Stratovarius: Tolkki finalizando produção de "Saana"
Por Fernando Garcia
Fonte: Blabbermouth
Postado em 09 de janeiro de 2008
O guitarrista do STRATOVARIUS, Timo Tolkki, soltou a seguinte nota sobre a situação atual de sua Ópera Rock clássica, "Saana - Warrior of Light Part 1: Journey to Crystal Island".
"Após mais ou menos 21 dias em estúdio, eu finalizei as mixagens. Foi a mais esquisita sessão de mixagens que já fiz. Apenas juntar a enorme quantidade de material para o mesmo local antes que eu pudesse começar a mixar tomou algo em torno de cinco dias. E eu tinha uma ‘segunda unidade’ para idéias de ‘último minuto’, que acabou se tornando quase 40% do material. Depois todo o meu ritmo de sono foi completamente estranho. Eu ia dormir lá pela meia noite e acordava às 3 da manhã. Toda noite, exatamente às 3 eu acordava e não podia voltar a dormir. Então ia para o estúdio e começava a trabalhar. Isso fez meus dias de trabalho muito estranhos. Das 5 da manhã até 7 da noite. Em uma manhã eu entrei no estúdio e havia algumas pessoas bêbadas dormindo nos sofás. Eu fui à sala de controle e muito cedo eu presenciei um bem conhecido músico de rock finlandês se aventurando pelo estúdio totalmente pelado achando o caminho até mim apenas pra perguntar ‘O que você está fazendo aqui?’, e eu respondi, ‘Bem, estou mixando. O que VOCÊ está fazendo aqui completamente pelado?’ Foi muito engraçado. Lembrou-me aqueles dias em que ainda estava bebendo. Foi divertido às vezes, tenho que admitir".
"O Natal chegou e foi e eu estava fazendo meu trabalho e efetuando a mixagem."
"’Saana’ é difícil de mixar, porque é basicamente apenas uma música, como são as óperas. Existem segmentos, é claro, mas basicamente são 45 minutos de música contínua. É uma história que não é fácil de ouvir. Então eu tinha o mix final concluído e também fiz mixes surround para o vídeo ao mesmo tempo. [Em 03 de janeiro] eu levei tudo para a Chartmakers para masterizar e logo ficou claro que o som era muito bom e leve. Não foi necessária muita coisa a se fazer. Após ouvir a cópia masterizada eu decidi que eu quero fazer algumas mudanças de volume entre algumas seções. O sentimento de ter em suas mãos algo no qual se vêm trabalhando há nove meses é indescritível. É quase melhor que sexo, mas não muito. O trabalho ainda continua com o departamento gráfico. Mais de 5.000 fotos foram tiradas para esse projeto e há 25 horas de vídeo. Mas, garotos e garotas, eu estou quase lá".
"Eu sei, estou quatro meses atrasado. Pergunte à gravadora como eles se sentem sobre isso."
"Saana – Warrior of Light Part 1: Journey to Crystal Island" é uma aventura multimídia que contém quase uma hora de música e vem com DVD bônus para todas as regiões, trazendo a história completa em filme. Também têm muito extras e uma entrevista exclusiva de Timo Tolkki sobre seu passado, presente e futuro".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
Em 1986, leitores da Kerrang! escolhiam os melhores discos do ano
As duas músicas do Judas Priest que Rob Halford detesta: "Lixo, só clichês"
O disco do Slayer que é uma "resposta" ao pop punk feito por Green Day e Offspring
Cinco subgêneros do metal que despertam amor e ódio
A traição do Pink Floyd que Roger Waters engoliu a seco e teve que aceitar
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
King Diamond sobe ao palco com o My Chemical Romance
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
65 grandes músicas gravadas por Dave Mustaine, que completa 65 anos neste domingo
O ajuste que Bruno Sutter sugere para a voz de Bruce Dickinson no Iron Maiden
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
Nirvana - Perguntas e respostas e curiosidades
O álbum que fez Dave Mustaine perder interesse no Led Zeppelin: "Não estão tocando bem"
A balada criada em menos de uma hora que ultrapassou meio bilhão de plays no Spotify

Morre Mikko Karmila, produtor de Nightwish, Sonata Arctica, Stratovarius e mais
5 bandas que todo fã sente inveja de quem viu ao vivo na formação clássica
Os 5 álbuns que mais marcaram Bill Hudson, e sua teoria sobre o Stratovarius
A surpreendente maneira que Timo Tolkki ficou sabendo da morte de Andre Matos
Derek Riggs: Top 10 das capas mais bonitas longe do Iron Maiden



