Iron Maiden: modelo de modernização para o Oriente Médio?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Gabriel Gonçalves, Fonte: AlJazeera, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

O cientista histórico Mark LeVine produziu um belo e interessante texto sobre como o Iron Maiden e o Heavy Metal podem ajudar a encontrar um modelo de modernização do Oriente Médio, que seja sustentável e beneficie os povos.

1678 acessosBruce Dickinson: "If Eternity Should Fail" deve estar em novo solo5000 acessosGuitarristas: E se os mestres esquecessem como se toca?

O texto foi publicado no website da AlJazeera em julho deste ano, porém, mesmo um pouco antigo, vale à pena ser lido não apenas pelos fãs do Maiden – e de Metal – mas por estudantes, cientistas políticos e qualquer um que se interesse pelo que acontece no mundo.

Eu acho que foi no meio de “Blood Brothers” ou “Brave New World” que aquilo me ocorreu: eu estava assistindo a um diagrama do ainda não concretizado projeto de modernização do Oriente Médio.

Eu estava em pé com meu filho – bem, pulando na verdade – em algum lugar ao lado do palco do “Madson Square Garden”, a casa de show mais celebrada do mundo, escutando as lendas do Heavy Metal britânico, Iron Maiden, galopando por um inesperado repertório de 16 canções, durante um show “sold out” no meio de sua maior turnê na América do Norte.

As canções não estão entre as mais famosas do catálogo do Maiden, mas para os fãs de verdade – e eles são uma legião que ainda cresce – elas estão entre as mais adoradas. Na verdade, os mais de 20 mil fãs presentes no show cantaram as letras que quase todas as canções, apesar do fato da banda deliberadamente ter evitado a maioria de seus hits mais conhecidos durante esta turnê.

“Este não tem sido um grande verão para shows”, disse o vocalista Bruce Dickinson ao público ainda no início do show. A razão, ele explicou, é que a maioria das bandas está essencialmente tocando material antigo, “vivendo de canções de 1976”, ele brincou. “Mas aqui estamos nós fazendo nossa maior turnê na América do Norte. Não queremos ser fósseis”, ele gritou para um rugido vindo da platéia.

Traçando seu próprio caminho

Então, o que o Iron Maiden tem a ver com o Oriente Médio?

Isto aconteceu na Dubai anterior à crise, em todo seu excessivo esplendor, e o festival estava com a capacidade total, 20 mil headbangers, a maioria árabes, iranianos e sul asiáticos, vibrando, gritando e até chorando durante o show do Maiden.

De fato, poucas platéias irromperam com mais energia do que a do “Desert Rock” quando o Maiden entrou no palco. E eu não acho que já tenha testemunhado um momento mais pungente do que quando o público cantou o hino do Maiden, “Fear of The Dark”, em uníssono com Dickinson, com isqueiros erguidos em uma das mãos, e telefones celulares na outra, gravando tudo para o Youtube.

Confira o texto completo, em português, no www.imprensarocker.wordpress.com

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Bruce DickinsonBruce Dickinson
"If Eternity Should Fail" deve estar em próximo disco solo

1280 acessosFabio Lima: guitarra com distorção vs. guitarra sem distorção0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

Bruce DickinsonBruce Dickinson
A depressão e o medo de cantar mal após o câncer

GoogleGoogle
O que ele acha dos artistas do rock e metal?

Iron MaidenIron Maiden
Eddie é mais conhecido que Bruce Dickinson?

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"


GuitarristasGuitarristas
E se os mestres esquecessem como se toca?

Elvis PresleyElvis Presley
De que ele morreu?

Rock e metalRock e metal
O outro lado das capas de discos

5000 acessosMaridos traídos: Portnoy, Hagar, Osbourne, Waters e Di'Anno5000 acessosNoisecreep: os 10 clipes mais assustadores do heavy metal5000 acessosNicko McBrain: pedal duplo é pra caras como Aquiles Priester5000 acessosYngwie Malmsteen: Joe Lynn Turner responde a declaração infeliz5000 acessosTop 5 Metallica: About.com elege os cinco melhores álbuns5000 acessosPantera: "Ainda tenho pesadelos com a banda", afirma Rex em vídeo

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Sobre Gabriel Gonçalves

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online