Iron Maiden seria um modelo de modernização para o Oriente Médio?
Por Gabriel Gonçalves
Fonte: AlJazeera
Postado em 12 de setembro de 2010
O cientista histórico Mark LeVine produziu um belo e interessante texto sobre como o Iron Maiden e o Heavy Metal podem ajudar a encontrar um modelo de modernização do Oriente Médio, que seja sustentável e beneficie os povos.
O texto foi publicado no website da AlJazeera em julho deste ano, porém, mesmo um pouco antigo, vale à pena ser lido não apenas pelos fãs do Maiden – e de Metal – mas por estudantes, cientistas políticos e qualquer um que se interesse pelo que acontece no mundo.
Eu acho que foi no meio de "Blood Brothers" ou "Brave New World" que aquilo me ocorreu: eu estava assistindo a um diagrama do ainda não concretizado projeto de modernização do Oriente Médio.
Eu estava em pé com meu filho – bem, pulando na verdade – em algum lugar ao lado do palco do "Madson Square Garden", a casa de show mais celebrada do mundo, escutando as lendas do Heavy Metal britânico, Iron Maiden, galopando por um inesperado repertório de 16 canções, durante um show "sold out" no meio de sua maior turnê na América do Norte.
As canções não estão entre as mais famosas do catálogo do Maiden, mas para os fãs de verdade – e eles são uma legião que ainda cresce – elas estão entre as mais adoradas. Na verdade, os mais de 20 mil fãs presentes no show cantaram as letras que quase todas as canções, apesar do fato da banda deliberadamente ter evitado a maioria de seus hits mais conhecidos durante esta turnê.
"Este não tem sido um grande verão para shows", disse o vocalista Bruce Dickinson ao público ainda no início do show. A razão, ele explicou, é que a maioria das bandas está essencialmente tocando material antigo, "vivendo de canções de 1976", ele brincou. "Mas aqui estamos nós fazendo nossa maior turnê na América do Norte. Não queremos ser fósseis", ele gritou para um rugido vindo da platéia.
Traçando seu próprio caminho
Então, o que o Iron Maiden tem a ver com o Oriente Médio?
Isto aconteceu na Dubai anterior à crise, em todo seu excessivo esplendor, e o festival estava com a capacidade total, 20 mil headbangers, a maioria árabes, iranianos e sul asiáticos, vibrando, gritando e até chorando durante o show do Maiden.
De fato, poucas platéias irromperam com mais energia do que a do "Desert Rock" quando o Maiden entrou no palco. E eu não acho que já tenha testemunhado um momento mais pungente do que quando o público cantou o hino do Maiden, "Fear of The Dark", em uníssono com Dickinson, com isqueiros erguidos em uma das mãos, e telefones celulares na outra, gravando tudo para o Youtube.
Confira o texto completo, em português, no www.imprensarocker.wordpress.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baixista admite que saída do Korn se deu por recusa a tomar vacina
O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
Judas Priest anuncia coletânea "The Best of", que será lançada em junho
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Os novos detalhes do papo de reconciliação com Rafael Bittencourt, segundo Edu Falaschi
Pôster do Guns em Fortaleza gera reação da Arquidiocese com imagem de Jesus abraçando Axl
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
Tarja Turunen lança "I Don't Care", que conta com participação de Dani Filth
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
Brian Johnson no AC/DC: 46 anos de uma substituição que redefiniu o rock
Blaze Bayley abre o coração e fala sobre luta contra alcoolismo e depressão

Por que o Iron Maiden não vai ao Rock and Roll Hall of Fame, segundo o empresário
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson adora e Steve Harris odeia
As duas músicas do Iron Maiden na fase Bruce que ganharam versões oficiais com Blaze
Gary Holt diz que Rock and Roll Hall of Fame é uma porcaria
A música do Iron Maiden que é a preferida de Mikael Akerfeldt, vocalista do Opeth
Estúdio onde Iron Maiden gravou seus primeiros discos ameaçado de demolição
Com 96 atrações, Sweden Rock Festival fecha cast para edição 2026
As dez piores capas do metal, em uma lista sem Manowar e Pantera
Regis Tadeu se rende ao talento do Ghost, "o novo Iron Maiden"


