Alice Cooper: comida, capitalismo e camisetas molhadas
Por Gabriel Costa
Fonte: Attention Deficit Delirium
Postado em 13 de março de 2010
Bryan Reesman, do Attention Deficit Delirium, recentemente conduziu uma entrevista com o lendário roqueiro ALICE COOPER sobre o restaurante do músico, Cooperstown, que fica em Phoenix, Arizona. Confira alguns trechos da conversa abaixo.
Então Cooperstown tem uma atmosfera divertida?
Cooper: "Oh, yeah. Eu projetei o restaurante para ser rock `n` roll e esportes porque percebi que essas são as duas coisas sobre as quais todo mundo pode concordar. Essas são as duas coisas que não podem dar errado. Então você tem um baixo do THE WHO e um bastão de Al Kaline [Albert William "Al" Kaline, ex-jogador de baseball e membro do Baseball Hall of Fame]. Você tem tacos de golf de Johnny Miller e uma pele de bateria dos ROLLING STONES. A maior parte da nossa clientela vai ou para um jogo dos Phoenix Suns ou do Diamondback, porque nós estamos perto dos estádios desses times. Você tem que passar bem na frente do restaurante. Então eu disse: 'churrasco'. Todo mundo adora churrasco. Eu disse, vamos fazer conseguir grandes fãs simplesmente soprando o cheiro do churrasco lá para fora. Se eu tivesse que escolher entre ir ao estádio e comprar um cachorro quente por oito dólares ou entrar no Cooperstown e alimentar minha família por quinze, eu acho que escolheria a segunda opção. Uma vez o [famoso chef] Anthony Bourdain entrou, ele queria experimentar os cachorros quentes de 60 centímetros. Nós temos um cachorro quente de 60 centímetros chamado The Big Unit, e sempre que alguém o pede, sirenes tocam."
Você é muitas coisas — roqueiro, golfista, apresentador de rádio. Por que restaurateur?
Cooper: "Meu empresário Shep Gordon é um 'foodie' [termo informal para aficcionados por gastronomia]. Ele costumava empresariar Roger Verge e Wolfgang Puck [renomados chefs francês e austríaco, respectivamente], e tornou esses caras estrelas internacionais. Ele virou e falou 'Como é que pode todo mundo tratar vocês como se fossem ajudantes? Vocês deviam ser rock stars'. Então ele os organizou. A razão pela qual esses caras estão ganhando 100 mil dólares toda vez que saem é que Shep os colocou nessa situação. Então ele é o 'foodie'. Alguém veio até nós e disse, 'O que vocês acham de um restaurante de esporte no centro?' E eu disse, 'Se você disser Alice`s Restaurant, eu vou te acertar com uma chave de roda.' Eles disseram, 'Não, Cooperstown.' E eu achei que aquilo era até esperto. Eu disse que contanto que fosse um lugar orientado para a família onde você não tenha que se preocupar com um concurso de camisetas molhadas — você pode levar seus filhos, e eles podem fazer suas festas de aniversário lá — e eu não quero tudo seja frito. Eu quero que a comida seja algo do que as pessoas gostem e voltem por ela."
Há outros roqueiros que embarcaram em empreendimentos gastronômicos. Geoff Tate (QUEENSRŸCHE) e Maynard James Keenan (TOOL, A PERFECT CIRCLE, PUSCIFER) fazem vinho. Sammy Hagar (CHICKENFOOT, ex-VAN HALEN) tem sua tequila e Michael Anthony (CHICKENFOOT, ex-VAN HALEN) e Joe Perry (AEROSMITH) têm molhos picantes. Por que você acha que rock stars que estão na ativa há 30 ou 40 anos estão tendendo para esse tipo de empreendimento?
Cooper: "Nós obviamente compreendemos que nossos nomes valem alguma coisa. Eu acho que todos nós temos nossos lugares favoritos para ir comer. Uma das coisas que eu gostei a respeito disso é que o edifício do restaurante tem 100 anos. É de tijolo e meio que parece com o estádio dos Chicago Cubs. Eu não queria perder todos os antigos tijolos e tudo mais, então nós mantivemos isso. Tem um sentimento muito caloroso. Quando você entra, realmente se sente em casa. Eu quero que pareça que isso está aqui há um longo tempo. Eu não quero que pareça um restaurante novo. Isso é parte do truque, fazer as pessoas sentirem como se chegassem aqui e pertencessem ao lugar. E também o fato de que eu estou lá [de vez em quando]."
Leia a entrevista completa (em inglês) no Attention Deficit Delirium.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
Gus G explica por que Ozzy ignorava fase com Jake E. Lee na guitarra
Ingressos do AC/DC em São Paulo variam de R$675 a R$1.590; confira os preços
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
Pede música no Fantástico! Morrissey cancela show no Brasil pela terceira vez
Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen
Serj Tankian diz que tentou sair do System Of A Down e que o grupo tentou outro vocalista
Andreas Kisser: "Essa coisa de roqueiro ter que ser de esquerda é uma grande besteira"
A melhor música do Black Sabbath para ouvir chapado segundo o Black Sabbath


O filme de terror preferido de 11 rockstars para você assistir no Halloween
Alice Cooper confessa que Johnny Depp tremeu no Rock in Rio
A música que Jimi Hendrix estava de saco cheio de tocar ao vivo
É de tirar o pó da vitrola: 5 relançamentos imperdíveis para fãs de rock clássico
A banda que foi pioneira no Brasil e conseguiu chocar até Frank Zappa
Drogas: 4 músicos que não se lembram de terem feito alguns discos
O motivo pelo qual drogas de repente sumiram do rock, segundo Alice Cooper



