CDs: Ainda tem quem compre? Tem sim, fãs de Country!
Por Nacho Belgrande
Fonte: Rolling Stone
Postado em 02 de novembro de 2010
O artigo a seguir é uma tradução de um trecho da edição norte-americana da revista Rolling Stone, edição 1117, de 11 de novembro de 2010.
Enquanto o resto da indústria musical continua aos trancos e barrancos, um gênero parece imune: a música country.
Quatro dos álbuns nas 10 primeiras colocações das paradas norte-americanas no meio de outubro - Zac Brown Band, Darius Rucker, Kenny Chesney e Toby Keith são de artistas de [cidade do estado norte-americano do Tennessee] Nashville, e o novo disco de Taylor Swift deve ser o maior vendedor do ano.
O gênero "Country" agora engloba uma gama de estilos mais ampla do que nunca: artistas oriundos do pop como Lady Antebellum e Sugarland, festeiros modernos como Brad Paisley, tradicionalistas teimosos como James Johnson e favoritos do country-rock como a Zac Brown Band.
O segundo disco mais vendido do ano, depois de ‘Recovery’ de Eminem, é ‘Need You Now’, de Lady Antebellum, que já vendeu quase 3 milhões de cópias. "A música country passou por um período difícil quando as pessoas de Nashville não conseguiam distinguir uma coisa da outra", diz Ken Levitan, que empresaria Johnson e o Kings of Leon. "Agora há mais individualidade. Nem todo mundo soa como o outro."
De vários modos, Nashville tornou-se o ultimo bastião da indústria musical à moda antiga. Os fãs em sua imensa maioria consomem música no formato CD: 80 por cento deles compram nesse formato e somente 26 por cento baixam da internet.
O radio permanece sendo o principal meio de apresentação de artistas novos, graças às mais de 3000 estações de rádio pelo país, comparadas a 804 de música popular e 350 dedicadas ao rock.
A música country beneficia-se de fãs excepcionalmente leais – e uma indústria de shows que sabe cultivar esse laço. As grandes turnês raramente cobram mais do que 70 a 100 dólares por ingresso.'
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
Regis Tadeu cita álbum constrangedor de comprar fora: "Como vou explicar na alfândega?"
Os discos dos Beatles que Nando Reis mais ouviu na vida
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
A lenda do sertanejo que gravou com Guns N' Roses e Alice in Chains - e engavetou o disco
As bandas da "nova geração" que continuam lançando bons discos, segundo Dave Mustaine
Álcool, drogas e intrigas nos primórdios do Guns N' Roses
O álbum que fez Titãs virar "Ivete Sangalo com Wesley Safadão", segundo Sérgio Britto


Dave Mustaine: ele peitou Phil Anselmo pra proteger Nick Menza
Bruce Dickinson: ele revela os três vocalistas que nunca vai conseguir superar
Andreas Kisser elege a maior banda de Rock do Brasil
A lista de clássicos do Rock que foram regravados em versões pesadas pelo Iron Maiden
System Of A Down: Daron Malakian ensina como ser músico
Led Zeppelin: "Stairway To Heaven" vale mais de US$500 milhões?



