Byrds: "tentei convencer Lars Ulrich que ele estava errado"
Por Karina Detrigiachi
Fonte: Nightwatchershouseofrock
Postado em 15 de novembro de 2009
O Spinner Canada relatou que o METALLICA poderia não ter enfrentado toda a confusão pública com os fãs se tivesse dado ouvidos ao ex-vocalista do BYRDS, Roger McGuinn.
Quando Lars Ulrich, baterista do METALLICA, foi depor perante o Congresso contra o compartilhamento de arquivos em 2000, McGuinn diz que tentou convencê-lo de que os downloads eram o futuro.
"Eu conversei com o Lars mas ele parecia não entender. Ele ainda estava firmemente ao lado das gravadoras, pensando que as pessoas estavam passando-o para trás. Minha atitude era como, 'Ei - é o novo rádio. Vocês devem ficar contentes quando as pessoas explorarem seu material e começarem a partilhar, pois isso significa que eles virão aos seus shows e comprarão seus trabalhos, e vocês vão ganhar muito mais dinheiro desta forma."
Apesar de estar com 58 anos na época - e de ser um produto dos anos sessenta - McGuinn estava à frente da curva de downloads. Cinco anos antes, ele havia lançado o Den Folk, um site onde ele oferecia música de graça. Atualmente, McGuinn ainda grava uma música folclórica tradicional por mês e a oferece por meio de download gratuito.
Parece estranho que um cara de 67 anos apoiaria tanto uma nova tecnologia, mas devemos considerar que McGuinn sempre foi um pioneiro. Ele é responsável pelo característico som "jingle-jangle" de guitarra e sua antiga banda, THE BYRDS, é creditada como tendo dado o pontapé de partida tanto do psicodélismo quanto do country rock. No entanto, sua posição sobre os downloads tinha mais a ver com as gravadoras do que com a tecnologia.
"Eu diria que 90 por cento dos artistas com gravadoras não recebem dinheiro delas", diz McGuinn, que já trabalhou como compositor por 35 dólares por semana. "Eles ganham dinheiro a partir de apresentações e outras coisas".
McGuinn lamenta que as gravadoras tenham recentemente atacado o YouTube por violação de direitos autorais. ‘É um novo tipo de rádio. É uma nova MTV. É uma nova mídia’, diz ele, observando que o YouTube oferece exposição valiosa para a música. ‘Acabar com ele é dar um tiro no próprio pé".
Embora sempre tenha apoiado a utilização da tecnologia para o desenvolvimento da música, o homem que nos deu 'Eight Miles High"," Turn! Turn! Turn! e "Mr. Spaceman" não vê nenhum valor musical no jogo de vídeo game Rock Band.
"Rock Band não é musicalidade", diz ele. Rock Band é coordenação controlada ... pode ser bom para o sincronismo de um baterista ou algo assim, mas você não está tocando música de verdade com isso."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
O melhor compositor dos últimos 100 anos, segundo Ritchie Blackmore
O guitarrista que mais inspirou James Hetfield, do Metallica, segundo o próprio
O disco gravado por Rob Halford que Metal Hammer considera um dos piores do Judas Priest
"Eu odeio"; a canção que o Depeche Mode foi obrigado a lançar e vendeu mais de meio milhão
U2 anuncia álbum "Carnaval de Luz" e divulga o single "Silencio"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
"Black Album", do Metallica, completa 850 semanas entre os mais vendidos nos EUA
Joe Lynn Turner acha que sua fase no Rainbow é mal compreendida
O disco do Metallica que está entre os álbuns que mudaram a vida de Richie Faulkner
"Faltou o Agostinho Carrara!" - Fãs reagem à nova foto do Sepultura
A banda que Slash diz merecer mais fama: "Um dos melhores rocks crus de todos os tempos"
A cantora que Geezer Butler conheceu nos anos 80 e nunca mais se cansou de ouvir
O cantor com quem Paul McCartney sempre quis trabalhar e finalmente conseguiu
O grave erro que o Oasis comete no palco, de acordo com Mick Jagger; "Isso não se faz"
A reação de Phil Collins às menções ao Genesis no controverso filme Psicopata Americano
Metallica: Como é a lista de exigências do camarim da banda
Ex-baixista do Metallica diz que Mustaine deixava outros membros comendo poeira

Jamey Jasta (Hatebreed) fala sobre conselho de James Hetfield ao parar de beber
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
John Carpenter, diretor do filme "Halloween" gostaria de dirigir um clipe do Metallica
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
Em 1996, revista provou que James Hetfield e Lars Ulrich não se conheciam
As bandas que formam o "Big Four" do metal oitentista, segundo o Loudwire
A música melancólica — e "esquecida" — do Metallica que James Hetfield adora



