Donovan: o envolvimento de Jimmy Page em canção

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Pedro Zambarda de Araújo, Fonte: Brave Words & Bloody Knuckles, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 31/12/08. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

A reportagem abaixo foi publicada na Uncut.co.uk:

4511 acessosBlend Guitar: os dez álbuns de Rock mais vendidos nos EUA5000 acessosNickelback: 11 razões para respeitar - muito - a Chad Kroeger

No artigo de janeiro da Uncut, nós celebramos a carreira do maior roqueiro e mais misterioso guitar hero.

Aqui na Uncut.co.uk vamos postar uma transcrição sem cortes dessas entrevistas, incluindo palavras de Robert Plant, Jeff Beck, Roy Harper, Steve Albini e mais. Hoje teremos... DONOVAN. Page e John Paul Jones fizeram várias das mais antigas gravações do mutável vocalista e letrista escocês, formando o Zeppelin durante as seções da música "Hurdy Gurdy Man"...

Uncut: Quando você conheceu Jimmy Page?

Donovan: "Existe o 'Grande' Jim e o 'Pequeno' Jim - o Grande Jim Sullivan e o Pequeno Jim Page. O Grande Jim foi o guitarrista número 1 naquele tempo, o mestre dos riffs, e eu acho que ele deveria ter tido o Pequeno Jim na sua guarda - daria a ele alguns trabalhos. Poderíamos dizer, 'esse é um trabalho para o Grande Jim', e ele poderia não ter tempo. Daí ele diria, 'passe isso para o Pequeno Jim'. Houve um tempo em que haviam poucos produtores, menos caras para as gravações e todos faziam muito bem jazz. Eu não sei se Jimmy foi chamado por sua especialidade. Eu não o conhecia socialmente, por causa daqueles dias de sessões com apenas três músicas em três horas. Ele tinha pernas longas, um cabelo não tão longo e roupas escuras, além de ser boêmio, mas sempre na dele, quieto. Quem poderia imaginar que esse cara poderia se tornar um gigante? - O grande tesouro do rock pagão celta da Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales?"

O que você pode dizer sobre as gravações de 1968 para 'Hurdy Gurdy Man'?

Donovan: "Muitas pessoas disseram no decorrer dos anos o quanto foi importante aquela sesão com John Paul Jones, Jimmy Page e eu - e talvez Bonham, que estava lá - durante a música 'Hurdy Gurdy Man'. Eu desenvolvi uma narração, e eu queria bicordes, porque os ouvi de Dave Davies (THE KINKS) e HENDRIX, e depois conheci PETE TOWNSHEND. Originalmente eu queria oferecer 'Hurdy Gurdy Man' para Hendrix, mas ele não pode comparecer. Então Mickie Most sugeriu Jimmy. [O diretor da música] John Cameron disse a ele, 'tudo o que você precisa fazer é ouvir o vilão de Donovan. Embora fosse acústico, a forma como ele toca é a maneira como os bicordes devem soar'. Eu toquei acordes acústicos seguidos de uma forma que eles zuniram. Então eu acho que Page ouviu. Jimmy adicionou peso e um rock pagão. A partir desse dia, todo mundo quis aquele som. E John Paul Jones fez os arranjos, ele deu a forma para aqueles sons. E é claro que nós pensávamos em interromper o solo de guitarra, porque eu tinha outro verso para cantar que GEORGE HARRISON compôs para mim. Mas quando nós ouvimos essa coisa que Page fez fluir, nós apenas dissemos, 'continue tocando...'. Esse deve ter sido o primeiro solo com bicordes. O escritório de Mickie Most em Oxford Street era agregado ao escritório de Peter Grant. Talvez a banda ouviu como 'Hurdy Gurdy Man' veio... e porque fazer sessões quando podiam fazer isso? E eles se tornaram a maior banda britânica".

O artigo completo (em inglês) está neste link.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Blend GuitarBlend Guitar
Os dez álbuns de Rock mais vendidos nos EUA

1411 acessosJohn Frusciante: Carta manuscrita para Jimmy Page colocada à venda1677 acessosRobert Plant: ouça "Bones of Saints", do álbum "Carry Fire"724 acessosLed Zeppelin: em vídeo, análise vocal de Robert Plant806 acessosYardbirds: álbum de 1968 produzido por Jimmy Page sai em novembro0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Led Zeppelin"

Robert PlantRobert Plant
"Cobrando" Pearl Jam por plágio de canção do Led Zeppelin

Coisa de SatanásCoisa de Satanás
As bandas de rock mais perigosas do mundo

AC/DCAC/DC
Empresário recorda exigências inusitadas da banda

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Donovan"0 acessosTodas as matérias sobre "Led Zeppelin"

NickelbackNickelback
11 razões para respeitar - muito - a Chad Kroeger

Dave MustaineDave Mustaine
"Há bandas cujo nome me ofende"

MayhemMayhem
Banda levou restos humanos pro palco na França

5000 acessosIron Maiden: quinze canções que definem a banda5000 acessosMotorhead: Lemmy fala sobre ser solteiro para sempre5000 acessosMulheres no Rock: resistência em um meio machista5000 acessosTesão pela vida: A Historia de Iggy Pop5000 acessosKelly Osbourne: há dez anos achava que nem estaria viva até hoje4089 acessosNothing But Bluesaaaaaargh: Frank Sinatra em versão Death

Sobre Pedro Zambarda de Araújo

Nascido em 1989. Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, Pedro foi apresentado ao heavy metal através da banda Blind Guardian, em meados de 2004. Ouve e aprecia outros estilos do rock, como o punk, o indie e vertentes mais variadas. Gosta de assistir e cobrir shows.Toca muito mal guitarra, mas aprecia vários tipos de instrumentos musicais.

Mais matérias de Pedro Zambarda de Araújo no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online