Andreas Kisser: "Walter Smetak, alquimista dos sons"
Por Emanuel Seagal
Fonte: Yahoo Música
Postado em 26 de janeiro de 2010
Andreas Kisser, guitarrista do SEPULTURA, escreveu em sua coluna no Yahoo! sobre Walter Smetak. Confira alguns trechos abaixo.
"Eu estava em uma unidade do SESC, em São Paulo, visitando uma exposição com a minha família e na saída fui dar uma olhada em uma pequena loja no saguão. Eu vi um livro que me chamou a atenção pelo título: "Walter Smetak: O Alquimista dos sons", de Marco Scarassatti. Comprei e fiquei maravilhado com a experiência de conhecer um pouco da obra deste gênio fantástico que, segundo ele mesmo, estava cinquenta anos à frente de tudo. Realmente estava, talvez até muito mais do que cinquenta anos.
Anton Walter Smetak nasceu na Suíça, em 1913, e era filho de ciganos tchecos. O pai era músico e tocava cítara, primeiro intrumento de Smetak. Depois, ele trocou a cítara pelo piano, por causa de sua admiração por Bach e Beethoven, e em seguida ele foi para o violoncelo. Smetak teve formação clássica, uma educação tradicional europeia da década de 30, mas desde cedo já mostrava uma certa insatisfação com os formatos e leis da música. Sua curiosidade o levou a "dissecar" os instrumentos para descobrir os seus segredos sonoros, faltava às aulas para acompanhar e aprender o trabalho de luthier.
Andreas Kisser - Mais Novidades
Smetak se destacava como violoncelista, mas o perigo da Segunda Guerra Mundial, que se aproximava da Europa, fez com que ele aceitasse o convite para vir ao Brasil e tocar na orquestra da Radio Farroupilha, de Porto Alegre. Mesmo mudando de país, a guerra ainda o perseguia. Smetak era constantemente confundido como um alemão, então ele resolveu sair dali e viajar o país tocando em vários estados em orquestras, até integrou a orquestra de Carmem Miranda durante um tempo.
Anton Walter Smetak inventava instrumentos, criou mais de 150, com cabaças, arames, partes de instrumentos quebrados ou o que ele encontrasse pela frente. Sempre reciclava o lixo que achava pela rua, todos eles com conceitos e influências "cósmicas", cheios de simbologia. Um dos instrumentos mais interessantes que Smetak inventou é a máquina do silêncio. Sua intenção era reproduzir o som do silêncio, sons que nós humanos ainda não somos capazes de perceber na natureza."
Para conferir a matéria na íntegra acesse o link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
Aos 74 anos, David Coverdale anuncia aposentadoria e diz que "é hora de encerrar"
Metallica x Megadeth: Kerry King escolhe sua favorita e explica o motivo
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
As 5 melhores músicas de progressivo com menos de 3 minutos, segundo a Loudwire
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Halestorm é anunciada como atração do Monsters of Rock 2026
10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
Dave Mustaine acha que último disco do Megadeth é o melhor da banda em décadas
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
O hit dos Titãs que só foi batizado após banda confirmar informação com dentista
Quando Robert Plant se sentiu intimidado pelo excesso de talento dos caras do Led Zeppelin
Vocalistas: algumas das grandes vozes do rock

Por que a saída de Eloy Casagrande do Sepultura foi boa, segundo Andreas Kisser
Por que Sepultura deixou megahit por anos fora do show, segundo Andreas Kisser
As duas bandas que influenciaram a percussão do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Andreas Kisser tocará com o Tihuana no The Town
A emocionada reação de Andreas Kisser ao conhecer Ozzy Osbourne
Andreas Kisser: "Essa coisa de roqueiro ter que ser de esquerda é uma grande besteira"
Como a turnê de "Arise" mudou os integrantes do Sepultura, segundo Andreas Kisser



