Ruído das Minas: diretor fala do doc sobre o Metal de MG
Por Emanuel Seagal
Fonte: MTV
Postado em 19 de setembro de 2009
Neste sábado, 19 de setembro, a partir da meia noite será exibido na MTV "Ruído das Minas", um documentário que aborda a história do heavy metal em Minas Gerais.
A MTV conversou com Filipe Sartoreto, diretor da obra, confira alguns trechos da conversa:
"Como surgiu a ideia de fazer este documentário?
"Esse filme foi feito inicialmente como trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social da UFMG. Sempre fui fã de rock e heavy metal e de filmes que abordavam o tema, porém nunca tinha pensado em fazer um filme sobre o estilo. No sétimo período precisava de um projeto e acabei formando um grupo com dois outros colegas que estavam com o projeto de uma publicação ligada ao heavy metal.
Como o pessoal desistiu da ideia inicial, pensei em fazer o documentário, já que tinha contato com membros do Overdose e sabia, por alto, que os integrantes das demais bandas e outros personagens importantes da cena mineira moravam em Belo Horizonte. Além disso, a universidade dispunha de boas câmeras e equipamentos que poderíamos usar. Então, sugeri ao grupo e demonstrei que era possível fazer o documentário, principalmente porque essa história ainda não tinha sido registrada, a não ser de forma superficial na biografia do Sepultura (Sepultura: Toda a História, de Silvio Gomes e André Barcinski), que ainda por cima se encontra esgotada. Assim, mesmo sem experiência na realização de documentários, o grupo concordou em encarar esse projeto".
Com quem vocês falaram para fazer este filme?
"Nos pautamos pelas bandas de Belo Horizonte que surgiram primeiro e que lançaram mais álbuns. Entrevistamos integrantes do Sepultura (Paulo Jr., baixista, o 1º guitarrista, Jairo Guedz, e Silvio Gomes, autor da biografia da banda), Overdose, Mutilator, Sarcófago, Chakal, Witchhammer, Sextrash, Holocausto e Kamikaze. Além disso, gravamos com o produtor que gravava as bandas na época (anos 80 e início dos 90), o dono do estúdio de gravação, uma das fundadoras da gravadora Cogumelo, roadies e técnicos de palco da época, jornalistas especializados, fãs e até uma cantora lírica que gravou uma das primeiras misturas de heavy metal com ópera da mundo, aqui em BH. Gostaríamos de ter entrevistado mais pessoas, mas a produção modesta não nos permitiu. Entrevistamos também algumas outras pessoas que acabaram não entrando na versão final".
Para conferir a entrevista na íntegra acesse este link.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps