NIN: Reznor ainda tem problemas com a Universal
Por Camila F.
Fonte: ninbr.blogspot.com
Postado em 21 de novembro de 2007
Trent Reznor postou no site oficial do NINE INCH NAILS os problemas que continua tendo com a sua ex-gravadora, a Universal, que está atualmente envolvida em processos contra o Google (Youtube) e News Corp (Myspace). A gravadora alega que esses sites não tem o que é referido como "porto seguro" sobre o DMCA (Digital Millennium Copyright Act) e, portanto, estão violando o copyright, pois seus usuários "uparam" músicas e vídeos cujo conteúdo pertencem à Universal.
Segue abaixo a tradução completa do texto:
"Há alguns anos eu consegui persuadir minha gravadora a me deixar postar meus arquivos de 'master recording' no nin.com, a fim de descobrir que tipo de conteúdo poderia ser produzido pelos usuários a partir da minha música. Eu não tinha um 'objetivo'... a principal razão pela qual eu fiz isso foi por eu ter achado a idéia legal e por ser algo que eu gostaria de fazer caso estivesse disponível para mim. Muita coisa legal começou a acontecer.. comunidades foram desenvolvidas, web sites criados, até as rádios tradicionais entraram no jogo e começaram a tocar os remixes feitos pelos fãs. Eu senti que a experiência, apesar de não ter um objetivo específico, era um sucesso. Tanto que agora nós estamos lançando um álbum de remixes que inclui um pouco desse material criado por fãs assim como os próprios arquivos 'multitrack master' para cada música do meu último disco, 'Year Zero'.
Nine Inch Nails - Mais Novidades
Para mim, faltava algo e isso era a presença oficial de um nin.com para agregar todos os remixes feitos por fãs. Vários fãs corajosos haviam se mexido e feito um grande serviço providenciando um destino para as pessoas postarem tais músicas, mas eu sentia que eu deveria tomar parte nisso e apoiá-los diretamente. Então, às vésperas do lançamento desse novo álbum de remixes, nosso plano era lançar um site oficial no nin.com com o intuito de fornecer um lugar para todo o material remixado e outras experiências interativas entre os fãs.
Ou assim eu pensava.
No sábado de manhã, eu fiquei sabendo de uma 'arapuca'/'artimanha' legal sobre nossos planos. Minha ex-gravadora e atual dona de todos os arquivos 'master', Universal, está atualmente envolvida em um processo com outros gigantes da mídia Google (Youtube) e News Corp (Myspace). A Universal alega que esses sites não tem o que é referido como "porto seguro" sobre o DMCA (Digital Millennium Copyright Act) e portanto estão violando o copyright, pois seus usuários 'uparam' músicas e vídeos cujo conteúdo pertencem à Universal.
A Universal acha que se eles hospedarem nosso site de remix, eles próprios estarão abertos a acusações de que eles estão patrocinando o mesmo tipo de violação técnica de copyright, razão pela qual estão processando as outras companhias.
Eles partem da premissa de que, se qualquer fã decidir remixar um de meus 'masters' com algum material que não pertence à Universal - um mash-up, sampler, ou qualquer coisa do tipo - e 'upar' no site, não há 'porto seguro' sob o DMCA (de acordo com a Universal) e então eles estarão fazendo o mesmo que o Myspace e o Youtube estão fazendo. Esse comportamento poderia ser 'questionado' em corte e causar um impacto no processo. Por causa disso, eles não mais hospedarão o nosso site de remix e estão insistindo para que o Nine Inch Nails o hospede. Em troca, eles continuarão a permitir que eu faça o 'upload' dos meus 'masters' da Universal e os disponibilize para os fãs, mas passarão a responsabilidade de hopedar para mim. Parte desse acordo é fazer com que os fãs assinem licenças de usuários (não como as do Myspace ou Youtube) dizendo que eles não irão usar materiais não autorizados. Se eles fizessem isso, todo mundo processaria todo mundo e o mundo acabaria abruptamente.
Por mais perturbado que eu esteja com esse imbróglio, enquanto os donos de conteúdos continuam a asfixiar toda a inovação em face da revolução digital, esse comportamente condiz com tudo o que eles fizeram no passado. Então... nós somos desafiados no último segundo a achar um jeito de trazer à tona essa idéia sem nos molharmos em urina, enquanto as grandes companhias de mídia mijam uma na outra. Nós temos um site legal e inovativo pronto para ser lançado mas estamos coçando nossas cabeças no momento pensando sobre como proceder.
Mais a seguir...
A propósito, as possíveis implicações legais como essa vão bem além da criação de obstáculos para um site de remix do Nine Inch Nails. Aqui está um excerto do site de tecnologia Ars Technica, sobre um processo similar que a Viacom move contra o Youtube:
As bases do 'porto seguro' da DMCA não são importantes somente para os sites de compartilhamento de vídeos, mas sim para quase todo setor de negócios baseados na internet. 'Quase toda grande companhia de Internet depende do mesmo tipo de fundamento legal sobre o qual o Youtube foi construído', disse von Lohmann. 'Uma derrota legal para o Youtube resultaria em mudanças fundamentais em seus negócios, podendo tornar comercialmente impossível utilizar conteúdo criado por usuários sem antes 'limpar' cada vídeo. Em outras palavras, uma vitória decisiva da Viacom poderia potencialmente transformar a internet em TV, um lugar onde nada vai ao ar sem antes ser aprovado por um grupo de advogados', disse ele.
'Mais ainda, uma vitória para a Viacom poderia potencialmente ter enormes implicações para a Yahoo, eBay, Amazon, Myspace e muitas outras companhias cibernéticas, porque todas se baseiam também no mesmo 'porto seguro' da DMCA para proteger os vários aspectos de seus negócios. Tudo o que está em jogo é muito alto'.
Certamente.
Trent Reznor"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps