Archtype: entrevista com a banda no MetalHard Zine
Por Aline Bruna
Fonte: MetalHard Zine
Postado em 18 de março de 2010
Por Daniel Mendes Lima
A banda paulista de metal melódico ARCHTYPE foi formada no início do ano 2000 pelos irmãos Fernando Donasi (guitarra/vocal) e Henrique Xixo (teclado). Após algumas mudanças, Leandro Cassa (vocal) e Bruno Kitazato (baixo/vocal) ingressaram na banda. O primeiro registro do ARCHTYPE foi o EP "The One" (2005), que contou com a participação de Bruno Saraiva (bateria). Em 2007 a banda gravou seu primeiro cd, intitulado "THE ONE", desta vez com Fernando Dainese (bateria). As músicas trazem momentos agressivos, suaves, intensos, emocionantes... enfim, diversificados, mostrando grande versatilidade da banda. No momento a banda esta concentrada na composição de musicas novas para iniciar as gravações do segundo CD, e tem um novo baterista: Vitor Rossellini.
Nesse animado bate-papo a banda mostra toda sua irreverência e nos conta um pouco da história dessa promessa do metal melódico, fala um pouco do passado e também sobre "The One", o trabalho que está disponível no Myspace da banda pra quem quiser conferir. Isso quando a gente consegue fazer essa turma falar sério. Confiram abaixo...
Já contamos a história da banda no início da matéria, mas há algum fato curioso que você gostaria de nos contar?
Fernando Donasi: Quando conheci o Cassa, eu tinha ido ao um show com 2 amigos e ele estava cantando nesse show. Nós só o vimos cantar mas não conversamos. Dias mais tarde, na fila pra comprar o ingresso para o show do Helloween encontrei-o e pedi 5 reais emprestado pois tinha comprado cerveja e faltou (risos). E não paguei até hoje (risos gerais).
Podemos ver pela biografia que a banda teve ainda outros nomes antes de se chegar ao definitivo. Qual a razão para essas trocas?
Fernando: Nosso primeiro nome foi Aikan, mas foi sugestão de um antigo guitarrista que já nem fazia parte da banda mais. O nome Disciple veio pois eu tive uma banda de Thrash chamada Disciples. Como ela não existia mais e o nome era meu, usamos. Depois descobrimos que já existia uma banda chamada Disciple e mudamos para evitar problemas.
Com relação ao nome atual, que diga-se de passagem tem uma ótima sonoridade, qual o seu significado e como ele surgiu?
Bruno Kitazato: O novo nome foi difícil de encontrar (risos) fizemos muitos debates, semanas com todo mundo trazendo sugestões e etc.. Então resolvemos fazer um brainstorm pra definir. Chegamos no nome/conceito "Paradigma" mas achamos feio pra caralho (risos) então procuramos sinônimos até chegar em "Arquétipo" e passamos para o inglês. O significado de arquétipo está em todos os dicionários da lingua portuguesa (risos).
Quando de sua criação a banda já fez opção por um trabalho autoral ou tocou covers por algum tempo?
Henrique Xixo: A idéia sempre foi o trabalho autoral, mas como fãs de Metal, tocávamos alguns covers, sim. Bandas como Helloween, Angra, Gamma Ray, Stratovarius, Iron Maiden, etc.
Quais são as influências da banda e as suas em particular?
Fernando: A banda é toda errada (risos) cada um tem uma influência bizarra, vai desde Ah-Ha até Engenheiros do Havaí, passando por Faith No More e Slayer (risos).
Leia a matéria completa no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
Nick Cave descreve show do Radiohead como uma "atividade espiritual"
Os 15 melhores álbuns de metal de 2025 segundo a Rolling Stone
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com "Wish You Were Here"
Ian Gillan nem fazia ideia da coisa do Deep Purple no Stranger Things; "Eu nem tenho TV"
A canção de natal do AC/DC que foi inspirada em Donald Trump
A cena que Ney Matogrosso viu no quartel que o fez ver que entre homens pode existir amor
Rita Lee: Ela participou de festinha adulta com o Yes e furtou a cobra de Alice Cooper
A canção que rendeu aos Beatles a impressionante quantia de 30 milhões de dólares
Anthony Kiedis relembra "bizarra" demonstração de profissionalismo dos Ramones

Blind Guardian: Algumas verdades sobre Hansi Kürsch
Mötley Crüe: a ousada tattoo de modelo paulista em tributo à banda
Iron Maiden: como soa a voz de Bruce Dickinson isolada?
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar
Slash: guitarrista enumera seus 10 riffs favoritos
Pantera: 22 coisas que você provavelmente não sabia



