Documentário "Underground Rock" será exibido nos EUA
Por Angela Literato
Postado em 17 de junho de 2007
(Press-release)
Quem frequenta o submundo da música no Rio de Janeiro, nos últimos cinco anos, já deve ter ouvido falar no documentário "Underground Rock".
Com indas e vindas na árdua produção, o projeto de Rafael Fracacio, realizado pela Universidade Gama Filho, e produzido pela Paradoxina Produções Artísticas, acabou transformando-se numa série televisiva, que pode ser conferida pelo público na UTV (canal 16, NET - RJ), e a partir de agosto será exibida também nos EUA, na rede de TV à cabo STC Channel 2.
Inicialmente elaborado como um longa-metragem, "Underground Rock" passou por diversas modificações até se transformar na atual tele-série. Entre elas, foi o fato de abordar temas mais amplos, como o mercado fonográfico, a indústria da pirataria, a música eletrônica, entre outros, fugindo do conceito inicial, que se restringia a revelar detalhes da cena musical independente carioca.
Cogita-se a possibilidade de, no futuro, transformar o conteúdo da série em uma versão para cinema, mas não passa de especulação, por enquanto.
"Underground Rock" tem sido o registro definitivo da contracultura contemporânea, já que resgata imagens exclusivas de artistas ainda em início de carreira, como a banda Leela e a cantora Pitty, entre outros, antes mesmo de assinarem contrato com uma gravadora.
Poucas iniciativas sobre a cena musical independente brasileira foram tão bem sucedidas como a produção independente "Underground Rock" tem sido. Muito se deve ao apoio que a Universidade Gama Filho tem cedido à série, o que tem possibilitado, através da infra-estrutura de seu curso de cinema, a realização de uma obra audiovisual que une qualidade técnica e artística, a um conteúdo praticamente inexplorado da cultura alternativa brasileira. Vale a pena conferir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Youtuber que estava no backstage do último show de Alissa com o Arch Enemy conta tudo
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Por que a presença dos irmãos Cavalera no último show do Sepultura não faz sentido
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
O cantor favorito de Kerry King do Slayer: "Dio sempre foi meu número dois, desculpa cara!"
Os detalhes que levaram Dennis Stratton a ser demitido do Iron Maiden


Iron Maiden: a fotografia de "The Final Frontier"
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson não curte: "Parece um saco de bosta"
"Nunca pesquisem Duality no YouTube", alerta fã de k-pop assustada com o Slipknot
Guns N' Roses: as dez melhores (segundo a Loudwire)
Jason Newsted é melhor que Cliff Burton, mas Lars e James ferraram ele no Metallica
O fabuloso álbum de rock nacional dos anos 80 incompreendido na época que virou um clássico



