Archtype: entrevista com a banda no MetalHard Zine
Por Aline Bruna
Fonte: MetalHard Zine
Postado em 18 de março de 2010
Por Daniel Mendes Lima
A banda paulista de metal melódico ARCHTYPE foi formada no início do ano 2000 pelos irmãos Fernando Donasi (guitarra/vocal) e Henrique Xixo (teclado). Após algumas mudanças, Leandro Cassa (vocal) e Bruno Kitazato (baixo/vocal) ingressaram na banda. O primeiro registro do ARCHTYPE foi o EP "The One" (2005), que contou com a participação de Bruno Saraiva (bateria). Em 2007 a banda gravou seu primeiro cd, intitulado "THE ONE", desta vez com Fernando Dainese (bateria). As músicas trazem momentos agressivos, suaves, intensos, emocionantes... enfim, diversificados, mostrando grande versatilidade da banda. No momento a banda esta concentrada na composição de musicas novas para iniciar as gravações do segundo CD, e tem um novo baterista: Vitor Rossellini.
Nesse animado bate-papo a banda mostra toda sua irreverência e nos conta um pouco da história dessa promessa do metal melódico, fala um pouco do passado e também sobre "The One", o trabalho que está disponível no Myspace da banda pra quem quiser conferir. Isso quando a gente consegue fazer essa turma falar sério. Confiram abaixo...
Já contamos a história da banda no início da matéria, mas há algum fato curioso que você gostaria de nos contar?
Fernando Donasi: Quando conheci o Cassa, eu tinha ido ao um show com 2 amigos e ele estava cantando nesse show. Nós só o vimos cantar mas não conversamos. Dias mais tarde, na fila pra comprar o ingresso para o show do Helloween encontrei-o e pedi 5 reais emprestado pois tinha comprado cerveja e faltou (risos). E não paguei até hoje (risos gerais).
Podemos ver pela biografia que a banda teve ainda outros nomes antes de se chegar ao definitivo. Qual a razão para essas trocas?
Fernando: Nosso primeiro nome foi Aikan, mas foi sugestão de um antigo guitarrista que já nem fazia parte da banda mais. O nome Disciple veio pois eu tive uma banda de Thrash chamada Disciples. Como ela não existia mais e o nome era meu, usamos. Depois descobrimos que já existia uma banda chamada Disciple e mudamos para evitar problemas.
Com relação ao nome atual, que diga-se de passagem tem uma ótima sonoridade, qual o seu significado e como ele surgiu?
Bruno Kitazato: O novo nome foi difícil de encontrar (risos) fizemos muitos debates, semanas com todo mundo trazendo sugestões e etc.. Então resolvemos fazer um brainstorm pra definir. Chegamos no nome/conceito "Paradigma" mas achamos feio pra caralho (risos) então procuramos sinônimos até chegar em "Arquétipo" e passamos para o inglês. O significado de arquétipo está em todos os dicionários da lingua portuguesa (risos).
Quando de sua criação a banda já fez opção por um trabalho autoral ou tocou covers por algum tempo?
Henrique Xixo: A idéia sempre foi o trabalho autoral, mas como fãs de Metal, tocávamos alguns covers, sim. Bandas como Helloween, Angra, Gamma Ray, Stratovarius, Iron Maiden, etc.
Quais são as influências da banda e as suas em particular?
Fernando: A banda é toda errada (risos) cada um tem uma influência bizarra, vai desde Ah-Ha até Engenheiros do Havaí, passando por Faith No More e Slayer (risos).
Leia a matéria completa no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
A banda que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
Bruce Dickinson relembra o teste "estranho" que fez para entrar no Iron Maiden
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa
Bruce Dickinson relembra "Killers" e diz que gostaria de ter participado do álbum
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Guitarrista quebra o pé em "bizarro acidente" e se afasta do Foo Fighters
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
O guitarrista que Jack Black chama de "gênio"; "Ele inventou mais riffs do que qualquer um"
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
Bruce Dickinson revela qual é a música do Iron Maiden mais difícil de cantar ao vivo
A melhor banda de rock para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
A canção de John Lennon que ele achava que deveria ter sido cantada por Paul McCartney

Blind Guardian: Algumas verdades sobre Hansi Kürsch
Mötley Crüe: a ousada tattoo de modelo paulista em tributo à banda
Iron Maiden: como soa a voz de Bruce Dickinson isolada?
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar
Slash: guitarrista enumera seus 10 riffs favoritos
Pantera: 22 coisas que você provavelmente não sabia



