Donovan: o envolvimento de Jimmy Page em canção
Por Pedro Zambarda de Araújo
Fonte: BraveWords
Postado em 31 de dezembro de 2008
A reportagem abaixo foi publicada na Uncut.co.uk:
No artigo de janeiro da Uncut, nós celebramos a carreira do maior roqueiro e mais misterioso guitar hero.
Aqui na Uncut.co.uk vamos postar uma transcrição sem cortes dessas entrevistas, incluindo palavras de Robert Plant, Jeff Beck, Roy Harper, Steve Albini e mais. Hoje teremos... DONOVAN. Page e John Paul Jones fizeram várias das mais antigas gravações do mutável vocalista e letrista escocês, formando o Zeppelin durante as seções da música "Hurdy Gurdy Man"...
Uncut: Quando você conheceu Jimmy Page?
Donovan: "Existe o 'Grande' Jim e o 'Pequeno' Jim - o Grande Jim Sullivan e o Pequeno Jim Page. O Grande Jim foi o guitarrista número 1 naquele tempo, o mestre dos riffs, e eu acho que ele deveria ter tido o Pequeno Jim na sua guarda - daria a ele alguns trabalhos. Poderíamos dizer, 'esse é um trabalho para o Grande Jim', e ele poderia não ter tempo. Daí ele diria, 'passe isso para o Pequeno Jim'. Houve um tempo em que haviam poucos produtores, menos caras para as gravações e todos faziam muito bem jazz. Eu não sei se Jimmy foi chamado por sua especialidade. Eu não o conhecia socialmente, por causa daqueles dias de sessões com apenas três músicas em três horas. Ele tinha pernas longas, um cabelo não tão longo e roupas escuras, além de ser boêmio, mas sempre na dele, quieto. Quem poderia imaginar que esse cara poderia se tornar um gigante? - O grande tesouro do rock pagão celta da Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales?"
O que você pode dizer sobre as gravações de 1968 para 'Hurdy Gurdy Man'?
Donovan: "Muitas pessoas disseram no decorrer dos anos o quanto foi importante aquela sesão com John Paul Jones, Jimmy Page e eu - e talvez Bonham, que estava lá - durante a música 'Hurdy Gurdy Man'. Eu desenvolvi uma narração, e eu queria bicordes, porque os ouvi de Dave Davies (THE KINKS) e HENDRIX, e depois conheci PETE TOWNSHEND. Originalmente eu queria oferecer 'Hurdy Gurdy Man' para Hendrix, mas ele não pode comparecer. Então Mickie Most sugeriu Jimmy. [O diretor da música] John Cameron disse a ele, 'tudo o que você precisa fazer é ouvir o vilão de Donovan. Embora fosse acústico, a forma como ele toca é a maneira como os bicordes devem soar'. Eu toquei acordes acústicos seguidos de uma forma que eles zuniram. Então eu acho que Page ouviu. Jimmy adicionou peso e um rock pagão. A partir desse dia, todo mundo quis aquele som. E John Paul Jones fez os arranjos, ele deu a forma para aqueles sons. E é claro que nós pensávamos em interromper o solo de guitarra, porque eu tinha outro verso para cantar que GEORGE HARRISON compôs para mim. Mas quando nós ouvimos essa coisa que Page fez fluir, nós apenas dissemos, 'continue tocando...'. Esse deve ter sido o primeiro solo com bicordes. O escritório de Mickie Most em Oxford Street era agregado ao escritório de Peter Grant. Talvez a banda ouviu como 'Hurdy Gurdy Man' veio... e porque fazer sessões quando podiam fazer isso? E eles se tornaram a maior banda britânica".
O artigo completo (em inglês) está neste link.
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