Bel Gasparotto: "a dor e a delícia da inclusão digital"
Por Emanuel Seagal
Fonte: Território da Música
Postado em 19 de setembro de 2009
Bel Gasparotto, colunista do Território da Música, escreveu um artigo sobre os prós e contras das gravações amadoras feitas em shows. Confira um trecho:
"Ontem, assistindo a um vídeo do Deep Purple de 10 anos atrás e conversando sobre o mesmo show, senti uma ponta de nostalgia. O ano era 1999, o vídeo em questão é o 'In Concert With the London Symphony Orchestra', e o mesmo show aconteceu em São Paulo, na Via Funchal, mas eu não estava lá. Quem esteve conta histórias incríveis - pro bem e pro mal - como, por exemplo, o público pedindo pra ouvir rock enquanto a Orquestra Sinfônica de São Paulo tocava. Outro ponto alto deve ter sido ver todo mundo saindo do lugar e correndo para perto do palco quando Dio entrou. A cara de inveja do Gillan também deve ter sido algo memorável.
Esse é um dos inúmeros shows que só sabemos o que os presentes contam, ninguém tinha câmeras fotográficas digitais que cabem no bolso da calça, nem celulares que filmam, nem filmadoras ultra compactas, nada. Para entrar com uma câmera num show era necessário saber onde escondê-la. Opções não faltavam, mas faltava coragem pra enfiar uma câmera no pacote de pão de forma, ou dentro de um panetone sem o recheio, ou abrir um pacote de salgadinho e vedar de novo... não era fácil, só valia a pena se a câmera fosse boa mesmo e se você fosse ficar lá na frente".
Confira a matéria na íntegra neste link.
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