Bittencourt: bate-papo sobre downloads, Angra e solos
Por Munir Alviani
Fonte: Blog Heavy Metal Way
Postado em 08 de janeiro de 2010
Um bate papo exclusivo com o guitarrista e compositor RAFAEL BITTENCOURT foi conduzido pelo Blog Heavy Metal Way. Confira abaixo.
Rafael Bittencourt - Mais Novidades
HEAVY METAL WAY: Primeiramente, gostaríamos de agradecer o bate-papo. Como está sendo a aceitação do CD "Brainworms" do seu projeto Bittencourt Project? E fora o Brasil, onde foi lançado?
Rafael Bittencourt: Eu que agradeço o espaço e o interesse. A aceitação tem sido muito boa. Tanto da crítica como do público. As pessoas que curtem um rock clássico como Deep purple, Rush e Pink Floyd piram com o disco. Dizem que recriei muito bem o som dos anos 70 e 80. E a galerinha mais nova, também gosta, dizendo que também um clima de novidade e experimentalismo do som. Fora do Brasil, o disco foi lançado apenas no Japão e está circulando nos sites de download e trocas de mp3. Eu recebo feedback do mundo inteiro e já enviei encomendas do CD para Rússia, Espanha, EUA, Austrália, República Checa e muitos outros lugares diferentes.
HEAVY METAL WAY: Infelizmente, vivemos a era do 'compartilhamento' via Internet, onde pode-se encontrar fácilmente o "Brainworms" para download. Na sua opnião, qual a solução para esta praga que afeta músicos e todo o mercado da música ?
Rafael Bittencourt: Esta é uma questão difícil. Estamos todos no cenário musical quebrando a cabeça para encontrar uma saída e aparentemente ninguém tem a solução. Quando um supermercado é saqueado, não existe solução a não ser, reconstruir do Zero, investir em segurança etc. Quando uma onda de invasão de supermercados é incorporada pela população ao ponto de as autoridades largarem mão de intervir, isso gera uma discussão profunda sobre civilidade e instauração da democracia. Uns dirão que se a maioria assim quer, a voz desta maioria - no caso a população invasora - deve valer como lei. A minoria - os donos de supermercado, fornecedores, trabalhadores da área etc - gritará por socorro porque estará sendo MUITO prejudicada.
Rafael Bittencourt: Quem tem a razão? Difícil... Estamos neste impasse. As pessoas cometem diariamente infracções anonimamente na internet e em algumas áreas a net virou terra de ninguém. Hoje a lei, quase no mundo todo, não permite que as pessoas se apropriem sem autorização de fotos, músicas, programas etc. Mas isto virou parte do dia-a-dia das pessoas porque não há mecanismos para impedir. É um assunto extenso... Estão em vantagem os países que têm uma boa estrutura social e de educação. EUA, Suécia, Alemanha, Inglaterra, Suíca e Japão estão entre os que mais arrecadam com download pago. Porque o povo é mais civilizado e não quer prejudicar o seu ídolo. Em países em desenvolvimento como o Brasil, Congo, Indonésia, Malásia etc. a falta de educação é um problema mais crítico que atinge todos os campos sociais e ninguém quer fazer sua parte.
HEAVY METAL WAY: Você tem algum show programado para o Bittencourt Project para o exterior e Brasil em 2010?
Rafael Bittencourt: Nada confirmado. Recebi um convite para Colombia, Chile, Equador e outros países da América Latina, mas, de concreto, apenas algumas apresentações aqui no Brasil.
HEAVY METAL WAY: Rafael, para 2010 sabemos que o ANGRA prepara um novo CD. Como anda este processo (composições, gravações, etc)?
Rafael Bittencourt: Estamos bem avançados no processo. Juntamos 21 composições de todos na banda e fizemos a seleção de 10 que estamos aprimorando melhor. A idéia é lançar em maio deste ano e aproveitar os festivais de verão da Europa para fazer o lançamento.
HEAVY METAL WAY: Desejamos um 2010 repleto de realizações tanto para o Bittencourt Project quanto para o ANGRA. Por favor, uma consideração final aos fãs ..
Rafael Bittencourt: Muito obrigado a todos que me apoiam, que apoiam o Angra e o Bittencourt Project. Obrigado pelo interesse em ler esta entrevista. E que 2010 seja um ano de iluminação para o mundo. O começo de um despertar mais do que necessário em prol de um pensamento mais coletivo e menos individual nos nossos atos. Que a gente não espere as desgraças acontecerem para passarmos a agir. Afinal, uma nova década começa e muitas coisas irão acontecer até 2020. E pode ser que daqui dez anos tenhamos um mundo totalmente diferente do de hoje. Cabe a cada um de nós fazermos com que as mudanças sejam para melhor. Que tenhamos coragem para mudar os sistemas falidos e voltados para o ego que existem hoje em todos os campos. Nas religiões, nas estruturas coorporativas, sociais e na educação.
Rafael Bittencourt: E que a nossa satisfação pessoal pareça incompleta enquanto a de terceiros não seja saciada. Feliz nova década!!!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps