Rush: análise das canções da Time Machine Tour 2010
Por Vagner Cruz
Fonte: Rush Fã-Clube Brasil
Postado em 27 de setembro de 2010
Dentro de poucos dias teremos enfim o retorno do Rush ao Brasil. Foram quase oito anos de espera desde a primeira passagem dos canadenses pelo país, na época encerrando a turnê "Vapor Trails" com três apresentações inesquecíveis: Porto Alegre - RS, em 20 de novembro de 2002, São Paulo - SP, em 22 de novembro de 2002 e Rio de Janeiro - RJ, em 23 de novembro de 2002 (que inclusive nos rendeu o antológico CD e DVD "Rush In Rio", lançado um ano depois). Desde então a banda trabalhou em mais duas turnês ("R30" em 2004 e "Snakes & Arrows", em 2007-2008), porém o Brasil não esteve presente novamente nos circuitos.
Os anos se passaram e a desconfiança pela volta do Rush ao Brasil se tornava evidente entre os fãs. Em 2007, tivemos em um dos sites internacionais mais famosos sobre a banda a afirmação de que o Rush retornaria ao país em 2008 com a segunda perna da sua turnê "Snakes & Arrows", realizando shows nas cidades de Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. Porém, após muita expectativa, nada se cumpriu e a banda continuou somente com seu eixo EUA-Canadá, como de costume.
De forma supreendente, em 2010 tivemos uma notícia bombástica que acabou chamando bastante atenção dos fãs ao redor do mundo: a confirmação de uma nova turnê do Rush, denominada Time Machine, que traria como atração maior a execução total do famoso álbum de 1981 "Moving Pictures" (que traz os hits "Tom Sawyer", "Limelight", "Red Barchetta" e "YYZ"), fato inédito na carreira da banda. Depois de muitos pedidos e citações em sites e fóruns ao redor do mundo, o power-trio enfim cederia confirmando o retorno da canção "The Camera Eye" como parte do novo set (a quinta faixa do disco não era tocada ao vivo desde a "New World Tour", turnê do álbum "Signals", encerrada em 1983), pondo fim à espera de 27 anos para o surgimento desse grande épico novamente em setlists. "Witch Hunt" e "Vital Signs" completam o ciclo.
Como sabemos, o power-trio canadense lançará em 2011 seu 20° álbum de estúdio na carreira, "Clockwork Angels", trabalho que contará mais uma vez com o produtor Nick Raskulinecz (que já esteve com eles em "Snakes & Arrows", de 2007). A Time Machine Tour tem apresentado duas novas canções que farão parte desse novo álbum, "Caravan" e "BU2B", além de mais algumas raridades do passado como "Presto" e "Time Stand Still", que têm tocado os corações dos admiradores mais fervorosos.
Para a felicidade dos fãs brasileiros (e posteriormente também dos argentinos e chilenos), em julho tivemos a confirmação oficial da extensão da turnê Time Machine em uma perna sul-americana. O site oficial do power-trio, ao lado da empresa Tickets for Fun, confirmava enfim o aguardado retorno do Rush ao país para apresentações no Estádio do Morumbi, em São Paulo (dia 08/10/2010) e para a Praça da Apoteose, Rio de Janeiro (em 10/10/2010). Esse fato movimentaria mais uma vez o grande número de fãs que a banda mantém no país, esses que lhes renderam em 2002 os maiores públicos da carreira de quase 40 anos.
As canções do Rush sempre foram marcadas por uma riqueza muito grande de informações e inspirações, e essa é uma das características mais marcantes do trio. Dessa forma, O Rush Fã-Clube Brasil decidiu prestar um pequeno serviço aos fãs que gostam de boa leitura e que queiram absorver todas as intenções e mensagens nas apresentações da Time Machine Tour em solo brasileiro: uma análise detalhada de cada canção que será apresentada por aqui (atenção: spoilers).
Boa viagem!
Visite o site Rush Fã-Clube Brasil e leia a matéria no link abaixo.
http://rushfaclubebr.blogspot.com/2010/09/1-spirit-of-radio-cancao-de-abertura-da.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps