Guns N' Roses: dinâmica e qualidade vencem guerra do volume
Por Rafael Tavares
Fonte: Gateway Mastering
Postado em 28 de dezembro de 2008
A seguinte matéria foi postada no site da Gateway Mastering por Bob Ludwig, responsável pela masterização do disco "Chinese Democracy", do GUNS N' ROSES.
"Guns 'N Roses: Dinâmica e qualidade vencem guerra do volume"
por Bob Ludwig:
No domingo, 23 de novembro o novo disco do Guns N' Roses, 'Chinese Democracy', foi finalmente lançado após muitos anos de espera e muitos milhões gastos em sua confecção. 14 estúdios diferentes são creditados. Eu fiquei empolgado por ter sido o escolhido para masterizar este álbum.
Em outubro, quando eu ouvi algumas das mixagens finais que eram incrivelmente densas e cheias de camadas, eu fiquei surpreso com duas coisas: As mixagens estavam tão coesas que fazendo o menor movimento soava como se eu tivesse feito muita coisa e também que usando a quantidade comum de compressão usada em masterização atualmente tomou a vida e musicalidade das gravações de modo muito grande.
Guns N' Roses - Mais Novidades
O disco teste que enviei aos produtores tinha três versões: A que eu pessoalmente gostei não tinha nenhuma compressão daquela usada apenas para volume, apenas compressão necessária para um ótimo som rock and roll. Então, sabendo como tudo é competitivo hoje em dia, eu fiz mais duas masterizações, uma com mais compressão e outra com ainda mais compressão, mas até mesmo a mais alta não era remotamente tão alta quando alguns CDs recentes. Esperando que pelo menos uma destas agradasse Axl e Caram Costanzo, os co-produtores do disco, eu fiquei pasmo quando ouvi que eles decidiram ir com minha versão totalmente dinâmica e que as versões volume-pelo-apenas-por-volume que se danem.
Eu acho que a má reação da mídia e fãs contra gravações recentes, pesadamente comprimidas, finalmente preparou o terreno para que alguém tomasse alguma posição e retornasse a colocar música e dinâmica em um patamar mais alto.
O conflito entre dinâmica e volume inclui o ato de simplesmente girar seu botão de volume um pouquinho no sentido horário. Verdade, quando comprando nas nojas da iTunes sua música possa não ser tão alta quanto outras músicas.
Quando se tenta impressionar o diretor de programação de uma estação de rádio isso pode ser um problema caso seu disco não tenha a atenção garantida da qual merece, entretando o nível em transmissões de rádio NÃO É um problema.
Como eu venho ensinando às pessoas por anos, as estações de rádio estão todas em guerra uma com as outras e todas elas têm dispositivos para deixar coisas pesadas mais suaves e também coisas suaves mais pesadas, eu ouvi a resenha de um crítico para 'Chinese Democracy' na NPR [nota: National Public Radio, trata-se de uma organização privada independente e sem fins lucrativos de estações de rádio públicas nos EUA] e os exemplos de músicas que eles tocam gritam através de meu rádio portátil. Mesmo com a compressão da estação de rádio você ainda consegue ouvir detalhes no carro… incrível!
Eu espero que 'Chinese Democracy' marque o começo das pessoas retornando aos níveis sadios e da musicalidade triunfando sobre a distorção e sujeira. Eu já vi uma nova consciência e apreciação pela qualidade vindo de alguns produtores, eu rezo para que isso seja o fim da 'guerra dos volumes'.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Empresário do Motörhead conta como Lemmy encarou a morte
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Por que Eddie Vedder ainda evita ouvir Nirvana; "Eu detesto até falar sobre isso"
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
Queen considera retornar aos palcos com show de hologramas no estilo "ABBA Voyage"
James Hetfield deu o "sinal verde" para vocalista do Paradise Lost cortar o cabelo nos anos 90
Fabio Lione se despede do Angra e Alirio Netto assume os vocais em momento histórico
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
A fabulosa música do Pink Floyd que David Gilmour jamais tocará ao vivo novamente
O significado de "meu filho vai ter nome de santo" no clássico "Pais e Filhos" da Legião
O indiscutível maior fenômeno do rock brasileiro dos anos 1980, segundo Roberto Frejat

Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Músico toca clássico do Guns N' Roses para leões em zoológico e gera reação inesperada
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
A "guerra musical" dentro do Guns N' Roses que fez a banda se desmanchar
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes
Brian Johnson não teve coragem de ver Axl Rose no palco com o AC/DC



