.M., segundo os leitores da Rolling Stone
A frustração de Raul Seixas que não incomodava Renato Russo: "Não é essa a questão"
Hollywood Vampires: Matt Sorum saiu da banda porque não aparecia nem nas fotos
O guitarrista do rock progressivo setentista que é "totalmente subestimado" para Geddy Lee

Motivação: 10 músicas de metal que melhorarão sua auto-estima
Bizarro & Absurdo: 12 Tristes Realidades da Música
Simone Simons: a nudez na capa de Divine Conspiracy
O verso de "Igreja" que fazia Arnaldo Antunes deixar palco dos Titãs por desconforto
Refrãos: alguns dos mais marcantes do Rock/Metal
Exodus: "Rick Rubin é uma verdadeira fraude", diz Gary Holt



